Skip to main content

3 dicas para aumentar o acesso à intranet na sua empresa

Manter os colaboradores engajados e informados é essencial. Para isso, aumentar o acesso à intranet pelos colaboradores é parte fundamental desse processo
Carney Sandoe

Em muitas empresas, boa parte da informação passa pelo acesso à intranet dos colaboradores, seja no envio e recebimento de mensagens, estudo e capacitação da equipe dentro da plataforma, entre outros.

Entretanto, não basta apenas ter uma plataforma de comunicação interna: É necessário que ela seja capaz de estimular o engajamento dos colaboradores, otimizar o tempo deles e aumentar a produtividade do seu time.

Acesso À Intranet. Reprodução: Microlins Guarulhos.
Acesso à intranet. Reprodução: Microlins Guarulhos.

E é focado nesse objetivo que muitas empresas procuram maneiras de aumentar cada vez mais o acesso à intranet pela sua equipe. Como tornar isso possível? Daremos a você 3 dicas para fazer isso acontecer.

O papel da Intranet no mundo corporativo

Muitas companhias espalhadas por todo o globo buscam por maneiras de aprimorar a dinâmica da comunicação interna entre a gestão e seus colaboradores, com o objetivo de evoluí-las o máximo possível.

Para isso, muitas soluções foram inventadas ao longo dos anos  e várias delas se mostraram bastante eficazes e são usadas até os dias de hoje. Uma dessas formas é a criação de uma intranet corporativa.

O que é uma Intranet Corporativa

Uma intranet nada mais é do que uma plataforma digital que conecta computadores em uma rede privada. Ou seja, a intranet é, basicamente, uma “internet fechada”, voltada apenas a um grupo específico de pessoas.

Portanto, a ideia de uma intranet que seja corporativa é o de unir gestão e colaboradores em um único sistema centralizado, onde a informação pode ser trocada com mais fidelidade e segurança.

Reproducao Dbriefing 4
Acesso à intranet. Reprodução: Dbriefing.

A Intranet Corporativa, diferente de uma rede social comum, possui mecanismos, funcionalidades e ferramentas voltadas para atender demandas específicas que uma rede como Facebook ou Instagram não possuem, como um sistema de gamificação, sistema de busca avançado e outras questões.

Por isso, ter uma Intranet Corporativa é uma das melhores opções para empresas que queiram tornar a comunicação interna muito mais assertiva, profissionais e organizadas em um único sistema integral. Porém, não basta apenas ter uma Intranet: É preciso saber usá-la da melhor forma possível.

Veja também: O que preciso saber antes de contratar uma intranet corporativa?

Como aumentar  o acesso à intranet pelos colaboradores

Boas ferramentas são capazes de criarem grandes projetos. Porém, essas ferramentas não fazem todo o trabalho sozinho: Elas precisam ser usadas – e, certamente, da melhor maneira possível.

Não basta ter uma boa plataforma de comunicação interna: É necessário saber usá-la e explorar seus limites e possibilidades ao máximo, e isso passa por expandir o acesso à intranet. Existem inúmeras maneiras de atingir e incentivar os colaboradores quanto ao uso da Intranet. Algumas dessas formas são:

Gamificação

O sistema de gamificação traz toda a lógica dos jogos para o funcionamento interno de uma plataforma de comunicação interna. Premiações, ranqueamento e pontuações são algumas das características desse sistema.

Dessa forma, o acesso à intranet tende sempre a aumentar, pois incentiva os colaboradores a receberem premiações dentro da plataforma através do cumprimento de tarefas e objetivos dentro da plataforma.

Descubra: Como funciona o sistema de gamificação?

Acessibilidade

Essa dica vale essencialmente para colaboradores que trabalham de maneira externa, isto é, fora do espaço físico da empresa. Isso porque muito do que significa maximizar a acessibilidade está ligado em tornar a plataforma portátil.

Ter um sistema de comunicação que funcione também por um dispositivo móvel (como um celular), que seja leve e com uma página simples de entender e usar é uma das principais maneiras de aumentar o acesso à intranet.

Dessa forma, toda a equipe poderá ter acesso a plataforma, seja dentro ou fora da empresa, o que permite que a conexão ao sistema tenha a capacidade de ser permanente.

Cursos profissionalizantes dentro da plataforma

Toda empresa quer ter em seu quadro de funcionários aqueles mais preparados para exercerem suas atribuições dentro do time, e isso passa pela capacitação dos colaboradores.

Uma boa plataforma de comunicação interna disponibiliza cursos profissionalizantes voltados para atender sua equipe e torná-la cada vez mais preparada para cumprirem com seus objetivos e aumentar a sua produtividade.

Além disso, disponibilizar cursos que capacitem seus funcionários na plataforma, ou seja, de maneira centralizada e localizada, permite que seus colaboradores encontrem os materiais necessários de maneira muito mais simples e direta, o que otimiza o tempo gasto e aumenta o acesso à intranet.

Aumente o acesso à intranet com a plataforma da MMCafé

A Intranet Campeã da MMCafé tem as ferramentas que a sua empresa precisa para transformar o ambiente de trabalho e tornar seus colaboradores muito mais engajados e profissionais!

Reproducao Suprema Propaganda 3
Acesso à intranet. Reprodução: Suprema Propaganda.

A MMCafé possui mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços criados exclusivamente para estimular a motivação, otimizar o tempo gasto e aumentar a produtividade de toda a sua equipe!

As ferramentas são inúmeras e elas estão à completa disposição da sua equipe e, com ela, o acesso à intranet pelos seus colaboradores se torna muito mais simples e completo!

Busca Poderosa

Com o sistema de pesquisa inteligente da MMCafé, a Busca Poderosa, toda a sua equipe terá acesso a uma funcionalidade criada unicamente com o propósito de conectar a necessidade do colaborador com o conteúdo que ele precisa.

Isso ocorre porque o algoritmo da Busca Poderosa é extremamente rico e complexo. Algumas de suas microfuncionalidades é a busca indexada, que organiza e agrupa palavras e termos pesquisados não apenas em artigos com texto, mas em diversos tipos de documento, até mesmo dentro de PDF’s!

Através da Busca Poderosa, o colaborador encontrará tudo o que necessita, de maneira assertiva e rápida, Dessa forma, você garante uma melhor otimização do tempo gasto e ainda aumenta o acesso à intranet por parte do seu time.

Acessibilidade com o App da MMCafé

A Intranet Corporativa da MMCafé também disponibiliza um app totalmente exclusivo – e completamente funcional, simples e acessível aos colaboradores – para a sua companhia, tanto para IOS quanto Android.

Pelo app, você garantirá que todos os seus colaboradores, principalmente aqueles que trabalham de forma externa e exercem boa parte das suas funções longe do ambiente físico da empresa estejam conectados, atentos e informados!

Treinamento básico até avançado para sua equipe

Através do serviço de treinamento exclusivo da MMCafé, sua equipe terá ainda mais capacitação e profissionalismo na hora de exercer suas funções, o que aumenta ainda mais a produtividade da sua empresa!

Ter funcionários preparados para trabalharem da maneira mais assertiva, unida e eficiente possível é o ideal de toda companhia hoje em dia. Com a MMCafé, você irá tornar esse objetivo possível.

Venha fazer parte da MMCafé e tenha a melhor intranet do Brasil!

Por 2 anos consecutivos, a MMCafé foi eleita como a melhor empresa de Intranet do Brasil. Isso porque o nosso objetivo é tornar a vida da sua empresa muito mais simples, moderna e profissional.

O que é uma intranet?

Uma intranet é um sistema capaz de unificar a troca de informações entre os membros de um empresa ou usuários com acesso prévio concedido.

Por que ter um sistema de comunicação restrito?

Porque ele é a melhor maneira de manter sigilo e a segurança em relação as informações relevantes da companhia.

Quais são as vantagens de uma intranet?

Além da proteção contra vazamentos, uma intranet é capaz de unificar toda a comunicação entre gestão e colaboradores em uma única plataforma – o que garante a otimização de todos os processos.

Como aumentar o acesso à intranet?

Através de boas ferramentas – capazes de auxiliar o trabalho e torná-lo mais simples e completo, os usuários de uma intranet se sentirão mais engajados e consequentemente usarão cada vez mais a intranet – o que ajuda a criar uma cultura de trabalho em torno da empresa.

Como saber se uma intranet é boa?

Se ela possuir ferramentas capazes de otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores, auxiliar a gestão na administração das tarefas da equipe, capacidade de enviar e receber mensagens e informações relevantes e a possibilidade de resolver os problemas da empresa na própria plataforma, ela é uma boa intranet. A Plataforma Corporativa da MMCafé possui todas as ferramentas para isso.

Com a MMCafé, você terá as funcionalidades necessárias para trocar mensagens com seus colaboradores, comunicar alertas e avisos, garantir a capacitação por meio de cursos e muito mais! Não perca mais tempo e venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso da MMCafé agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.