A capacidade de inovar e se reinventar do mundo em que vivemos hoje em dia é um fator muito positivo e que ajuda a fortalecer a visão de equipe das empresas. Nesse sentido, a tecnologia contribui e muito para empresas superarem seus maiores desafios.
Mais do que isso, é preciso que a inovação seja parte de toda a cultura e não apenas de ações pontuais. E como sempre falamos por aqui, a comunicação interna está diretamente ligada com a cultura organizacional.
A gamificação nas empresas tem tomado um papel de destaque nos últimos anos, já que é uma maneira moderna e criativa de aprimorar as estratégias de treinamento de colaboradores, além de aumentar o engajamento e produtividade.
Aplicar a mecânica de jogos em um meio corporativo pode parecer curioso se você não conhece muito sobre a gamificação nas empresas, mas ao longo deste artigo, vamos te explicar como esse método foi desenvolvido e como você pode utilizá-lo na sua plataforma de comunicação interna!
O que é gamificação?
A gamificação pode ser definida como a ideia de usar técnicas baseadas em jogos e transformá-las em métodos de engajamento e/ou mesmo de aprimorar treinamentos para o meio corporativo. Isso significa que a gamificação pega elementos de design de jogos e dos princípios e teorias gerais que orientam a jogabilidade e aplica-os a outros contextos.
Porém, não se trata de um jogo qualquer. Para entendermos tudo sobre gamificação, é importante saber que elas devem possuir alguns diferenciais, entre eles, o design intuitivo, os pensamentos orientados para gerar aprendizados e principalmente o uso de uma plataforma intuitiva para sua aplicação.
Dessa forma, a gamificação nas empresas possibilita uma variedade de jogos customizados para as mais diversas necessidades, além de ter o “bônus” de medir os resultados de forma efetiva, através da geração de relatórios.
Os conceitos de gamificação nas empresas começaram a ser incorporados em processos do dia a dia corporativo, como recrutamento, aprendizagem e desenvolvimento. Em pouco tempo foi perceptível o alcance de resultados e agora, a mecânica de jogos é usada em muitas empresas para melhorar o desempenho em vendas, atendimento ao cliente e treinamento.
Leia também: Gamificação: 5 motivos para transformar a comunicação da sua empresa
Por que aplicar Gamificação nas empresas?
É comum que aos longos dos anos, no dia a dia do escritório, os colaboradores acabem “caindo na rotina”, ficando acomodados ou com certa dificuldade de inovar, reconhecer problemas, se adaptar a mudanças e se conectar com as tendências.
Logo, a Gamificação nas empresas é uma forma de tirar a equipe do seu lugar comum e colocá-la sob uma nova perspectiva que a faça refletir sob outras óticas. E já é comprovado que o cérebro deve ser exposto a novas situações se queremos continuar evoluindo.
Em segundo lugar, provavelmente você conhece alguém que, apesar de possuir um bom conhecimento, vai mal em provas, por conta da pressão que o exame gera. Por outro lado, a Gamificação nas empresas torna os testes mais leves. Isso faz com que os colaboradores resolvam problemas de forma mais criativa, inspiradora e ágil.
Por fim, não podemos deixar de falar sobre o gatilho da recompensa. Quando oferecemos um estímulo positivo, como uma premiação, é como dizer ao cérebro que aquela informação ou conhecimento deve ser armazenado, gerando um aprendizado mais consistente.
Veja também: Como funciona a gamificação nas empresas de forma prática
Como a gamificação nas empresas atua na resolução de problemas internos
A gamificação nas empresas foi criada para otimizar os sistemas de treinamentos internos e aumentar o engajamento dos colaboradores, mas acabou resolvendo muitas outras questões. Veja como a gamificação pode atuar no sucesso da sua empresa:
- Engajamento do aluno aos treinamentos;
- Aumento no desempenho da equipe de vendas;
- Colaboradores melhor atualizados sobre informações e processos internos;
- Melhoria na produtividade de colaboradores;
- Maior participação em campanhas internas;
- Profissionais mais proativos, treinados e engajados.
Essas são apenas algumas das vantagens de utilizar a gamificação nas empresas. Dependendo da forma como a empresa deseja aplicar a gamificação, diferentes resultados serão alcançados.
Entenda uma das maneiras de utilizar a gamificação nas empresas de forma inteligente:
Exemplo de gamificação nas empresas
Usemos de exemplo uma maneira de utilizar a gamificação nas empresas para transformar a monotonia das tarefas diárias comuns em missões emocionantes no dia a dia de colaboradores no setor de call center:
Os agentes do call center foram premiados com emblemas por cumprirem as metas de desempenho nessas missões. Por exemplo, aqueles que conseguirem fornecer respostas rápidas aos clientes receberão um “Emblema de resolução rápida”.
Um sistema de pontos foi usado onde a realização de vários níveis ou tarefas dentro da base de conhecimento rendeu aos participantes prêmios ou troféus. Exemplos: usuários que acessaram determinadas páginas ou que comentaram determinados conteúdos.
Além disso, o uso de uma tabela de classificação permitiu que os gerentes monitorassem o desempenho. Isso deu maior visibilidade aos resultados da equipe do ponto de vista da gestão.
E por sua vez, isso incentivou uma competição saudável entre os colaboradores, aumentando os níveis de engajamento. Os desafios também foram montados em um ambiente multijogador/multi-equipe, permitindo aos agentes que socializassem e aprendessem uns com os outros.
Essa é uma das formas de utilizar a gamificação nas empresas, mas entenda agora como aplicar em qualquer corporação de uma maneira efetiva:
Veja também como otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa!
Principais Benefícios da Gamificação nas empresas
Além de todos os motivos citados para aplicar a Gamificação, também são muitos os benefícios que a lógica do jogo aplicada ao dia a dia da organização proporciona. Confira a seguir alguns destes benefícios e veja porque a gamificação nas empresas é tão importante:
- Elevar os resultados: em primeiro lugar, o principal benefício da Gamificação nas empresas são os resultados, que podem ser notados já em curto prazo. Isso porque a dinâmica da ferramenta impulsiona treinamentos e até metas estabelecidas através da competição saudável e recompensa gerada;
- Maior motivação e Produtividade: segundo um estudo revisado pelo Projeto VAE, 89% dos funcionários entrevistados pela pesquisa relataram que a Gamificação nas empresas fez com que se sentissem mais produtivos e 83% afirmaram estar mais motivados. Por outro lado, o método tradicional, com técnicas e estratégias antigas e ultrapassadas gerou tédio e desmotivação nos colaboradores;
- Mais foco e concentração: outro benefício é que os jogos aumentam nossa capacidade de raciocínio e estimulam o raciocínio lógico. Consequentemente aumentam o foco e concentração não apenas ao jogar, como também ao executar tarefas do dia a dia;
- Senso de colaboração: um dos principais desafios das organizações é unir a equipe para pessoas trabalharem juntas em prol do mesmo objetivo. Como uma solução, a gamificação pode estimular o trabalho em equipe e aumentar o senso de colaboração;
- Melhora do clima organizacional: a melhora do clima organizacional é uma consequência dos diversos benefícios da gamificação. Afinal, uma equipe alinhada e unida, com pessoas motivadas e produtivas gera um ambiente mais colaborativo e agradável;
- Contribui com a Saúde Mental: ainda segundo o mesmo estudo que citamos aqui, 88% dos colaboradores reportaram que estavam mais felizes no trabalho após a aplicação da gestão de aprendizagem por Gamificação. Dessa forma, esta tecnologia contribui com saúde mental do colaborador;
- Redução de Turnover: dado todos estes benefícios, a Gamificação nas empresas também ajuda a reter talentos e capacitar ainda mais os colaboradores dentro da sua empresa.
Isso só poderia ser possível porque o colaborador passa a enxergar a organização como inovadora, com cultura forte e que valoriza seu time – por isso é tão importante investir nisso.
Quero aplicar a gamificação na minha empresa, como fazer?
Agora que você já entende o que é a Gamificação nas empresas e os diversos benefícios que ela proporciona para empresas, chegou a hora de saber como utilizar a ferramenta na sua empresa. Em primeiro lugar, é normal que você possa ficar tão animado que já tenha uma lista de ideias para aplicar a Gamificação. Apesar disso, sugerimos que dê um passo de cada vez: estabeleça um objetivo a ser alcançado e trabalhe nele.
Com um objetivo claro, é hora a de traçar uma estratégia que seja assertiva e possível de ser aplicada. Afinal, como um jogo, é preciso pensar na sua metodologia, regras, premiações, prazos, como também a divulgação e plataforma onde a Gamificação poderá acontecer. Fique tranquilo, pois a MMCafé pode te ajudar nisso!
Para gerar mais engajamento e evitar a insatisfação da sua equipe, é crucial que as regras estabelecidas sejam claras. Se necessário, teste com uma equipe pequena e peça para darem um feedback de dúvidas que surgiram no processo. Ao contrário do que muitos pensam, a recompensa não precisa ser monetária. Ainda assim, ela precisa ser boa o suficiente para engajar a equipe.
Para encontrar a melhor resposta, faça uma pesquisa para saber quais benefícios motivam seus colaboradores. Além disso, a sua empresa também pode trabalhar com recompensas virtuais. Para chegar até o objetivo, determine pequenas metas que sua equipe precisa alcançar conforme avançar cada fase. Ao mesmo tempo, avalie o desempenho para agir rapidamente caso alguma meta não seja alcançada.
Acima de tudo, lembre-se que assim como toda ferramenta, a Gamificação também será aperfeiçoada conforme a experiência da sua equipe. Portanto, não se desespere caso alguma meta não seja cumprida: foque nos pontos de melhoria e siga em frente!
O feedback individual é importante
Além das recompensas, é de extrema importância enviar um feedback individual ou para a equipe sobre a experiência, exaltando os resultados positivos e apontando pontos de aprimoramento. Dessa forma, o colaborador se sentirá motivado, pois percebe que a empresa está de fato acompanhando e avaliando seu desempenho.
A solução mais prática, funcional e segura é optar por uma plataforma de comunicação interna completa e inteligente, como a da MMCafé! Nela, você encontra mais de 100 funcionalidades que otimizam a sua gestão, além de um módulo exclusivo de gamificação.
Se inspire nessas ideias práticas de Gamificação nas empresas!
Ainda não sabe como a Gamificação pode ser útil na prática e no dia a dia da sua companhia? Ou ainda está refletindo se o investimento compensa para a sua necessidade?
Separamos para você alguns exemplos práticos de aplicação de Gamificação, para você se inspirar e perceber o quanto ela pode ser útil nos mais diversos cenários. Além disso, fale com a nossa equipe caso queira uma ajuda personalizada.
- Desenvolvimento de habilidades específicas: Incentive o desenvolvimento dos seus colaboradores para aprimorar conhecimentos técnicos e ganhar novas habilidades;
- Engajamento e integração de equipe: Novos colaboradores na área? Faça uma integração dinâmica!
- Treinamento de Qualificação: Que tal qualificar sua equipe para desenvolver funções com excelência?
- Treinamento de normas, medidas de segurança e qualidade: Seja para manter o time atualizado ou para reforçar conhecimentos;
- Processos Seletivos: Aposte na Gamificação para tornar o processo mais leve, dinâmico, interativo e conectado com a Cultura da Empresa;
- Treinar Call Center: A Intranet para Call Center também permite o uso do módulo Gamificação para aumentar a produtividade da sua operação, confira um case!
Todas essas ferramentas, ideias e funcionalidades são encontradas na Plataforma Campeã da MMCafé, referência no mercado em intranet e eleita por 2 anos consecutivos como a melhor do Brasil!
Gamificação com a plataforma de comunicação interna da MMCafé
No módulo de gamificação da MMCafé buscamos formas de estimular o conhecimento e engajamento de colaboradores dentro da plataforma de comunicação interna da empresa.
Para isso, desenvolvemos a gamificação com base em um sistema de campanhas, medalhas, níveis e com uma tabela de classificação. Iremos te explicar cada um dos itens abaixo e como eles colaboram na montagem de uma estratégia de gamificação inteligente, veja:
Campanhas
O primeiro passo para implementar a gamificação na sua plataforma de comunicação interna é definindo as campanhas. Nessa etapa, você escolhe o nome da campanha, o grupo que irá participar e a duração do evento.
Se você deseja que seja algo sem data de validade, ou seja, que faça parte da sua plataforma, basta apenas informar a data de início. Esse caso atende bem para o incentivo de uso da plataforma e maior aderência aos programas de treinamento.
Sobre campanhas com datas de duração específica: são ótimas ideias para ações de endomarketing! Isso porque envolvem ainda mais seus colaboradores e criam uma cultura de engajamento interno.
Conheça 3 formas de usar o endomarketing na sua plataforma de comunicação interna!
Medalhas
As medalhas são dadas aos colaboradores assim que se finaliza uma tarefa, que pode ser definida como buscas, acessos, compartilhamentos e muitos outros. Os emblemas são customizáveis e podem ser exibidos no perfil do colaborador depois de adquiridos.
Uma coleção de medalhas é uma meta muito divertida que chama a atenção dos colaboradores, incentivando-os a cumprirem mais metas e buscarem subir de nível, conquistando mais medalhas.
Níveis
Cada medalha apresenta um nível, ou seja, mesmo após conquistada, o colaborador pode subir de nível ao continuar cumprindo outras metas – ou desafios – que são necessários para conseguir a medalha especificada.
Assim, a diminuição de resultados após a conquista da medalha também é evitada e os colaboradores se mantêm no desafio por mais tempo, buscando uma pontuação mais alta.
Tabelas de classificação
A tabela de classificação é exibida no perfil de cada colaborador e mostra a posição em que ele está em comparação aos demais participantes. Para manter o espírito de competição saudável, não são exibidos os perfis de cada colaborador, mas apenas a pontuação.
Assim, são evitados conflitos internos e o incentivo de se conquistar uma colocação mais alta permanece de maneira simples e prática. O módulo de gamificação da MMCafé foi desenvolvido para ser o melhor do mercado, pensado para cada estratégia de engajamento interno sem a possibilidade de causar desentendimento entre colaboradores.
Com um módulo de gamificação completo, personalizável e intuitivo como o da MMCafé, você tem a garantia de um envolvimento maior dos colaboradores nas políticas e processos internos e na sua plataforma de comunicação!
Conheça 7 razões para implementar uma plataforma de Comunicação Interna.
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A MMCafé já está há mais de 20 anos no mercado, unindo criatividade, tecnologia de ponta e extensas pesquisas. Desenvolvemos uma plataforma de comunicação interna única, completa e customizável a um investimento totalmente acessível para sua empresa.
O que é a gamificação?
Por que fazer a gamificação nas empresas?
Quais são os benefícios da gamificação nas empresas?
Como fazer a gamificação nas empresas?
Do que se trata uma plataforma de intranet?
Eleita por dois anos a Melhor Intranet do Brasil, a MMCafé conta com diversos cases de sucesso e uma experiência comprovada no Brasil e no exterior. O que está esperando? Conheça mais sobre o nosso serviço e mude a forma como a sua empresa se comunica. Não perca mais tempo e solicite agora uma demonstração gratuita da nossa intranet e tenha todas as ferramentas para aumentar ainda mais a produtividade da sua equipe!