Skip to main content

Os benefícios de uma ferramenta de comunicação inteligente em 2022

Otimizar a gestão da sua companhia é uma tarefa muito mais simples se você usar a ferramenta de comunicação certa!
Os Beneficios De Uma Ferramenta De Comunicacao Inteligente V2

Otimizar a gestão da sua companhia é uma tarefa muito mais simples se você usar a ferramenta de comunicação certa! As ferramentas de comunicação eficientes são uma excelente opção para otimizar a gestão da sua equipe.

Isso porque uma boa ferramenta de comunicação geralmente está atrelada e constantemente oferece suporte a uma estratégia de comunicação interna bem definida. Assim, uma boa estratégia de comunicação interna auxilia todas as áreas da sua empresa, desde a aumentar o engajamento até a facilitar a interação entre colaboradores e gestores. 

Você sabe o que são as ferramentas de comunicação e como elas podem ser a solução perfeita para otimizar a gestão da sua empresa? Entenda tudo sobre esse assunto com o nosso artigo! 

O que são ferramentas de comunicação

Em poucas palavras, as ferramentas de comunicação são soluções que ajudam pessoas a alcançarem uma comunicação interna mais eficaz e a terem um desempenho mais produtivo

Existem muitas formas de se comunicar no local de trabalho, portanto, naturalmente, existem diversas ferramentas no mercado que atendem a diferentes propósitos principais. 

Veja também: O que é a comunicação interna e 5 exemplos para implementar na sua empresa

Exemplos de ferramentas de comunicação 

A maior semelhança entre essas ferramentas de comunicação é que todas ajudam você e sua equipe a se conectarem em tempo real, mesmo que você não esteja fisicamente no mesmo espaço que os demais.  Conheça alguns exemplos de ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas no meio corporativo

  • Plataformas de comunicação por vídeo e voz; 
  • Rede social interna; 
  • Intranet e plataformas de comunicação interna; 
  • Ferramentas de documentos compartilhados; 
  • Vídeos corporativos; 
  • Mural Digital; 
  • E-mail corporativo;
  • ERPs;
  • CRMs;
  • E muitas outras ferramentas. 

Para encontrar a ferramenta ideal de comunicação, a gestão da sua empresa precisa identificar pontos prioritários sobre o que ela deverá resolver. Entenda como fazer esse processo.

A importância da ferramenta de comunicação certa para o seu negócio

A comunicação no local de trabalho é essencial, e de acordo com o relatório Pulse of the Profession do PMI, o fato de comunicar-se de forma eficaz é crucial para determinar o sucesso de um projeto

Um em cada cinco projetos falham pela má qualidade da comunicação, seja entre colegas de equipe ou gerentes de projeto. Entenda como as ferramentas de comunicação correta trazem toda a diferença para o seu negócio e todos os benefícios que cercam a sua adoção.

Entenda mais sobre porque a comunicação interna é tão importante assim 

Maior conectividade e engajamento de equipe

Como principal objetivo, as ferramentas de comunicação são uma maneira eficaz de aumentar a conectividade entre seus colaboradores e a gestão, com foco na comunicação bilateral eficiente

Além de facilitar a gestão da empresa a lidar com os colaboradores, as ferramentas de comunicação também são uma ótima opção para otimizar o engajamento da equipe com os projetos.

Profissionais que têm a liberdade de comunicação e facilidade de expressão no ambiente de trabalho são mais proativos e engajados, segundo a pesquisa realizada no site Passadori.

Maior produtividade 

Com a inserção de uma ferramenta de comunicação inteligente, que integra colaboradores e gestores de maneira criativa, a equipe se torna cada vez mais íntima e a relação saudável entre todos transforma o ambiente de trabalho positivamente.

Deste modo, com uma ferramenta de comunicação bem feita, é possível levantar o ânimo dos membros e os fazem focar na sua função específica e, consequentemente, entregar mais resultados para a empresa. 

Aprenda 7 erros comuns em uma gestão que prejudicam a comunicação

Como uma ferramenta de comunicação pode auxiliar na gestão 

As ferramentas de comunicação permitem que os gestores saibam das necessidades e habilidades dos colaboradores e possibilitam uma via de comunicação conjunta.

Os gestores podem utilizar seu tempo de maneira mais eficiente ao contarem com ferramentas que organizam e facilitam a comunicação, além de também terem acesso a dados e informações úteis para tomadas de decisão. 

Como ter a minha ferramenta de comunicação?

O primeiro passo para obter a ferramenta de comunicação correta para sua equipe está concentrado na boa escolha do serviço que você irá contratar.  Se você busca uma ferramenta de comunicação fácil de usar e completa, conheça a plataforma de comunicação interna da MMCafé! Ela conta com mais de 100 funcionalidades para facilitar a sua gestão e estimular a comunicação bilateral entre gestores e colaboradores. 

Além disso, você ainda conta com a possibilidade de adicionar na sua plataforma até 12 módulos que buscam potencializar o desempenho da sua equipe e oferecer serviços adicionais para uma gestão ainda mais eficaz. Facilite e otimize a sua gestão com uma ferramenta de comunicação que te permite mapear informações de uma maneira muito simples, além de oferecer diversas funções para incentivar a navegação.

E também é possível manter controles atualizados sobre a forma de trabalho da sua equipe, identificar possíveis melhorias na administração interna e acompanhar dificuldades no trabalho ou no acesso à plataforma, feito pelos colaboradores.

A nossa ferramenta de comunicação é completa porque te dá diversas opções para explorar os processos de comunicação interna e facilitar a sua gestão. Veja as nossas funcionalidades e módulos que auxiliam na gestão da sua empresa:

Dashboards

Os Dashboards foram desenvolvidos pela Intranet Corporativa da MMCafé para gerar relatórios completos e compilados de informações diversas, com uma interface simples de ser analisada.

Através dos dashboards é possível checar qual o conteúdo mais acessado, termos buscados, usuários logados e todas as estatísticas necessárias para o controle de acesso e buscas na sua plataforma de comunicação! 

Versionamento 

Com esta funcionalidade da MMCafé, é possível acompanhar o progresso e desenvolvimento do sistema, criar e editar conteúdos na sua plataforma e ainda manter as antigas versões acessíveis para conferência. 

Ao adicionar notas às versões anteriores do mesmo conteúdo, é possível duas ou mais pessoas terem acesso à mesma função sem haver o risco de erros de duplicação de conteúdo ou repetição de anúncios, o que melhora a comunicação e gestão de conteúdo. 

Quiz/Questionários 

O “Questionários” é um módulo desenvolvido pela MMCafé para testar os conhecimentos dos colaboradores com perguntas, e ainda permite que isso possa ser feito de maneira lúdica. Além disso, estimula-os a conhecer mais sobre assuntos diversos ao mesmo tempo que os atualiza.

Além dessas funções, os gestores podem utilizar o módulo como um método de pesquisas internas, como por exemplo para avaliar a satisfação dos colaboradores com a empresa e a qualidade da  gestão interna. Com os feedbacks, otimizar a gestão é bem mais simples! 

Chamados Internos 

Uma das utilidades deste módulo de Chamados Internos é criar uma ou mais listas simultâneas, onde se pode organizar a solicitação (chamado) de cada colaborador, o que garante que tal solicitação não seja ignorada ou esquecida

Assim, fica mais simples para o gestor organizar as demandas dos colaboradores, tais como solicitação de cartões, benefícios ou dúvidas sobre as suas tarefas ou mesmo relacionadas a qualquer outra área da empresa! 

Banners 

Os Banners são a opção ideal para divulgar informações dentro da sua plataforma de uma maneira eficaz. Ao utilizar esta funcionalidade em pontos estratégicos da sua ferramenta de comunicação, o gestor consegue transmitir uma mensagem, pode destacá-la da maneira que preferir e ainda ter controle sobre quem acessou aquela informação. 

Além disso, ainda existe a possibilidade de usar banners para campanhas de endomarketing e notícias dentro da sua corporação! Achou interessante o nosso serviço e quer uma plataforma de comunicação simples e completa? Então entenda como ter a sua plataforma com a MMCafé! 

Tenha uma ferramenta de comunicação completa e intuitiva com a MMCafé! 

Com a implementação de uma plataforma de comunicação interna inteligente e completa como a da MMCafé, você garante uma melhoria significativa na gestão da sua empresa, assim como na satisfação e produtividade dos colaboradores.

O que é uma ferramenta de comunicação?

No sentido corporativo, uma ferramenta de comunicação se trata de uma funcionalidade ou mecanismo destinado a criar o canal de transmissão de informações e mensagens entre a gestão e os colaboradores.

Por que investir em uma ferramenta de comunicação?

Porque ela é a melhor maneira de unificar a troca de informações e dados relevantes da empresa para os colaboradores.

Quais são os benefícios de uma ferramenta de comunicação?

Maior engajamento, trabalho em equipe, otimização do tempo de trabalho, produtividade da equipe, entre outros.

Qual a melhor plataforma para implantar uma ferramenta de comunicação?

O melhor caminho para se utilizar das ferramentas de comunicação é através de um sistema de comunicação digital interna – a conhecida intranet.

Do que se trata um sistema de intranet?

A intranet é uma plataforma de comunicação interna com o potencial de unificar toda a transmissão de informações da gestão para os colaboradores em uma única rede, o que ajuda a otimizar o tempo de trabalho e tornar o trabalho mais produtivo – a MMCafé possui uma intranet para isso.

Venha para a empresa que já foi eleita por dois anos como a melhor intranet do Brasil e com uma extensa lista de cases de sucesso! Aqui na MMCafé você encontra excelência no serviço e um acompanhamento durante toda a adaptação à plataforma. 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.