• Início
  • Intranet
  • Abertura de Chamados: Por quê e como implementar na empresa em 5 etapas

Abertura de Chamados: Por quê e como implementar na empresa em 5 etapas

Clique aqui para saber como realizar a abertura de chamados internos na empesa, bem como a importância de fazer isso.
sucesso da empresa com bom conceito de trabalho em equipe 81522 3909
outubro 26, 2021

A gestão de tempo da sua equipe é uma das características mais importantes no sentido de aproveitamento de tempo útil. Nesse sentido, um sistema de Abertura de Chamados é uma ótima alternativa as operações, evitando falhas na comunicação e demora na resolução de problemas.

Abertura De Chamados Na Empresa
Reprodução: Freepik

Afinal, como garantir que todos os setores estejam unidos na resolução de problemas, atuando com colaboração e boa comunicação? Continue lendo para entender a importância da abertura de chamados na empresa e como realizar a sua implementação.

Nesse artigo, discorreremos sobre a abertura de chamados internos na empresa, e sua importância em evitar possíveis atrasos e prejuízos. Mas antes, precisamos definir: O que é um sistema de abertura de chamados?

O que é um sistema de abertura de chamados?

Também conhecido como Help Desk, o sistema de Abertura de Chamados é um canal de comunicação entre diversos setores da empresa. Nele, é possível realizar a solicitação e gestão de atendimentos de forma eficiente. 4 Dicas para melhorar a Comunicação da sua Empresa

Dessa maneira, o sistema de abertura de chamados tem como objetivo registrar, organizar de forma categorizada e otimizar todas as solicitações. Além disso, com ele é possível acompanhar a solicitação até o seu desfecho, de forma que todas possam ser atendidas

Como funciona um sistema de abertura de chamados?

Em primeiro lugar, à frente da solução ficam equipes de áreas distintas como o TI, RH, Marketing, etc. Ao precisar tirar uma dúvida ou abrir uma solicitação, o colaborador registra um ticket por meio de um formulário.

Depois, o time responsável analisará e encaminhará o ticket para o colaborador mais apto a ajudá-lo. Por sua vez, ele colocará a solicitação na sua lista de tarefas, em ordem de prioridade e urgência.

Status e resolução do problema

Tanto o colaborador, quanto a equipe responsável, têm acesso ao status da resolução. Além disso, caso necessário, outros colaboradores podem ser incluídos no processo para prestar sua contribuição.

Por fim, quando o problema é resolvido, o funcionário fechará o ticket e enviar um feedback. Dessa forma, o sistema armazena todas as informações e produz relatórios que podem contribuir com a otimização da resolução do problema.

Por que abrir um ticket e registrar o chamado?

É importante ter conhecimento de que independente da demanda a ser atendida, a gestão manual não é eficiente. Isso porque, as equipes terão dias mais agitados e outros mais calmos. Logo, nos dias calmos as coisas tendem a ir muito bem. Contudo, isso não se mantém para os dias agitados.

O Atributo Alt Desta Imagem Está Vazio. O Nome Do Arquivo É Grupo-De-Pessoas-Com-Bolhas-Do-Discurso-.Jpg
Reprodução: Freepik

O sistema de abertura de tickets possibilita não apenas a organização dos processos, como também a otimização e solução de problemas desde sua raiz. Com um sistema de abertura de chamados, é possível: 

  • Rastrear os chamados abertos;
  • Organizar o fluxo de trabalho;
  • Controlar o prazo de solução;
  • Gerenciar problemas, encaminhando para o setor mais apto;
  • Criar um Banco de Conhecimento a partir das dúvidas geradas;
  • Gerar relatórios para criar metas de desempenho;
  • Manter um registro de todos os chamados para consulta de resolução de problemas;
  • Entre outros.

A principal objeção de muitas empresas quando estão avaliando a necessidade da abertura de chamados é o receio da baixa adesão da equipe. A seguir, mostraremos alguns sinais de que sua empresa esteja precisando do sistema de abertura de chamados.

Como saber se minha empresa precisa de um sistema de abertura de chamados?

É possível que algum membro da equipe não concorde com a necessidade do sistema e afirme que o modo padrão de trabalho sempre funcionou. Contudo, essa afirmação pode não ser totalmente verdadeira. Confira alguns “sintomas” que indicam que a empresa precisa urgentemente implementar um Help Desk eficiente:

  • Falta de centralização de chamados: os colaboradores tendem a solicitar ajuda por diversos canais: telefone, e-mail e até whatsapp pessoal;
  • Não há padronização de entradas recebidas e a equipe tende a se perder nas solicitações;
  • Os colaboradores não conseguem dar visibilidade ao que fazem, causando a falsa sensação de que não estão sendo produtivos, o que afeta sua saúde mental;
  • Dificuldade do gestor de distribuir as tarefas de acordo com a disponibilidade dos colaboradores;
  • Alguns funcionários do time passam do horário enquanto outros cumprem o horário com tranquilidade;
  • Não há um meio de medir a produtividade da equipe, principalmente no home office;
  • Os agentes não sabem quais pedidos priorizar em detrimento das suas funções e entregas;
  • Os colaboradores acabam realizando a mesma solicitação mais de uma vez para que sejam atendidos;
  • Atraso nas entregas alegando que problemas técnicos não resolvidos atrapalham seu desenvolvimento;
  • Em geral, os funcionários não sabem onde nem com quem pedir ajuda;
  • Histórico de solicitações registradas manualmente em planilhas onde não se sabem quais foram os desfechos;
  • Não há métricas de desempenho, nem metas para otimizar a gestão.

Após a análise dos sinais, percebeu que a sua empresa precisa da abertura de chamados? Abaixo, vamos discorrer sobre como implementar a abertura de chamados para contornar esses problemas.

Como implementar a abertura de chamados na empresa?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de implementar um sistema de Help Desk eficiente na organização, podemos avançar para o próximo passo.

Então, está na hora de saber como implementar – de fato – o sistema de abertura de chamados na sua empresa e, claro, engajar toda a sua equipe neste novo momento. As etapas são as seguintes:

1. Esteja preparado para o processo

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que mudanças levam tempo. Ou seja, em um primeiro momento, nem todos os colaboradores podem se sentir confortáveis, mas faz parte do processo.

Acima de tudo, não há nada que uma boa comunicação não possa resolver. Logo, demonstre todos os benefícios da mudança e comunique como ela irá impactar positivamente na rotina de toda equipe.

2. Promova treinamentos

Para garantir que todos os membros fiquem no mesmo nível de domínio do sistema, promova treinamentos onde eles possam realizar o primeiro acesso e tirar todas as dúvidas. Além disso, este é um ótimo momento para explicar os motivos da mudança.

Por Que E Como Implementar A Abertura De Chamados Na Empresa?
Reprodução: Freepik

Por exemplo, a MMCafé realiza Lives onde explicamos e tiramos dúvidas sobre os módulos da Intranet, inclusive sobre a Abertura de Chamados. Além disso, todos os vídeos ficam gravados para acesso livre dos clientes MMCafé, o que facilita muito na hora da implementação.

3. Defina o responsável pelo tratamento dos chamados

É muito importante que exista um colaborador responsável por realizar o tratamento dos chamados, diferenciando por perfis de usuários, setores e etc. Ele irá conferir e acompanhar em tempo real o status e responsáveis por cada chamado.

Além disso, essa pessoa também ficará encarregada de auxiliar os tickets que ficarem muito tempo sem atualização de status, além de gerar relatórios e definir metas de melhorias.

4. Analise os feedbacks

Como já dito, a implementação do sistema é um processo contínuo, que tende a melhorar  ao longo do tempo. Mas para isso, é muito importante analisar com atenção o feedback que o colaborador dá ao finalizar o seu ticket.

Em caso de críticas e reclamações específicas, trate o caso com o cuidado necessário para não constranger os envolvidos. Procure sempre ir a fundo e entender a origem dos problemas, evitando assim que eles se repitam.

5. Envolva toda a equipe no processo

Apresente os resultados ao seu time e peça sugestões e ideias para otimizar a gestão dos chamados e diminuir sua incidência. Além disso, com base nos relatórios, defina pequenas metas como diminuição de tempo de resposta e de resolução. 7 benefícios em implementar um sistema para abertura de chamados

Dessa forma, o time irá se engajar cada vez mais no processo e contribuir com as melhorias. Consequentemente, todo mundo sai ganhando com uma rotina mais produtiva, maior resolução de chamados e comunicação fortalecida.

O que você precisa saber antes de implementar o seu sistema de Abertura de Chamados

Nessa parte do texto, vamos mostrar os passos que devem ser seguidos antes de partir para a abertura de chamados internos de maneira eficaz e direta. A primeira coisa é saber quais são as verdadeiras demandas da sua companhia.

Sua empresa é única e merece ser tratada como tal. Dessa forma, é muito importante avaliar qual é a sua real necessidade. Sabendo dessa particularidade de cada empresa, a Intranet MMCafé é totalmente personalizável de acordo com cada negócio, garantindo assertividade e melhor custo-benefício do projeto.

Faça uma avaliação gratuita e compare todos os benefícios

Não contrate um sistema antes de avaliar se ele possui uma boa usabilidade, uma interface fácil de mexer e se a empresa possui um suporte confiável. É por isso que todos os clientes da MMCafé, sem exceção, experimentam uma DEMO antes da contratação.

Além do valor do projeto e suas funções básicas, analise se o sistema gera relatórios, permite a análise inteligente de dados e métricas, tem armazenamento em nuvem e todos os benefícios de organização e centralização de processos que uma boa Intranet Corporativa deve oferecer.

Adote nossa abertura de chamados na sua empresa!

Por fim, se você identificou alguns dos “sintomas” de uma má gestão de chamados citados acima, saiba que existe uma solução definitiva para todos estes problemas capaz de elevar o nível operacional da sua equipe.

  1. Do que se trata a abertura de chamados?

    A abertura de chamados é sobre o processo da empresa de atender as demandas dos próprios colaboradores ou dos clientes em questão.

  2. Por que investir na abertura de chamados?

    Porque ela é a maneira mais eficiente de garantir que os processos de atendimento da companhia serão realizados da forma mais satisfatória possível.

  3. Quais são os benefícios?

    Maior organização e profissionalismo, agilidade e previsibilidade na hora de resolver questionamentos e demandas dos colaboradores e clientes, entre outros.

  4. Como aplicar a abertura de chamados?

    Existem inúmeras formas e caminhos para isso, entretanto, a maneira mais assertiva e produtiva é utilizar um sistema de comunicação interna – ou a intranet.

  5. O que é uma intranet?

    Uma intranet é uma plataforma de comunicação interna – que unifica toda a transmissão de mensagens e informações por parte da gestão aos colaboradores. A intranet da MMCafé possui todas as ferramentas que uma companhia precisa para executar essa missão da melhor maneira possível.

Portanto, fale agora mesmo com um de nossos especialistas, solicite uma DEMO e conheça todas as funcionalidades e benefícios da Intranet Corporativa mais completa e inovadora do mercado!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.