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Turnover: 5 estratégias de comunicação para a retenção de funcionários

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A alta rotatividade está entre os problemas mais caros que as organizações enfrentam atualmente. Por esta razão, empresas de todos os setores estão procurando maneiras de diminuir o turnover e garantir a menor rotatividade possível em sua empresa.

E a maioria das empresas hoje em dia encontram a mesma resposta para a causa da alta rotatividade, infelizmente presente em muitas companhias ao redor de todo o globo: a falta de engajamento dos colaboradores como uma das principais causas.

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Portanto, qual é a principal causa do turnover? Como resolver este problema – de maneira definitiva e prática – e reduzir o turnover ao máximo possível? Será que esse problema tem, de fato, solução? É isso que iremos responder neste artigo.

E por que os funcionários não estão engajados?

A comunicação interna ineficiente está entre um dos principais motivos que explica por que seus funcionários estão insatisfeitos e gera o turnover. Quando a troca de mensagens e informações não é eficiente, ela gera insatisfação na empresa e os colaboradores não sentem vontade de interagir e o turnover acontece.

Além disso, ter uma comunicação de qualidade favorece que se tenha um diagnóstico assertivo para descobrir outros pontos que estão estimulando a alta rotatividade. Portanto, ter em mente a ineficiência da comunicação interna é uma das maneiras de evitar o turnover.

Veja também: Como garantir o engajamento dos colaboradores

O que acontece quando o turnover se torna uma realidade?

Os silos (quando departamentos distintos ou equipes dentro de uma organização não mantém uma comunicação interna eficaz entre eles – e a produtividade sofre, em consequência disso) interdepartamentais estão a cada dia mais crescentes nas organizações.

Há muitos fatores que levam aos silos, mas a maioria deles pode ser resolvida com uma estratégia de comunicação adequada e uma boa ferramenta de comunicação interna. Isso porque os funcionários que não se sentem engajados ou envolvidos tendem a se desconectar. E quando isso acontece, outras oportunidades se tornam mais atraentes, e aí surge o turnover.

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Imagine administrar uma empresa que acaba de conquistar um novo cliente. Se apenas sua equipe de vendas souber disso, os outros funcionários podem não se sentir importantes o suficiente, por não terem sido envolvidos na comunicação. E esse é apenas um simples exemplo do que desestimula a desconexão do colaborador com a empresa e gera o turnover. Há muitas outras situações mais complexas.

A ausência de recursos

Além disso, a falta de recursos de comunicação interna também significa deixar de criar ambientes de trabalho colaborativos para suas equipes, fazendo com que boa parte dos colaboradores sintam que não têm a oportunidade de contribuir o suficiente com a empresa.

Isso leva ao isolamento, uma falta de conexão que acaba se tornando prejudicial, à medida que você tenta construir uma cultura de local de trabalho consistente e voltada para a retenção de pessoas. Em outras palavras, a comunicação adequada é uma das estratégias mais importantes para melhorar a retenção de funcionários.

Sem ela, você corre o risco de perder os corações e mentes de suas equipes – e, em última análise, suas próprias equipes. Melhorar sua comunicação interna, portanto, deve ser uma meta central de sua estratégia de marketing interno e RH.

Descubra: 10 ações para o engajamento na empresa

5 estratégias de comunicação para otimizar o turnover

Agora que você já conheceu os perigos de ignorar a importância da comunicação dentro de sua própria organização, vamos dar a volta por cima e reduzir o turnover. Para isso, iremos expor abaixo uma lista com 5 estratégias para contorná-lo.

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Claramente, há vários benefícios para as empresas que realmente adotam o conceito. É hora de explorar cada um deles com mais detalhes. Portanto, abaixo, disponibilizamos uma sequencia de ideias para garantir que o turnover irá cessar na sua companhia. São elas:

1. AJUDE SUAS EQUIPES A COMPREENDEREM AS DECISÕES ESTRATÉGICAS

O envolvimento é a primeira chave para a retenção de talentos acontecer. Com o plano de comunicação interna certo, você pode garantir que os funcionários em todos os níveis da organização sintam que estão “por dentro”. Eles se tornam insiders que sabem quase tanto sobre seu empregador quanto os principais tomadores de decisão dentro da hierarquia.

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Isso só é possível com uma estratégia de comunicação clara que utilize canais adequados pelos quais suas equipes receberão suas mensagens. No passado, isso poderia ser feito por e-mail, texto ou quadros de avisos, meios que hoje são ultrapassados por oferecerem o risco de a comunicação ser ignorada.

Busque uma solução mais eficiente, que reúna tudo em um só local, como uma boa intranet. Trate seus funcionários como clientes internos e você começará a colher os resultados dessa abordagem de comunicação.

2. RECONHECER O SUCESSO EM UM NÍVEL PÚBLICO

Seus funcionários querem saber o que está acontecendo, mas também precisam entender que seus esforços são valorizados. Um simples elogio de um supervisor pode não ser suficiente para que isso aconteça. É por isso que sugerimos um sistema público de recompensa e reconhecimento como a chave para a retenção sustentável.

Reconhecimento público é uma força positiva nos esforços de retenção. Isso só pode ser possível, é claro, se você realmente contar com canais de comunicação eficazes para obter o reconhecimento de toda a força de trabalho ou de segmentos específicos dela. Essa é outra maneira de a comunicação interna melhorar a retenção de funcionários.

A Intranet MMCafé possui recursos valiosos para criar um ambiente de reconhecimento. Nossa plataforma conta com um mural de elogios prático e completo, para que você possa reconhecer seus colaboradores.

Conte também com nosso módulo de Gamificação, para alavancar a sua comunicação corporativa. A Gamificação MMCafé permite criar recompensas virtuais. Um dos comportamentos interessantes de se estimular com a mecânica de jogos é a busca por capacitação e, consequentemente, por melhores resultados e produtividade.

3. COMUNICAR OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

A alta rotatividade de funcionários está cada vez mais relacionada à percepção da falta de oportunidades de desenvolvimento profissional. Construir programas de desenvolvimento é a base para o sucesso. No entanto, muitas organizações realmente os possuem e seus funcionários simplesmente não sabem disso. Comunicá-los de maneira eficiente é preciso.

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Incluir programas de desenvolvimento profissional em sua estratégia de comunicação interna é uma ferramenta crucial para ajudar seus funcionários a entenderem suas possibilidades, se tornarem mais engajados e permanecerem na sua empresa por mais tempo.

4. PERMITA QUE SEUS FUNCIONÁRIOS SE CONECTEM

Todos os itens acima são essencialmente exemplos de comunicação de cima para baixo. Eles são bem-sucedidos por meio de canais que permitem os administradores se comunicarem na hierarquia, mas não necessariamente no organograma. É aí que as ferramentas de colaboração fazem a diferença.

Sem colaboração, seus funcionários irão embora, porque o isolamento é mais um motivo pelo qual seus funcionários não permanecem na empresa. Você precisa fornecer a eles ferramentas para se conectarem facilmente, mesmo que eles não estejam trabalhando no mesmo ambiente físico (estando, por exemplo, em home office).

A solução certa permite que suas equipes conversem casualmente e compartilhem informações de trabalho importantes. O ideal é oferecer uma plataforma que possibilite essa conexão, como uma sala de reuniões faria em um escritório. Ofereça oportunidades para ajudar seus funcionários a trabalharem em colaboração, ajudando-os assim a se sentirem mais conectados ao ambiente de trabalho.

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Com a Intranet MMCafé, é possível disponibilizar páginas para comentários moderados, com isso os colaboradores podem opinar sobre um novo processo, uma notícia ou comentar sobre as fotos de ações realizadas. Crie Quizzes para se conectar com seu time, como pesquisas de clima ou de opinião, entre outras. Entre em contato com nossos especialistas e veja como nossa plataforma irá ajudar a sua empresa a se conectar com seus colaboradores.

5. CRIE OPORTUNIDADES DE FEEDBACK PARA UMA COMUNICAÇÃO BIDIRECIONAL

Por fim, não descarte a importância de um canal de feedback na comunicação de suas equipes. Além de conversarem entre si, eles podem querer falar com a alta administração. A única coisa pior do que ignorar reclamações é não dar aos seus funcionários a chance de comunicá-las.

É aqui que o RH pode aprender com o atendimento ao cliente. Responder a uma reclamação e resolver o problema, ao mesmo tempo em que faz com que o público se sinta ouvido, pode transformar um cliente insatisfeito em uma pessoa fiel à marca. O mesmo acontece com seus funcionários. Dê a suas equipes a oportunidade de ouvir as sugestões e agir de acordo com suas sugestões e você aumentará a lealdade, reduzindo a rotatividade.

Nossa plataforma de comunicação interna conta com formulários de contatos personalizados, que permitem criar um canal de comunicação direta entre colaborador e empresa. Por ser uma plataforma altamente colaborativa, a Intranet MMCafé conta com recursos de feedback de conteúdo, permitindo que seus colaboradores se expressem enviando dúvidas, sugestões ou reclamações.

Como criar uma melhor comunicação interna com a MMCafé

Como você pôde ver, tudo começa com uma comunicação eficiente. No final das contas, a maioria dos problemas (senão todos eles) que levam à saída de seus funcionários é sobre a empresa ou o gestor não estar se comunicando adequadamente com eles – afinal, comunicação de qualidade é via de mão dupla.

As estratégias citadas neste conteúdo irão ajudá-lo a começar. Ao mesmo tempo, é impossível ter sucesso sem as ferramentas certas. Construir uma plataforma de comunicação corporativa adequada às necessidades da sua empresa é o passo inicial.

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Torne possível e eficiente a comunicação interna da sua empresa e melhore a retenção de funcionários com a Intranet Corporativa da MMCafé, que possui uma dezena de módulos, serviços e mais de uma centena de funcionalidades. Solicite uma demonstração gratuita da plataforma e venha se juntar aos mais de 200 cases de sucesso da MMCafé espalhados em todo o Brasil!

O que é o turnover?

Se trata de um termo que designa a alta rotatividade dos colaboradores em uma empresa, com falta de pertencimento e desengajados na companhia.

Por que o turnover acontece?

Existem várias causas, mas a principal delas é, sem dúvida, uma ineficácia no modo como a comunicação interna da empresa é feita e gerida.

Quais são os prejuízos causados pelo turnover?

Trabalho menos produtivo, perca no grau de otimização do tempo dos colaboradores, menos profissionais qualificados e com experiência devida a falta de apego ao cargo, entre outros.

Como evitar o turnover?

Através de boas técnicas e estratégias de engajamento dos colaboradores e isso passa, sobretudo, em investir em um bom sistema de comunicação interna para a sua empresa.

Qual o melhor sistema para melhorar a comunicação interna?

A melhor plataforma digital voltada exclusivamente para a comunicação interna dentro de uma empresa é, sem dúvida, uma intranet – e o sistema da MMCafé possui todas as ferramentas que a sua companhia precisa para otimizar todo o ambiente de trbaalho.