3 indicadores de desempenho para usar na sua empresa

Veja neste artigo quais são os 3 principais indicadores de desempenho e descubra qual a melhor maneira de elevá-los no seu ambiente de trabalho!

Em um ambiente corporativo, ter em mente todos os indicadores de desempenho – e trabalhar para utilizá-los – é uma tarefa fundamental e indispensável para garantir que a empresa consiga elevar a produtividade dos seus colaboradores, tornar o tempo de trabalho mais assertivo e elevar a lucratividade da mesma.

Uma companhia que não se adapta aos tempos modernos ficará para trás. Portanto, é importante não somente aceitar a modernidade mas usufruir dos benefícios que ela pode trazer – e isso inclui trazer novas ideias e tecnologias para o ambiente de trabalho. 

Por isso, os indicadores de desempenho existem para trazer ainda mais assertividade no cumprimento da missão das empresas – e ter em mente quais são os 5 indicadores e desenvolvê-los fará toda a diferença.

Abaixo, você descobrirá quais são os 3 principais indicadores de desempenho que toda companhia precisa saber para otimizar os processos internos, tornar os colaboradores ainda mais produtivos e engajados nos projetos e tarefas da empresa. Entretanto, antes de expormos quais são os indicadores, precisamos saber o que eles são.

Quais são os indicadores de desempenho?

Toda tarefa – seja ela em qual área for executada – possui métodos e maneiras de ser executada. Entretanto, não basta apenas saber como fazer determinada tarefa – é necessário estudá-la e entender todos os seus pontos, para que ela possa ser executada da melhor maneira possível.

Em um ambiente corporativo isso não é diferente – e é preciso entender como cada processo acontece, para poder utilizá-lo e cumprir com a missão da empresa da forma como for mais interessante para os membros da equipe.

Indicadores De Desempenho
Reprodução: Freepik

Para isso existem os indicadores de desempenho. Eles nada mais são do que métricas que apontam a qualidade das atividades da empresa, seja na área de vendas, assertividade ou qualquer outro setor da companhia. Seu objetivo é obter uma amostra palpável do desempenho desses processos e, a partir deste ponto, trabalhar formas para otimizá-lo.

Veja também: 9 principais indicadores de Call Center e como melhorá-los

Os 3 principais indicadores de desempenho

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é, de fato, os indicadores de desempenho e qual é a sua função, iremos falar um pouco mais sobre quais são os 5 desses indicadores – e que farão toda a diferença para o ambiente de trabalho da sua empresa, se bem executados. São eles:

  • Indicador de turnover: o turnover diz respeito à rotatividade dos colaboradores na empresa. Quando este indicador está alto, significa que a gestão não consegue lidar de maneira eficiente em manter os colaboradores engajados e comprometidos com a missão da empresa. Portanto, esses é um dos principais indicadores de desempenho – uma vez que ter formas de desenvolver a motivação dos colaboradores é um ponto crucial para a produtividade e um ambiente de trabalho mais saudável e criativo;
  • Indicador de lucratividade: o mais importante dos indicadores de desempenho, a lucratividade é objetivo principal de uma empresa. Entretanto, saber quais são as métricas que definem a lucratividade de uma respectiva companhia é importante para determinar qual é o caminho executado para se alcançar esse objetivo;
  • Indicador de eficácia: este indicador é importante para estipular qual o grau de satisfação do cliente em relação ao atendimento dos colaboradores. Portanto, é um indicador extremamente importante.

Existem outros indicadores de performance, entretanto, estes são os 3 principais – e que, se bem trabalhados, fará toda a diferença no ambiente de trabalho da sua empresa e transformará – para sempre – a forma como os processos e atividades da companhia são executados.

Descubra também: 6 Indicadores de Comunicação Interna para mensurar resultados

Como a MMCafé pode te ajudar com os indicadores de desempenho

A MMCafé possui em sua missão, desde a sua fundação até os dias de hoje, o objetivo de tornar a vida das empresas muito mais simples, assertiva, completa e produtiva. Para isso, uma centena de funcionalidades, serviços e módulos especiais foram desenvolvidos do zero para trazer para a gestão da sua equipe muito mais praticidade e profissionalismo.

Por ter uma plataforma 100% personalizável, a intranet corporativa da MMCafé permite com que todas as necessidades e demandas da sua empresa sejam cumpridas – e isso será capaz de otimizar todos os processos. Com a MMCafé, o tempo de trabalho dos seus colaboradores será melhor utilizado, elevará o engajamento e tornará o ambiente de trabalho muito mais leve, criativo e assertivo!

Além disso, a intranet corporativa da MMCafé possui todas as ferramentas necessárias para garantir que os indicadores de desempenho da sua companhia sejam trabalhados da melhor maneira possível – e isso fará toda a diferença nos lucros e em criar um ambiente de trabalho mais engajado e saudável.
Venha fazer parte da intranet corporativa MMCafé e se junte aos mais de 200 cases de sucesso de todo o Brasil que já adotaram a nossa plataforma de comunicação interna e mudaram – para sempre – todos os indicadores de desempenho dos seus empreendimentos. Solicite uma demonstração gratuita do nosso sistema de intranet agora mesmo!

  1. O que são os indicadores de desempenho?

    Os indicadores de desempenho são métricas capazes de medir os níveis de determinados processos e atividades de uma companhia – e ter esses números faz toda a diferença na hora de estabelecer metas e cumprir com resultados.

  2. Qual é o objetivo de um indicador de desempenho?

    Um indicador de desempenho possui como missão aferir qual é o grau de qualidade de uma tarefa para poder trabalhar em torná-lo mais otimizado e produtivo.

  3. Quais são os 3 principais indicadores de desempenho?

    Indicadores de turnover, eficácia e produtividade.

  4. Qual a melhor forma de elevar os indicadores de desempenho?

    O melhor caminho para executar essa tarefa é através de uma plataforma de comunicação interna – a conhecida intranet.

  5. Por que uma intranet é uma boa opção?

    Uma intranet corporativa é capaz de unificar toda a comunicação interna de uma companhia, o que ajuda a criar um ambiente de trabalho mais otimizado, mais agilizado, produtivo e gerar o engajamento dos colaboradores – que irá auxiliar a elevar todos os indicadores de desempenho.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.