Skip to main content

Entenda o que é comunicação empresarial e como aplicá-la

Descubra o que é comunicação empresarial e veja quais são as suas vantagens para o seu ambiente de trabalho e no engajamento dos colaboradores
Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept 9E37661B

Toda grande missão necessita de um grande conjunto de fatores para chegar ao seu objetivo – e isso para por vários processos, desde a sua concepção, desenvolvimento e, por fim, a sua execução e finalização.

São inúmeros os pontos que definem a razão de uma grande obra existir. Entretanto, nenhum projeto de relevância pode existir sem um detalhe extremamente importante – que pode passar em branco como segundo plano, mas que faz toda a diferença – que é a comunicação interna – e iremos expor especificamente o que é comunicação empresarial.

Não basta apenas ter boas ideias e uma equipe capacitada e engajada: sem o entendimento exato sobre o que é comunicação empresarial, a equipe sairá em desvantagem ao realizar seus projetos. 

Neste artigo, iremos compreender um pouco mais sobre o que é comunicação empresarial e como desenvolvê-la da melhor forma possível na sua empresa – e garantir que os objetivos da missão serão atingidos como precisam ser. Portanto: o que é comunicação empresarial?

O que é comunicação empresarial

Nenhum compromisso se desenvolve sem a comunicação. Afinal, sem a ferramenta da linguagem, é impossível transmitir ideias, pensamentos e chegar a um acordo com as partes envolvidas neste processo. 

Antes da comunicação, os seres humanos não detinham os meios necessários para chegarem a um acordo entre si – e tudo era resolvido baseado na lei do mais forte. Com o advento da linguagem, não somente esses acordos puderam ser feitos, como também todo o desenvolvimento do pensamento e projetos da humanidade ganharam espaço na nossa história.

Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept
Reprodução: Freepik

Entender o que é comunicação empresarial é, em suma, entender o que é a comunicação de forma geral. A comunicação é a ponte que nos conecta com uma nova ideia. Ou seja, sem a capacidade de estabelecer a linguagem, nenhum novo conhecimento pode ser gerado – e nenhum desenvolvimento surgirá na ausência dela.

Da mesma forma como acontece no dia a dia, compreender o que é comunicação empresarial fará toda a diferença para gerar a comunhão e convergências entre as ideias da equipe – e tornar a missão da empresa uma realidade.

Veja também: Ferramentas da comunicação interna: 4 exemplos para facilitar a vida da sua empresa

O papel do que é comunicação empresarial entre os colaboradores

Além da missão principal por parte da alta liderança de uma companhia, os colaboradores desenvolvem um papel crucial que, sem eles, a empresa simplesmente não conseguirá se desenvolver. Portanto, manter todo o corpo da equipe engajado e motivado é a chave para que a companhia atinja seus objetivos de forma plena.

Quando a gestão entende o que é comunicação empresarial, estabelecer um contato mais assertivo e leve com o seu time de colaboradores se torna uma realidade – e toda a empresa ganha neste processo: a equipe se torna mais motivada e satisfeita, o que aumenta a produtividade e lucratividade de toda a empresa.

O Que É Comunicação Empresarial
Reprodução: Freepik

Com a resposta do que é comunicação empresarial em mãos, a gestão terá um ponto de partida para estabelecer métodos e formas de organização corporativa que permitirão maior convergência de ideias e um ambiente de trabalho muito mais engajado.

Descubra: Comunicação interna nas empresas: Por que ela é tão importante?

A MMCafé e sua função para a comunicação empresarial

Portanto, se a alta liderança quiser obter a conclusão da resposta sobre o que é comunicação empresarial, ela precisará das ferramentas corretas – que serão capazes de estabelecer uma rede de troca de informações entre os colaboradores.

Para isso, a intranet corporativa da MMCafé existe: unificar toda a troca de mensagens e dados entre a gestão e os colaboradores, otimizar o tempo de trabalho dos seus colaboradores e fazer com que os objetivos e projetos da empresa possam ser desenvolvidos com a maestria e eficiência que ela precisa.

Com mais de 20 anos no mercado de intranet no Brasil, a MMCafé carrega consigo um lema que a segue desde a sua fundação até os dias de hoje: transformar a comunicação interna das empresas e torná-las muito mais simples, completas, acessíveis e produtivas.

A plataforma da MMCafé

Com ferramentas criadas do zero, o sistema de intranet da MMCafé possui diversos módulos exclusivos, funcionalidades de todos os tipos e serviços prontos capazes de entregar acessibilidade e engajamento que o seu time de colaboradores precisa para estimular o ambiente de trabalho.

Além disso, toda a intranet corporativa da MMCafé é 100% customizável, o que irá permitir que a gestão tenha em mãos um sistema que irá atender exatamente às demandas e necessidades que a sua empresa precisa.

Venha ser MMCafé hoje mesmo!

Agora que você já sabe a resposta sobre o que é comunicação empresarial – e a sua devida e extrema importância para o desenvolvimento dos projetos e missões da sua companhia – é necessário ter um sistema capaz de executar a troca de informações entre a gestão e os colaboradores da forma como sua empresa precisa – e merece.

Portanto, não perca mais tempo e venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso que já adotaram a plataforma de comunicação interna da MMCafé e transformaram – para sempre – a forma como executar a comunicação empresarial em seus respectivos ambientes de trabalho. 

Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo do nosso sistema de intranet e descubra – na prática – o poder revolucionário que um sistema digital de comunicação pode fazer pela sua empresa hoje mesmo!

O que é intranet?

Intranet é uma rede privada de computadores que utiliza tecnologia da internet para compartilhar informações e recursos exclusivamente entre os funcionários de uma organização. Acesso é restrito através de login e senha.

Qual a importância da comunicação empresarial eficiente?

A comunicação empresarial eficiente é essencial para o sucesso de uma empresa, pois ajuda a estabelecer um ambiente de trabalho saudável, a promover a colaboração entre equipes, a melhorar a tomada de decisões, a reduzir erros e a aumentar a produtividade e a eficiência.

Quando investir em uma plataforma de comunicação empresarial?

Deve-se investir em uma plataforma de comunicação empresarial quando a comunicação interna da empresa não está funcionando adequadamente, quando há problemas de colaboração e produtividade entre equipes, quando é necessário manter a segurança das informações ou quando se deseja otimizar processos e reduzir custos.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.