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Quer aumentar o KPI de vendas? Então veja essas 4 dicas!

No mundo dinâmico e moderno que vivemos hoje em dia, é essencial estar sempre atualizado em relação às novidades que dizem respeito ao ambiente corporativo – e em como usar as novas tecnologias para tornar a empresa cada vez mais produtiva e com colaboradores mais assertivos.

São inúmeras as ideias e novas formas de reorganização do local de trabalho – e todas elas possuem o potencial de alavancar os indicadores de performance de uma companhia. Para elevar o KPI de vendas, muitos gestores ao redor do mundo buscam por soluções para transformar a abordagem tradicional com o cliente e elevar os lucros da empresa.

Neste artigo, iremos abordar mais sobre o KPI de vendas e daremos algumas dicas para que a gestão da sua empresa possa aprimorá-los e elevar ainda mais a produtividade de toda a empresa. Mas antes, precisamos entender: o que é o KPI de vendas?

Sobre o KPI de vendas

Quando uma empresa pensa na organização da sua equipe, ela está em busca de tornar todos os processos o mais otimizado possível – e isso passa por estudar toda uma lógica e adotar ferramentas capazes de transformar o ambiente de trabalho e deixá-lo ainda mais eficiente e assertivo.

Para isso, existem vários métodos e tecnologias que auxiliam a gestão de uma companhia a tornar os colaboradores mais engajados, motivados e, consequentemente, mais produtivos e capazes de realizarem mais assertivamente o seu trabalho. Um dos métodos mais eficazes para cumprir com essa missão é através do KPI de vendas, que atua diretamente na receita da empresa.

kpi de vendas
Reprodução: Freepik

O KPI de vendas se trata dos indicadores de performance, que estão presentes em todos os processos de trabalho da empresa e podem ser medidos para a melhor compreensão da gestão em relação a como as tarefas dos colaboradores são exercidas, quais são as falhas nesse empenho e o que poderia melhorar.

Por isso o KPI de vendas é tão importante: ele visa traçar o grau de rendimento do colaborador para determinada tarefa e, a partir deste indicador, estabelecer mudanças capazes de otimizar ainda mais o processo – e gerar mais produtividade para a área em que o colaborador atua.

KPIs de vendas vs. métricas de vendas: qual a diferença?

KPIs (Key Performance Indicators) de vendas e métricas de vendas são dois tipos diferentes de indicadores que ajudam a monitorar o desempenho da equipe de vendas. A diferença entre eles é que as métricas de vendas medem atividades específicas, como o número de ligações ou e-mails enviados, enquanto os KPIs de vendas são mais amplos e medem o desempenho geral, como o volume de vendas, a taxa de conversão e a receita por cliente.

Os KPIs de vendas são mais estratégicos e ajudam a tomar decisões importantes, enquanto as métricas de vendas são mais táticas e auxiliam no monitoramento das atividades diárias da equipe de vendas. Ambos são importantes para avaliar o desempenho de vendas e melhorar os resultados da equipe.

Veja também: Intranet Call Center em 2022 : O que ela pode fazer por sua empresa?

4 dicas para melhorar o KPI de vendas

Agora que apresentamos para você um pouco melhor sobre o que é de fato o KPI de vendas e qual é a sua função, iremos expor algumas dicas para transformar – para sempre – os indicadores de performance dos seus colaboradores e garantir um ambiente de trabalho mais dinâmico, assertivo e produtivo. As dicas são as seguintes:

  • Automatização do atendimento ao cliente: ao transformar o processo de atendimento de chamados automatizado, a empresa conseguirá otimizar ainda mais o tempo de trabalho e atribuir outras funções aos colaboradores, o permitirá um maior grau de produtividade e satisfação devido a previsibilidade, o que elevará o KPI de vendas;
  • Otimizar o TMA (tempo médio de atendimento): o TMA trata do tempo médio gasto desde o processo de atendimento do cliente até a resolução da sua necessidade. Otimizar essa métrica é uma boa maneira de melhorar o KPI de vendas;
  • Investir no Funil de Vendas: o funil de vendas é uma fórmula de venda que mapeia todo o seu processo, desde a abordagem ao cliente até a venda – e ter em mente o funil de vendas e trabalhá-lo é uma excelente ferramenta que permitirá uma elevação no KPI de vendas;
  • Base de conhecimento: por fim, uma excelente forma de tornar o KPI de vendas ainda mais otimizado é por meio do investimento em uma base de conhecimento, que torna possível o armazenamento de dados, materiais e todo tipo de informação relevante para o funcionamento da empresa e capacitação dos colaboradores – o que torna tudo mais assertivo, profissional, organizado e completo.

Todas essas dicas serão fundamentais para tornar os colaboradores ainda mais capacitados e preparados para atuar na parte de vendas e garantir ainda mais lucratividade e assertividade nessa missão.

Descubra: Gestão de Call Center: 3 dicas para maximizar lucros

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