5 ações de comunicação interna inovadoras para aplicar na sua empresa

Descubra neste artigo as melhores ações de comunicação interna para implementar na sua empresa e obter ainda mais engajamento e produtividade da sua equipe

Nenhum grande projeto é construído – são inúmeros os fatores que possibilitam a realização de uma missão de sucesso. Ter boas ideias não é o suficiente: é preciso saber integrar a comunicação entre todos da equipe – e isso passa por ter uma boa ferramenta capaz unificá-la de uma forma inteligente, assertiva e, claro, produtiva.

Desenvolver ações de comunicação interna faz parte desses fatores de sucesso. Muito mais do que mera formalidade corporativa – quando todos os membros da equipe trabalham juntos e somam seus esforços, toda a empresa ganha – e isso se reverte na prática, com resultados reais e palpáveis.

Ter os meios para estabelecer uma rede com ações de comunicação interna é fundamental – e isso fará toda a diferença no resultado final. Portanto, se uma companhia tem como objetivo desenvolver um ambiente de trabalho funcional, criativo e vivo, é necessário convergir todos os esforços para a realização dessa missão.

Neste artigo, iremos entender um pouco mais sobre o que são essas ações de comunicação interna – que tanto fazem a diferença para os projetos e atividades da empresa – como também veremos 5 boas práticas, capazes de potencializar toda a troca de informações entre a gestão e os colaboradores. Portanto: que é comunicação interna?

Sobre a comunicação interna

Como citamos anteriormente, nenhuma grande obra é feita por acaso – vários pontos precisam ser considerados na matemática do sucesso de uma missão, seja no desenvolvimento de boas ideias e visionárias, seja no empenho da equipe como um todo.

Todas – sem exceção – obras já realizadas na história da humanidade contaram com as mãos de toda a equipe para a sua realização. A hierarquia existe, e entender o papel de cada colaborador no processo faz parte para a composição do todo – e é justamente por isso que trabalhar em ações de comunicação interna é tão importante.

Veja: Ferramentas da comunicação interna: 4 exemplos para facilitar a vida da sua empresa

A definição de comunicação interna

Quando falamos no sentido corporativo, a comunicação interna é sobre tudo o que envolve as trocas de informações e mensagens entre os membros que compõem a equipe. Documentos relevantes para a companhia, informar os colaboradores sobre novas tarefas e atualizações na empresa, encaminhar mensagens e pedidos: todas essas são as formas em que a comunicação interna se revela em uma organização.

Ações De Comunicação Interna
5 Ações De Comunicação Interna Inovadoras Para Aplicar Na Sua Empresa 11

Portanto, ao se tratar da comunicação interna de uma equipe, a integração da troca de informações é o ponto chave – e é ela que faz a diferença na hora de cumprir com os objetivos propostos pela gestão de uma empresa. Mas, para executar essa tarefa da maneira correta, é necessário desenvolver ações de comunicação interna inteligentes – e isso passa por investir em seus colaboradores.

Descubra também: Endomarketing e comunicação interna: O que são e porque são indispensáveis para sua empresa

Ações de comunicação interna para integrar a equipe

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é a comunicação interna – e o potencial que ela carrega de tornar os projetos e missões da equipe em uma realidade, iremos ver ideias de ações de comunicação interna para desenvolver dentro do ambiente corporativo. São elas:

  • Trazer a gamificação para o ambiente de trabalho: ao transformar o ambiente de trabalho e aplicar a mesma lógica e estrutura dos games  – a chamada gamificação – todo o ambiente corporativo ganha com mais engajamento, competitividade saudável e natural, produtividade e agilidade em resolver problemas e cumprir com as metas – uma das mais interessantes e efetivas ações de de comunicação interna;
  • Organizar palestras e workshops:uma das maneiras mais simples e práticas de integrar a comunicação interna de uma equipe é trazer um especialista na área, que seja capaz de instigar o espírito de superação e trabalho mútuo. Um bom palestrante possui a capacidade de motivar um público – e não seria diferente para os colaboradores;
  • Sistema que armazena materiais relevantes da empresa: uma das ações de comunicação interna mais interessantes é ter disponível uma plataforma que reúna dados, documentos e materiais de suma importância para o funcionamento da companhia. Cursos, materiais profissionalizante e todo o tipo de informação que esclareça ainda mais o objetivo e a área em que a empresa atua tornará a comunicação interna eficiente e produtiva;
  • Otimizar os indicadores de desempenho: uma das formas que as empresas utilizam para tornar o trabalho dos colaboradores mais produtivo é através dos indicadores de desempenho, que medem os graus de qualidade das atividades corporativas. Ao se utilizar destes indicadores na área de comunicação interna, uma empresa terá o ponto de partida para iniciar modificações e aprimoramentos capazes de tornar a troca de informações ainda mais assertiva;
  • Adotar uma plataforma de comunicação interna: uma das melhores ações de comunicação interna – e que tornará todos os processos ainda mais otimizados – e adotar um sistema que unifica a transmissão de mensagens e informações entre a gestão e os colaboradores – também conhecida popularmente como intranet.

São várias as ações de comunicação interna que uma empresa pode aplicar – e que farão toda a diferença no resultado final da missão. Entretanto, como organizar todas elas de uma forma simples e direta? A solução para isso está na última dica: adotar um sistema de comunicação interna – e a MMCafé pode te ajudar nessa tarefa.

A intranet da MMCafé

São mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços que compõem a intranet corporativa da MMCafé. Com ela em mãos, a gestão da sua empresa terá disponível uma plataforma digital com ferramentas capazes de unificar toda a comunicação interna em um só lugar.

Além disso, a plataforma de comunicação da MMCafé irá possibilitar a gestão da sua empresa armazenar dados e materiais relevantes, ter um chat interno para conversas, enviar tarefas pelo mural, alertar e notificar os colaboradores, aplicar a gamificação e diversas outras possibilidades.

Ações De Comunicação Interna
5 Ações De Comunicação Interna Inovadoras Para Aplicar Na Sua Empresa 12

São mais de 200 cases de sucesso que já adotaram a plataforma de comunicação interna da MMCafé e mudaram – para sempre – como ela é feita em suas empresas. Solicite uma demonstração gratuita do nosso sistema e veja a mudança acontecer na sua equipe hoje mesmo!

  1. O que é a comunicação interna?

    No sentido corporativo, a comunicação interna diz respeito a tudo o que envolve a troca de informações e mensagens entre a gestão e os colaboradores.

  2. Por que ela é importante?

    Porque só ela é capaz de sintetizar os esforços da equipe em prol do cumprimento da missão da empresa.

  3. Quais são os benefícios de uma comunicação interna inteligente?

    Maior otimização do tempo de trabalho, elevação na produtividade e engajamento dos colaboradores, entre outros.

  4. Como implementar ações de comunicação interna?

    A melhor maneira de fazer isso é utilizar uma plataforma de comunicação interna – também chamada de intranet.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.