Se você não conhece o conceito de endomarketing e constantemente encontra desafios para engajar a equipe, chegou a hora de você se atualizar e conhecer esse tipo de marketing que é um dos grandes diferenciais para se ter uma companhia de sucesso.
De maneira simples e direta, endomarketing são um conjunto de técnicas e estratégias de marketing aplicadas aos colaboradores de uma empresa e que possuem como principal objetivo estimular o engajamento, trabalho em equipe e, claro, aumentar a produtividade. Portanto, ter em mãos as melhores estratégias de endomarketing é fundamental para otimizar ainda mais o ambiente de trabalho.
Ter uma boa imagem pública como empresa é cada vez mais essencial para que a marca tenha as ferramentas necessárias para atingir o sucesso e alcançar cada vez mais clientes – e conseguir convertê-los em recorrentes consumidores da marca.
Nesse artigo, você encontrará cinco boas – e atualizadas – estratégias de endomarketing que irão engajar a equipe, como também lhe apresentaremos a melhor maneira de aplicar todas elas em um único sistema, que integrará toda a rede de comunicação interna da sua equipe em um só lugar. Mas, antes de vermos quais são essas estratégias de endomarketing, precisamos entender: o que é endomarketing?
O que é o endomarketing e como ele funciona
A ideia é bastante simples: se o marketing é eficiente para converter visitantes em clientes, por que não aplicar a mesma lógica para os colaboradores da empresa e torná-los ainda mais engajados e produtivos com os projetos da marca?
E foi a partir deste insight que tudo começou, já nos anos 70. Com o crescente sucesso das estratégias de endomarketing, empresas de todo mundo passaram a adotar a ideia como regra – e hoje em dia, todas as grandes companhias sabem o valor que um bom endomarketing possui para converter colaboradores desanimados e dispersos em uma equipe unida e produtiva.
Endomarketing, propriamente dito, é a junção de duas palavras: endo – que significa “para dentro” – e marketing – que significa promoção, divulgação. Ao unir a mesma estrutura de difusão de um produto ou serviço – com o objetivo de gerar interesse no cliente para a marca – com os colaboradores da própria empresa, o resultado é o endomarketing.
Sua proposta, portanto, é aumentar o grau de satisfação dos colaboradores – e isso passa por reorganizar como a comunicação interna é realizada dentro da empresa. Uma das estratégias do endomarketing tem como objetivo modificar como a distribuição de tarefas é repassada aos colaboradores – uma das mais famosas dessas estratégias é a gamificação.
Além disso, as estratégias de endomarketing também visam alterar a forma como a equipe enxerga a empresa, a relação de trabalho e o seu papel enquanto colaborador. Em suma: o endomarketing é uma grande reorganização dos processos internos de uma empresa. Seu objetivo é otimizar todas as áreas, desde a comunicação entre gestão e colaboradores, até a forma como a equipe exerce o seu trabalho.
Veja também: Descubra porque endomarketing e a comunicação interna são tão importantes para a sua empresa
As estratégias de endomarketing
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é endomarketing e qual é o seu objetivo, chegou o momento de expor as estratégias de endomarketing – e por que elas são tão importantes e são capazes de fazer toda a diferença para uma empresa.
Se a gestão encontra dificuldades de unificar a comunicação interna e quer otimizar ainda mais os processos que compõem um ambiente de trabalho, torná-lo mais profissional, aumentar produtividade dos colaboradores e ter um local para trabalhar mais saudável e funcional, aplicar as estratégias de endomarketing é a resposta. E quais são essas estratégias?
Feedback dos colaboradores
Antes de implementar qualquer uma das estratégias de endomarketing, é essencial que primeiro seja realizado uma pesquisa extensa com seus colaboradores, para que se tenha a métrica do clima organizacional de sua empresa.
Os colaboradores são os que mais entendem do que acontecem na companhia – uma vez que esses vivem na pele o dia a dia da empresa e justamente sobre eles que o endomarketing é direcionado – e somente eles podem te dar a resposta de qual é o grau de satisfação e engajamento dentro do ambiente de trabalho.
Através dessa pesquisa, é essencial que se descubra se os colaboradores se sentem motivados, reconhecidos e quais são os novos benefícios que eles esperam ou gostariam de receber. É importante que se estabeleça o perfil de seus colaboradores para que assim seja possível traçar ações que sejam de agrado dos membros da companhia.
Apenas depois de receber esse feedback é que se torna possível aplicar ações que irão atingir os resultados e objetivos esperados. Vale ressaltar que essa pesquisa não é uma estratégia de uma vez só – é necessário que existam futuras pesquisas para atualizar o perfil da empresa e suas ações de endomarketing, com o objetivo de engajar a equipe.
Eventos voltados para os colaboradores
Agora que você sabe qual é o perfil dos seus colaboradores, chegou a hora de aplicar uma das melhores estratégias de endomarketing para engajar a equipe. Uma das ideias mais básicas para iniciar esse processo está no que é chamado de eventos motivacionais.
Encontros como cafés da manhã, palestras e workshops costumam trazer ótimos resultados. Porém, é evidente que é importante sempre pensar nesses eventos com base naquilo que foi apresentado no feedback dos colaboradores, que foi gerado pela pesquisa feita anteriormente.
Nem sempre é necessário fazer eventos complexos ou únicos, o foco aqui é realizar encontros que estimulem a criatividade dos colaboradores e que façam eles se sentirem engajados com as metas da companhia e terem o desejo de trabalhar em prol dos objetivos da empresa.
Comunicação Interna
Comunicação interna é algo simplesmente de suma importância para qualquer empresa que queira ter sucesso ou que busque engajar a equipe. Entre as principais estratégias de endomarketing a serem trabalhadas, atualmente existem diversos sistemas de comunicação interna para empresas, desde as intranets corporativas, como a da MMCafé.
O importante é ter um canal de comunicação simples e completo e que ofereça – com facilidade – informações e atualizações sobre os processos que ocorrem na companhia. Outro aspecto importante é ser o mais transparente possível na hora de transmitir informações e ter sempre o foco em mostrar a realidade da corporação.
É essencial que o colaborador tenha um local apropriado para poder se comunicar com o setor responsável da sua empresa, para que ele possa ter uma plataforma própria da companhia e poder tirar todas as dúvidas e problemas que ele possa vir a ter, ter suas perguntas respondidas e ter a possibilidade de sugerir mudanças ou melhorias para a empresa – o que aumenta ainda mais a possiblidade de otimizar processos já existentes e tornar a companhia ainda mais produtiva e assertiva.
Descubra: 4 ferramentas de comunicação interna para otimizar os processos no ambiente de trabalho
Benefícios únicos
O colaborador que desejar permanecer na sua companhia não espera que a gestão ofereça apenas o básico de benefícios para ele. É necessário que ir além do vale-refeição, plano de saúde ou até mesmo de um vale-transporte.
Algumas ideias de bonificações diferenciadas são as seguintes: desconto em academia e restaurantes, cursos de capacitação nas mais diversas áreas, estimulo para atividades culturais, dias de folga, entre outros.
O objetivo dessas medidas é engajar a equipe – dar um motivo a mais para que os colaboradores que mais se destacam na empresa trabalhem com cada vez mais afinco – e tenha o desejo de permanecer na empresa. É conveniente ressaltar que deve-se consultar as leis trabalhistas e ter um respaldo do departamento jurídico para garantir que não haja qualquer descumprimento da constituição.
Destaque da empresa
Ser reconhecido e lembrado no dia do aniversário, por exemplo, é uma maneira de demonstrar afetividade e carinho à uma pessoa. Entretanto, é ainda melhor ser notado por um trabalho de excelência. Ter o trabalho reconhecido no ambiente empresarial é extremamente gratificante e o sentimento do colaborador que for posto em destaque vai ser de orgulho.
Afinal, ele cumpriu todas as metas no prazo correto, auxiliou a engajar a equipe, está sempre com um sorriso estampado no rosto, enfim, o indivíduo em questão é exemplar e claramente se sente representado.
Ao destacar o trabalho realizado por ele, não só a vontade para que ele se mantenha no topo será estimulada, como criará um sentimento de superação individual saudável que fará com que os colaboradores remanescentes busquem se empenhar com cada vez mais vigor. É importante também oferecer bonificações para o colaborador de destaque do momento, para que ele se sinta verdadeiramente recompensado.
Aplique todas essas estratégias de endomarketing com a MMCafé!
Durante o artigo, a MMCafé foi citada como um exemplo de bom serviço para auxiliar no trabalho de engajar a equipe. Com mais de 20 anos no mercado de plataformas de comunicação interna, a intranet da MMCafé possui o que a sua empresa precisa para transformar – para sempre – o modo como a gestão lida com os seus colaboradores.
A plataforma da MMCafé irá facilitar – e muito – o trabalho árduo da sua gestão de melhorar o engajamento dos colaboradores da sua empresa. Isso é possível porque a plataforma digital da MMCafé é extremamente acessível, dinâmica, assertiva, completa e simples e lidar.
São centenas de ferramentas prontas para atender toda a sua equipe, desde a central de atendimento, a gestão e os colaboradores – e tudo isso em um sistema unificado, leve e fácil de aprender. Algumas das ferramentas são as seguintes:
- Fluxo de Atendimento: automatize todo o caminho entre a demanda de um colaborador até um setor da empresa especializado em resolver o seu problema;
- Gamificação: com este módulo – e uma das melhores estratégias de endomarketing – sua companhia transformará o ambiente de trabalho com a mesma lógica e estrutura engajadora dos games, com sistema de pontuação e ranqueamento dos melhores e premiações – como medalhas e emblemas exclusivos;
- Dashboard: permita que a gestão da sua companhia tenha acesso a todas as informações mais relevantes sobre o uso da plataforma pelos colaboradores – o que ajudará ainda mais na implementação das estratégias de endomarketing. Descubra quais colaboradores estão online, quais foram as páginas mais acessadas, quem acessou, quem não acessou e tenha os dados necessários para otimizar – ainda mais – a sua intranet;
- Versionamento: acompanhe o desenvolvimento da sua plataforma de maneira simples e direta. Veja em qual versão seu sistema está, veja quem modificou a atual versão, o que modificou e retorne para qualquer versão na hora que quiser.
Através da plataforma campeã da MMCafe, além de permitir que todas as estratégias de endomarketing sejam aplicadas da melhor maneira possível, todos os processos internos que dizem respeito ao ambiente de trabalho podem ser solucionados – e tudo isso de maneira virtual. Além das mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços da plataforma, o sistema de intranet da MMCafé é 100% personalizável – perfeito para se encaixar exatamente da forma como sua gestão precisa.
Venha fazer parte da MMCafé e otimize suas estratégias de endomarketing!
Toda empresa precisa de uma forma de transmitir e receber informações dos seus colaboradores, administra-los, receber feedbacks constantes para otimizar os processos e evoluir a forma como a gestão lida com toda a sua equipe.
Essa missão exige comprometimento e força de vontade da parte de uma empresa. Porém, mais do que apenas disposição e energia, é necessário saber canalizá-la da melhor maneira possível – e isso passa por ter as melhores ferramentas em mãos.
A MMCafé existe justamente para isso: tornar a vida da sua empresa muito mais simples. Eleita duas vezes como a melhor intranet do Brasil, nossa equipe possui a criatividade e o empenho diário de encontrar soluções e superar os desafios que as companhias em todo o país encontram na hora de lidar com os seus colaboradores. Com a plataforma da MMCafé em mãos, sua empresa terão as ferramentas necessárias para superar todos os desafios da comunicação interna.
Não fique de fora e coloque em prática todas as estratégias de endomarketing em ação hoje mesmo! Com mais de 200 cases de sucesso em todo o território brasileiro, a MMCafé sabe trabalhar para transformar o ambiente de trabalho e deixar tudo mais simples, prático, assertivo, otimizado e produtivo. Venha fazer parte e adote a nossa plataforma agora!