O abuso sexual infantil é, infelizmente, uma triste realidade em todo o país. Muitas crianças sofrem esse tipo de agressão por uma questão de falta de informação, o que as impede de identificar quando um abuso está para acontecer ou quais são os sinais que indicam uma possível tentativa de agressão sexual.
Foi com o pensamento em combater a falta de informação e conscientização da população brasileira sobre um tema tão sério e urgente como esse que foi instituído a campanha do Maio Laranja. Seu objetivo é único e simples: evitar o abuso sexual infantil ao máximo possível.
Para ajudar a sua empresa nesta campanha do Maio Laranja, montamos uma lista com 3 excelentes ações de endomarketing para promover dentro da sua empresa e engajar seus colaboradores na conscientização e identificação de possíveis sinais de abuso sexual infantil. Afinal, o que é o Maio Laranja?
A campanha do Maio Laranja
A campanha têm origem em uma história real ocorrida no Brasil nos anos 70, no Espírito Santo. Uma menina, que na época tinha apenas 8 anos, foi sequestrada, abusada por vários dias e depois foi assassinada.
Mesmo após uma extensa investigação sobre o caso, o culpado não foi encontrado e toda a história acabou por ser arquivada e, até hoje, o crime está sem a devida solução.
A urgente necessidade de se abordar o tema no Brasil
Os número no Brasil são alarmantes: Segundo os dados registrados em ocorrência, são mais de 500 mil crianças abusadas em todo o país. Porém, como este dado diz respeito apenas aos casos documentados, o número, na prática, tende a ser muito maior.
Por isso, é extremamente necessário que este tema seja abordado. Com as informações corretas, é possível identificar possíveis casos de abuso, seja em marcas no corpo da criança, em seu comportamento diferente do usual ou em seus relatos.
3 ações de endomarketing para o Maio Laranja
Diante da necessidade do tema ser abordado, conscientizar os colaboradores da sua empresa sobre este assunto é fundamental para evitar que casos como este possam vir a acontecer.
Todo o cuidado do mundo é necessário quando o assunto envolve abuso sexual, principalmente contra crianças. Algumas das ações de endomarketing para promover a campanha do Maio Laranja na sua empresa são as seguintes:
Palestras sobre o tema com um especialista
O poder de uma palestra, principalmente quando o palestrante é um mestre no assunto, é extremamente impactante e possui a capacidade de conscientizar e trazer luz para os seus colaboradores sobre um tema tão urgente e necessário.
Além disso, uma palestra ajuda no engajamento de toda a sua equipe, uma vez que eventos promovidos pela empresa são sempre bem vindos e criam uma atmosfera diferente da usual.
Decore a sua empresa com a cor da campanha do Maio Laranja
Uma atitude bastante simples, mas extremamente prática, é adotar a cor laranja na sua empresa e personalizá-la com essas cores – e isso faz toda a diferença para manter a campanha viva.
A mera presença da cor em todo o ambiente de trabalho reforça a presença da campanha e ajuda a torná-la recorrentemente ativa na mente dos seus colaboradores e de toda a equipe.
Veja: 5 estratégias de endomarketing para engajar a equipe
Promova informações de como identificar sinais de abuso
Por fim, uma excelente ação para a campanha do Maio Laranja é trazer informações técnicas de como identificar possíveis sinais de abuso sofridos pela criança, seja na sua forma de se expressar, marcas no corpo, etc.
A Intranet da MMCafé possui as ferramentas necessárias para tornar a comunicação dessas informações assertivas, diretas e simples de serem acessadas pelos seus colaboradores, além de possui uma plataforma 100% personalizável, o que ajuda ainda mais a promover a campanha em toda a sua empresa.
Veja também: A importância de se adotar uma intranet e tudo o que ela pode trazer para sua empresa
A plataforma da MMCafé na luta contra o abuso sexual infantil
A MMCafé está a mais de 20 anos no mercado e seu objetivo continua o mesmo: tornar a vida dos colaboradores muito mais simples, completa e produtiva. Nossa visão de mundo está na criatividade e em promover um mundo cada vez melhor.
Para isso, a nossa Intranet Campeã fornece todas as funcionalidades, módulos e serviços necessários para ajudar a gestão da sua empresa a promover a campanha do Maio Laranja com eficiência e assertividade. Algumas das ferramentas que podem ajudar a conscientizar seus colaboradores são:
- Mural: Como a página principal de rede social, o mural é uma excelente forma de fixar informações, dados e técnicas para identificar marcas de abusos sexuais infantis para todos os colaboradores;
- Chat: Através de uma ferramenta de comunicação direta e online, é possível enviar mensagens aos colaboradores com links e informações sobre a campanha do Maio Laranja;
- Galeria: Armazene vídeos, palestras, documentos, imagens e todo o tipo de mídia que promova informações e dados importantes para prevenir e identificar abusos;
- Alertas: Relembre os colaboradores da sua empresa sobre tarefas acerca do tema, além de comunicá-los de maneira direta sobre campanhas dentro da empresa em relação ao tema;
- Notificações: Mantenha sua equipe informada sobre a campanha e os notifique de maneira simples sobre palestras, tarefas, etc.
Para isso, a nossa Intranet Campeã fornece todas as funcionalidades, módulos e serviços necessários para ajudar a gestão da sua empresa a promover a campanha do Maio Laranja com eficiência e assertividade.
Venha fazer parte da MMCafé pelo Maio Laranja
O abuso sexual infantil é uma extremamente sério e abordá-lo é necessário para promovermos uma sociedade mais saudável e cada vez mais perto do ideal. Nós, da MMCafé, queremos dar um passo a mais na luta contra o abuso e, para isso, trazemos todas as ferramentas necessárias para trazer luz a este assunto aos seus colaboradores.
O que é o Maio Laranja?
Quais são as maneiras de se detectar possíveis marcas de abuso?
Como fazer para evitar?
Como criar uma boa campanha de conscientização do Maio Laranja?
O que define uma intranet?
Eleita por 2 anos diretos com a melhor plataforma de comunicação interna do Brasil, nossa visão de mundo no progresso e originalidade pela criatividade continua a ser o nosso foco principal. Venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso com a Intranet Campeã da MMCafé e solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo!