• Início
  • Intranet
  • Como a Arquitetura da Informação atua para o sucesso do seu Atendimento

Como a Arquitetura da Informação atua para o sucesso do seu Atendimento

A Arquitetura da Informação desempenha uma função essencial na sua base de conhecimento, você sabe por quê?
Arquitetura da Informacao
dezembro 29, 2021

Arquitetura da Informação é um dos conceitos mais importantes de UX, porém a definição de Arquitetura da Informação não é algo muito simples. Por isso, vamos iniciar trazendo alguns exemplos cotidianos para introduzir o assunto: 

Estamos acostumados a consumir dezenas de conteúdos diariamente, pesquisando sobre coisas corriqueiras ou informações complexas, com finalidades diferentes. Na maioria dos casos encontramos exatamente o que queremos, certo? 

Como A Arquitetura Da Informação Atua Para O Sucesso Do Seu Atendimento
Como a Arquitetura da Informação atua para o sucesso do seu Atendimento

Não é uma coincidência as informações estarem exatamente onde deveriam estar. Na verdade, isso é resultado de uma densa pesquisa e testes, focados inteiramente na melhor experiência possível do usuário, que é o objetivo principal da Arquitetura da Informação. Mas você sabe o que é arquitetura da informação?

O que é Arquitetura da Informação?

O Instituto de Arquitetura da Informação (Information Architecture Institute), que se dedica ao ensino e propagação das estratégias de IA, estabeleceu uma definição sobre o que consiste a prática: 

“A arquitetura da informação é a prática de decidir como organizar as partes de algo para se tornar compreensível.” 

Logo, a principal função da IA é apresentar, de acordo com o público alvo, a melhor maneira de transmitir aquela informação que o usuário procura, com o menor esforço possível. Mas como esse trabalho é feito? 

Todo profissional da Arquitetura da Informação deve considerar esses três tópicos antes de desenvolver a sua estratégia de UX: 

  • Os objetivos da empresa;
  • Os objetivos dos usuários;
  • Definir o conteúdo. 

Com essas informações em mãos, o profissional tem tudo o que precisa para aplicar a Arquitetura da Informação na UX (User Experience) da plataforma. Entenda o que cada item da lista acima significa e porque elas são essenciais para aplicar a Arquitetura da Informação na sua plataforma de comunicação interna: 

Post 12 Cta 1 Clique Aqui Para Acessar O Ebook Gratuito O Guia Da Comunicacao Interna
Clique aqui para acessar o eBook Gratuito: O Guia da Comunicação Interna

Os objetivos da empresa

Para determinar os objetivos da empresa ao solicitar a criação de IA, você pode se perguntar duas coisas: por que você deseja fazer isso e também o que deseja alcançar com isso? Responder essas perguntas irá auxiliar o mapeamento e layout da plataforma.

Veja também: Como aumentar a produtividade no trabalho da sua equipe

Os objetivos dos usuários

Siga as boas práticas de UX e conduza entrevistas com os colaboradores, crie personas e cenários para responder às perguntas:

  • O que esses usuários farão na plataforma?
  • Quais são seus objetivos?

Encontre junto com seus colaboradores os melhores e os piores cenários e pense em como estabelecer o primeiro e como evitar o último.

Definir o conteúdo

Se já houver conteúdo na sua plataforma, examine-o primeiro e decida o que manter e o que se livrar. Se a plataforma for nova, comece do zero. 

Com esses três tópicos definidos e organizados, um bom profissional terá todo o necessário em mãos para criar uma plataforma com Arquitetura da Informação Inteligente e bem estruturada. 

A importância de uma arquitetura da Informação bem estruturada

Sem uma Arquitetura da Informação bem estruturada sua plataforma pode se tornar um verdadeiro obstáculo para seu colaborador.

Imagine um funcionário na linha, atendendo um cliente, diante de uma situação em que ele precise resolver um assunto o qual não possui muita familiaridade. Agora imagine este cenário diante de uma plataforma mal desenvolvida e sem um trabalho inteligente de IA. 

O TMO (tempo médio de operação) do seu colaborador vai ser exorbitante e ainda há o risco de não conseguir auxiliar o consumidor de uma maneira rápida e eficiente, o que abrirá espaço para avaliações ruins que poderão manchar o nome da empresa e afastar potenciais clientes. 

Cta 2 Clique Aqui E Veja 7 Razoes Para Implementar Uma Plataforma De Comunicacao Interna
Confira 7 razões para implementar uma plataforma de Comunicação Interna

Agora, se o seu colaborador tiver acesso a uma plataforma otimizada para Arquitetura da Informação com funcionalidades como a Busca Indexada, que permite que ele encontre rapidamente a informação que precisa (inclusive documentos), seu atendimento seria muito mais rápido e eficaz. 

Esse é um exemplo mais simples de como a IA pode facilitar o acesso à informação na sua rede Intranet, mas existem muitas outras funções nas quais esse serviço pode ser utilizado na plataforma MMCafé.

Leia também O que é intranet e para que serve?

A Arquitetura da Informação na plataforma MMCafé

Por trás de uma Arquitetura da Informação inteligente e funcional, há uma equipe empenhada desenvolvendo o melhor conteúdo e design para os usuários através de uma extensa pesquisa de dados, e é aí é onde a MMCafé entra!

Existem fatores cruciais que facilitam a criação e otimização da sua Arquitetura da Informação. Com a plataforma da MMCafé, os seguintes fatores são uma garantia de uma plataforma simples e atrativa: 

Veja também | O que é base de conhecimento? Saiba como criar a sua em 5 passos!

Nossas micro funcionalidades 

Além das funcionalidades essenciais e opcionais de cada plataforma de comunicação interna, a MMCafé também conta com micro funcionalidades que possibilitam uma personalização completa! 

Essas micro funcionalidades são uma opção simples e eficaz de manter a identidade visual da empresa em uma nova plataforma de comunicação, além de facilitar o design das páginas e garantir uma Arquitetura da Informação inteligente dentro da sua plataforma. 

Algumas das micro funcionalidades são: A possibilidade de criar múltiplas homepages institucionais ou informativas, adicionar banners em diferentes layouts e em pontos estratégicos da plataforma, escolher a fonte ideal para a identidade visual da sua organização, breadcrumbs (também conhecido como migalha de pão) que auxiliam o usuário na navegação, collapses, abas, tags e muitas outras opções! 

Clique aqui e veja também Como organizar as informações da empresa sem contratar tantas licenças do Excel

Cta 3 Clique Aqui E Veja Tambem Como Organizar As Informacoes Da Empresa Sem Contratar Tantas Licencas Do Excel 1
Como organizar as informações da empresa sem contratar tantas licenças do Excel

Por que devo contratar a MMCafé?

A MMCafé oferece uma Arquitetura da Informação Inteligente ideal para a sua empresa, já que em mais de 20 anos de experiência no mercado e pesquisa, recebemos inúmeros feedbacks e aprimoramos quinzenalmente as técnicas de UX para trazer sempre modernidade e praticidade para o seu negócio.  

Venha fazer parte da empresa eleita 2 vezes a melhor Intranet do Brasil, que garante um acompanhamento completo durante todo o processo de personalização da sua plataforma! 

Achou interessante? Então solicite uma demonstração e escolha entre as mais de 100 funcionalidades que fazem da MMCafé a plataforma de comunicação empresarial mais completa do mercado! 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.