Skip to main content

Ferramentas digitais de comunicação: as 4 principais plataformas disponíveis hoje em dia

Uma empresa precisa se modernizar precisa inserir algumas ferramentas digitais de comunicação. Veja quais são as melhores disponíveis hoje
Ferramentas Digitais

No universo virtual e dinâmico que vivemos, ter em mãos ferramentas digitais de comunicação é essencial para qualquer empresa que queira estabelecer uma linha de comunicação direta entre a sua gestão e os colaboradores.

Para isso, foram criadas diversas ferramentas e mecanismos digitais para criar uma conexão mais profunda, completa e dinâmica entre todos da equipe. Entretanto, algumas dessas tecnologias de comunicação já se mostraram ineficazes e são completamente inadequadas para serem usadas hoje em dia.

Neste artigo, você verá quais são as principais ferramentas digitais de comunicação utilizadas hoje em dia e descobrirá qual delas é a melhor para implementar na sua empresa e maximizar o potencial da sua equipe.

Veja também: Os benefícios de uma ferramenta digital de comunicação inteligente

As ferramentas digitais de comunicação

O ideal de qualquer empresa é conseguir comunicar informações da maneira mais eficiente e direta possível para os seus funcionários. Mantê-los informados sobre os planos futuros da empresa, notificá-los quanto a novas tarefas e funções é fundamental para uma companhia que queira otimizar o tempo e maximizar os lucros.

Quais Das Ferramentas Digitais De Comunicação É A Melhor? Reprodução: Via Carreira
Quais Das Ferramentas Digitais De Comunicação É A Melhor? Reprodução: Via Carreira

Para isso, foram criadas diversas ferramentas digitais de comunicação, com a ideia de focar exatamente no problema da disseminação de informação e tornar a empresa mais produtiva.

Abaixo, listamos as plataformas de comunicação interna mais utilizadas em todo o mundo. Elas são:

Descubra 7 razões para implementar uma ferramenta digital de comunicação na sua empresa

Email

Talvez a plataforma de comunicação interna mais conhecida em todo o mundo, o email é uma das ferramentas digitais de comunicação mais utilizadas pelas empresas em todo o mundo.

O email é uma maneira simples e prática de encaminhar mensagens e documentos para um ou diversos membros da equipe.

Entretanto, o email é das ferramentas digitais de comunicação mais antigas do meio virtual, e suas atribuições continuam basicamente as mesmas até hoje. Portanto, o email, por mais simples que seja, acaba por ser uma plataforma limitada e com pouco potencial de criação e possibilidades.

Tv corporativa

Como o próprio nome sugere, a TV corporativa é uma das ferramentas de comunicação cujo objetivo é de apenas transmitir uma informação de cima para baixo, sem a possibilidade de interação entre os colaboradores.

Mais complexa que o email, a TV Corporativa se utiliza de conteúdo audiovisual para passar informações, conteúdos e mensagens de maneira mais completa e recheada

Porém, o grande problema da TV Corporativa é não permitir que os colaboradores interajam diretamente com o transmissor da mensagem. Dessa forma, a informação não possui um potencial completo de fazer ser entendida pelos funcionários, não permite a solução de dúvidas e nem conecta os colaboradores de menor grau com a alta gestão da empresa, o que cria um ambiente de trabalho burocrático e sem vida.

Videoconferência

Uma das ferramentas digitais de comunicação mais difundidas do mundo, a videoconferência se popularizou ainda mais nos últimos anos, com o aumento dos trabalhos home office.

A videoconferência soluciona o grande problema de falta de interação da Tv Corporativa; através da comunicação em vídeo online, o mesmo conteúdo que poderia ser passado numa Tv Corporativa pode ser transmitido pela videoconferência, além de permitir a interação dos colaboradores em tempo real.

Certamente, a videoconferência é um avanço em relação a TV Corporativa. Entretanto, a plataforma de uma videoconferência é limitada: o painel permite apenas a interação em vídeo, sem a possibilidade de acessar documentos ou receber mensagens mais facilmente, ou seja, de forma direta e prática a qualquer momento.

Ademais, a videoconferência é uma das ferramentas digitais de comunicação que depende de datas para acontecerem. Ou seja, todo o material informativo e essencial que se queira passar por ela é demorado e se encerra na medida em que a videoconferência é finalizada. 

Intranet

A intranet, também conhecida como plataforma de comunicação interna, é a mais completa entre as ferramentas digitais de comunicação disponíveis no mercado. Através dela, a gestão da empresa possui todos os benefícios das ferramentas citadas anteriormente concentradas em um único lugar fixo e disponível 24 horas por dia

Ou seja, por meio da plataforma da intranet, o colaborador que queira acessar alguma informação, solucionar alguma dúvida ou ter acesso a um conteúdo aprofundado poderá entrar na página da sua intranet a qualquer momento, sem a necessidade de uma reunião, como ocorre na videoconferência, ou no recebimento de algum email.

Reproducao Workana
Reprodução: Workana

A intranet – ou também conhecida como plataforma de comunicação interna – é uma excelente solução e com certeza é a melhor das ferramentas digitais de comunicação disponíveis hoje em dia.

O que é uma intranet? Aprenda mais sobre essa ferramenta

A intranet intuitiva e dinâmica da MMCafé

Pela plataforma de comunicação interna da MMCafé, você terá acesso a uma infinidade de ferramentas 100% personalizáveis para atender as demandas específicas da sua empresa!

A MMCafé conta com diversas funcionalidades, serviços e módulos desenvolvidos com o que há de mais moderno na tecnologia de comunicação interna! Confira algumas delas:

Comunicados

Através da ferramenta de comunicados, a empresa poderá levar informações e comunicados importantes para seus colaboradores de maneira fixa na página, ou seja, ela poderá ser acessada a qualquer momento do dia.

Além disso, a ferramenta permite que a gestão transmita diferentes comunicados a colaboradores específicos, de diferentes cargos e perfis. Dessa forma, você garante que cada funcionário receba as informações mais relevantes e fundamentais de forma específica e eficiente!

Galerias

Uma das ferramentas digitais de comunicação mais interessantes da intranet da MMCafé é a Galeria. Por ela, a gestão poderá anexar fotos e vídeos com conteúdos informativos e profissionalizantes para seus colaboradores!

Com isso, a companhia garante que seus funcionários estarão cada dia mais capacitados, o que otimiza o tempo gasto e maximiza a produtividade na empresa! Prático, não?

Treinamentos

O treinamento, um dos diversos módulos que a MMCafé disponibiliza, os colaboradores terão acesso a cursos profissionalizantes, de conteúdo básico até avançado, para aprimorar suas funções dentro da empresa e se tornarem cada dia mais eficientes e produtivos!

Reproducao Via Carreira C
Reprodução: Via Carreira.

Os treinamentos fornecidos exclusivamente pela MMCafé irão transformar seus funcionários em verdadeiros especialistas em sua área. Já pensou ter um time inteiro formado e equipado com o que há de melhor disponível no mercado?

Solicite uma demonstração gratuita da intranet da MMCafé agora mesmo!

Não perca mais tempo e venha fazer parte de um dos mais de 200 cases de sucesso que já adotaram a intranet corporativa da MMCafé e solicite uma demonstração 100% gratuita dos nossos serviços!

O que é a comunicação interna?

Em um contexto corporativo, a comunicação interna diz respeito as trocas de informações e dados entre a gestão e os colaboradores.

Por que investir na comunicação interna?

Porque é somente através de uma boa comunicação interna que a empresa será capaz de otimizar os processos e tornar os colaboradores mais produtivos.

Quais os benefícios de uma boa comunicação interna?

Redução dos ruídos entre a comunicação, otimização do tempo de trabalho, engajamento da equipe, entre outros.

Como ter acesso às melhores ferramentas digitais de comunicação?

A melhor forma de ter acesso a essas ferramentas é através de um sistema de intranet – ou plataforma de comunicação interna.

O que é uma intranet?

A plataforma de intranet é um sistema que unifica toda a comunicação interna da companhia em um único lugar – o que ajuda a otimizar todos os indicadores de performance da companhia. A intranet da MMCafé possui as ferramentas para isso.

Através da intranet da MMCafé, você terá acesso a melhor das ferramentas digitais de comunicação interna e tornará sua empresa muito mais eficiente e produtiva! Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.