Skip to main content

3 vantagens de aplicar um treinamento gamificado na sua empresa

Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o treinamento gamificado – e as vantagens que ela irá trazer para o ambiente de trabalho
Admin Ajax.php?Action=Kernel&Amp;P=Image&Amp;Src=%7B%22File%22%3A%22Wp Content%2Fuploads%2F2022%2F07%2Fred Shirt Group People Business Conference Modern Classroom Daytime

No mundo moderno que vivemos hoje, várias soluções e ideias criativas têm surgido para aprimorar ainda mais as atividades e processos dentro de uma companhia – e isso faz toda a diferença no engajamento e produtividade de todo o corpo de colaboradores de uma equipe.

São inúmeras as possibilidades que a tecnologia permite para a gestão de uma empresa de otimizar o ambiente de trabalho, seja em tornar todas as atividades mais simples e agilizadas, seja para criar novos caminhos e tornar as tarefas dos colaboradores mais completas. Por meio do treinamento gamificado, por exemplo, tudo pode mudar.

A gamificação é um processo moderno que visa transformar – para sempre – a maneira como o time da empresa se organiza e quais são os incentivos por trás da execução do trabalho dos colaboradores – e é por isso que ter um treinamento gamificado por trás das atividades corporativas irá fazer toda a diferença no engajamento e produtividade.

Neste artigo, iremos expor um pouco mais sobre as vantagens de um treinamento gamificado e tudo o que essa nova transformação pode trazer para a sua empresa. Mas, antes de entendermos melhor do que se trata um treinamento gamificado, precisamos saber: o que é, de fato, a gamificação?

Sobre o treinamento gamificado e a definição de gamificação

Nos últimos anos, os games evoluíram de tal forma que diversos mecanismos, lógicas e estruturas foram adicionados em seus respectivos sistemas – o que possibilitou uma nova dinâmica entre os jogadores, principalmente quando se trata de um game jogado entre vários usuários simultaneamente pela internet.

A gamificação é, em suma, o ato de trazer esses mesmos mecanismos e estruturas complexos de incentivos e recompensas para o ambiente corporativo, com o objetivo de obter as mesmas vantagens que a competição – típica dos jogos online – pode trazer para os colaboradores. O treinamento gamificado faz parte disso.

 Treinamento Gamificado
3 Vantagens De Aplicar Um Treinamento Gamificado Na Sua Empresa 4

Quando uma equipe investe na gamificação – e isso envolve também desenvolver um treinamento gamificado entre os colaboradores – a equipe ganha com uma série de vantagens – e isso irá trazer benefícios nunca antes vistos em uma companhia mais tradicional.

Veja também: Como uma plataforma de gamificação irá revolucionar a comunicação da sua empresa

As vantagens de um treinamento gamificado

Agora que você conheceu um pouco sobre do que se trata a gamificação e qual é o seu objetivo, é importante conhecer o que um treinamento gamificado – isto é, o preparo para operar dessa nova forma – pode trazer para o ambiente corporativo. Essas vantagens são as seguintes:

  • Maior engajamento dos colaboradores: a lógica dos games já se faz presente na vida de muitas pessoas – e trazer os mesmos incentivos para o ambiente de trabalho através de um treinamento gamificado irá trazer o engajamento aos colaboradores. Com seu mecanismo que estimula a competição saudável e natural em vista de cumprir uma tarefa e obter recompensas, o colaborador se sentirá com vontade de bater as metas no prazo e se elevar na tabela de ranqueamento;
  • Elevação na produtividade: com base no treinamento gamificado, a empresa conseguirá estimular os colaboradores em suas atividades corporativas – e isso fará com que a competição saudável, típica de um sistema de gamificação, torne a equipe mais produtiva e renda mais no ambiente de trabalho;
  • Otimização do tempo de trabalho: por fim, ao estabelecer um treinamento gamificado para a sua equipe, a gestão de uma empresa conseguirá tornar o tempo ainda mais bem aproveitado – uma vez que existem metas e prazos a serem cumpridos que, com um mecanismo de competição natural, fará com os colaboradores estejam sempre motivados para cumprirem seus objetivos no menor tempo possível.

Essas foram apenas algumas das diversas vantagens que estimular um treinamento gamificado pode trazer para a sua empresa – e isso fará toda a diferença no ambiente de trabalho da sua equipe.

Entretanto, a pergunta ainda fica no ar: como aplicar um treinamento gamificado nos colaboradores? Qual o melhor caminho para poder usufruir os benefícios de uma gamificação? Com a intranet da MMCafé, isso pode ser possível.

Como realizar um treinamento gamificado?

Para realizar um treinamento gamificado, é preciso seguir algumas etapas. Primeiramente, é necessário definir os objetivos do treinamento, as habilidades e conhecimentos que devem ser desenvolvidos pelos participantes. Em seguida, é preciso criar um plano de jogo que combine desafios e recompensas, além de definir as regras do jogo e como a pontuação será calculada.

Para tornar o treinamento gamificado eficaz, é importante usar uma plataforma ou software que permita a criação de jogos personalizados, além de oferecer um feedback constante aos participantes e incentivar a participação ativa. A gestão também deve definir um cronograma de atividades, envolver os participantes desde o início do treinamento e monitorar o desempenho dos mesmos ao longo do jogo.

No fim, avaliar os resultados do treinamento, coletar feedback dos participantes e realizar ajustes para melhorar a eficácia do treinamento gamificado. Dessa forma a organização e as equipes participantes terão os objetivos alcançados de maneira plena, divertida e prática.

Descubra: Por que a gamificação no trabalho é indispensável para uma empresa

Treinamento gamificado com o módulo da MMCafé

São mais de 20 anos que a intranet corporativa da MMCafé atua no mercado. Com centenas de funcionalidades, serviços e módulos criados do zero, a nossa plataforma de comunicação interna disponibilizará para a gestão da sua companhia todas as ferramentas que você precisa para trazer o treinamento gamificado para o ambiente corporativo.

Com o módulo da gamificação, ferramenta original da MMCafé, sua equipe terá em mãos tudo o que precisa para estimular o engajamento, motivação, otimização do tempo de trabalho mediante um mecanismo que gera uma competição saudável e natural com os membros da equipe, com o objetivo de cumprir as metas no tempo estipulado e garantir pontuações no sistema de ranqueamento e prêmios virtuais, como medalhas e etc.

Venha para a MMCafé e incorpore o treinamento gamificado na sua equipe hoje mesmo! São mais de 200 cases de sucesso que já adotaram o nosso sistema e mudaram – para sempre – a comunicação interna dos seus colaboradores. Não perca mais tempo e solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita da nossa intranet!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.