3 vantagens de aplicar um treinamento gamificado na sua empresa

Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o treinamento gamificado – e as vantagens que ela irá trazer para o ambiente de trabalho

No mundo moderno que vivemos hoje, várias soluções e ideias criativas têm surgido para aprimorar ainda mais as atividades e processos dentro de uma companhia – e isso faz toda a diferença no engajamento e produtividade de todo o corpo de colaboradores de uma equipe.

São inúmeras as possibilidades que a tecnologia permite para a gestão de uma empresa de otimizar o ambiente de trabalho, seja em tornar todas as atividades mais simples e agilizadas, seja para criar novos caminhos e tornar as tarefas dos colaboradores mais completas. Por meio do treinamento gamificado, por exemplo, tudo pode mudar.

A gamificação é um processo moderno que visa transformar – para sempre – a maneira como o time da empresa se organiza e quais são os incentivos por trás da execução do trabalho dos colaboradores – e é por isso que ter um treinamento gamificado por trás das atividades corporativas irá fazer toda a diferença no engajamento e produtividade.

Neste artigo, iremos expor um pouco mais sobre as vantagens de um treinamento gamificado e tudo o que essa nova transformação pode trazer para a sua empresa. Mas, antes de entendermos melhor do que se trata um treinamento gamificado, precisamos saber: o que é, de fato, a gamificação?

Sobre o treinamento gamificado e a definição de gamificação

Nos últimos anos, os games evoluíram de tal forma que diversos mecanismos, lógicas e estruturas foram adicionados em seus respectivos sistemas – o que possibilitou uma nova dinâmica entre os jogadores, principalmente quando se trata de um game jogado entre vários usuários simultaneamente pela internet.

A gamificação é, em suma, o ato de trazer esses mesmos mecanismos e estruturas complexos de incentivos e recompensas para o ambiente corporativo, com o objetivo de obter as mesmas vantagens que a competição – típica dos jogos online – pode trazer para os colaboradores. O treinamento gamificado faz parte disso.

Treinamento Gamificado
3 Vantagens De Aplicar Um Treinamento Gamificado Na Sua Empresa 6

Quando uma equipe investe na gamificação – e isso envolve também desenvolver um treinamento gamificado entre os colaboradores – a equipe ganha com uma série de vantagens – e isso irá trazer benefícios nunca antes vistos em uma companhia mais tradicional.

Veja também: Como uma plataforma de gamificação irá revolucionar a comunicação da sua empresa

As vantagens de um treinamento gamificado

Agora que você conheceu um pouco sobre do que se trata a gamificação e qual é o seu objetivo, é importante conhecer o que um treinamento gamificado – isto é, o preparo para operar dessa nova forma – pode trazer para o ambiente corporativo. Essas vantagens são as seguintes:

  • Maior engajamento dos colaboradores: a lógica dos games já se faz presente na vida de muitas pessoas – e trazer os mesmos incentivos para o ambiente de trabalho através de um treinamento gamificado irá trazer o engajamento aos colaboradores. Com seu mecanismo que estimula a competição saudável e natural em vista de cumprir uma tarefa e obter recompensas, o colaborador se sentirá com vontade de bater as metas no prazo e se elevar na tabela de ranqueamento;
  • Elevação na produtividade: com base no treinamento gamificado, a empresa conseguirá estimular os colaboradores em suas atividades corporativas – e isso fará com que a competição saudável, típica de um sistema de gamificação, torne a equipe mais produtiva e renda mais no ambiente de trabalho;
  • Otimização do tempo de trabalho: por fim, ao estabelecer um treinamento gamificado para a sua equipe, a gestão de uma empresa conseguirá tornar o tempo ainda mais bem aproveitado – uma vez que existem metas e prazos a serem cumpridos que, com um mecanismo de competição natural, fará com os colaboradores estejam sempre motivados para cumprirem seus objetivos no menor tempo possível.

Essas foram apenas algumas das diversas vantagens que estimular um treinamento gamificado pode trazer para a sua empresa – e isso fará toda a diferença no ambiente de trabalho da sua equipe.

Entretanto, a pergunta ainda fica no ar: como aplicar um treinamento gamificado nos colaboradores? Qual o melhor caminho para poder usufruir os benefícios de uma gamificação? Com a intranet da MMCafé, isso pode ser possível.

Descubra: Por que a gamificação no trabalho é indispensável para uma empresa

Treinamento gamificado com o módulo da MMCafé

São mais de 20 anos que a intranet corporativa da MMCafé atua no mercado. Com centenas de funcionalidades, serviços e módulos criados do zero, a nossa plataforma de comunicação interna disponibilizará para a gestão da sua companhia todas as ferramentas que você precisa para trazer o treinamento gamificado para o ambiente corporativo.

Com o módulo da gamificação, ferramenta original da MMCafé, sua equipe terá em mãos tudo o que precisa para estimular o engajamento, motivação, otimização do tempo de trabalho mediante um mecanismo que gera uma competição saudável e natural com os membros da equipe, com o objetivo de cumprir as metas no tempo estipulado e garantir pontuações no sistema de ranqueamento e prêmios virtuais, como medalhas e etc.

Venha para a MMCafé e incorpore o treinamento gamificado na sua equipe hoje mesmo! São mais de 200 cases de sucesso que já adotaram o nosso sistema e mudaram – para sempre – a comunicação interna dos seus colaboradores. Não perca mais tempo e solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita da nossa intranet!

  1. O que é a gamificação?

    A gamificação é o ato de trazer os mesmos mecanismos e estrutura presentes em jogos (sobretudo os games jogados online por vários jogadores ao mesmo tempo) para um determinado ambiente, seja o de trabalho ou qualquer outro tipo.

  2. Por que a gamificação é importante?

    Porque ela é capaz de trazer as vantagens presentes da lógica dos games para qualquer outro ambiente – e isso pode ser muito interessante quando o objetivo é transformar o local de trabalho para melhor.

  3. Quais são as vantagens de estimular um treinamento gamificado?

    Maiores níveis de engajamento e motivação dos colaboradores, maior otimização do tempo de trabalho, elevação na produtividade, entre outros.

  4. Como aplicar um treinamento de gamificação?

    A melhor forma de fazer isso é através de uma plataforma de comunicação interna – também conhecida como intranet.

  5. O que é uma intranet?

    Uma intranet é uma plataforma digital que unifica toda a comunicação interna de uma empresa e facilita o trabalho, tanto da gestão – que poderá administrar a execução das tarefas dos outros colaboradores- quanto para os próprios colaboradores, que terão mais agilidade e facilidade para cumprir suas metas – e a intranet da MMCafé possui ferramentas capazes de auxiliar toda a sua equipe nessa missão.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.