Uma das ações mais importantes de uma empresa é a abertura de chamados, e muitas das companhias espalhadas por todo o mundo já sabem disso e investem parte do seu tempo e caixa com esse propósito.
Com a abertura de chamados, a gestão terá ainda mais controle sobre o gerenciamento dos problemas dos seus clientes e conhecimento sobre suas demandas, solucionará demandas recorrentes com muito mais agilidade e organização e, consequentemente, tornará toda a equipe mais preparada, engajada e produtiva para suprir essas necessidades.
Tornar a vida dos clientes e de todo o time mais dinâmicas, investir no seu profissionalismo e ajudá-los a crescer junto com a empresa é uma das melhores maneiras de estimular o foco no futuro e no crescimento profissional da equipe.
Veja também: Por que implementar a abertura de chamados?
A diferença entre Chamados externos e Internos
A abertura de chamados é um procedimento padrão em diversas empresas do mundo e a cada dia mais é aplicado na resolução de problemas e otimização do tempo dentro da empresa por ser um excelente mecanismo interno para organizar e distribuir os problemas de maneira eficiente e profissional.
Portanto, a abertura de chamados nada mais é do que organizar, registrar e direcionar os tickets (solicitações) feitas à empresa para solucionar algum problema ou sanar alguma dificuldade.
Com isso, a empresa garante não apenas que as solicitações de chamados serão centralizadas em um único lugar, mas irá separá-los em categorias para, dessa forma, direcioná-las aos setores responsáveis da empresa em solucionar aquele problema específico.
Existem dois tipos de chamados, que se dividem em externos e internos, cada um deles com o objetivo de atenderem a demandas específicas e voltadas a um público diferente.
Chamados externos
A abertura de chamados externos é direcionado aos clientes da empresa. Ou seja, seu objetivo é atender as demandas dos clientes, solucionar problemas, sanar dúvidas e encontrar caminhos para resolver as suas dificuldades.
Com isso, a empresa não só garante que aquele cliente seja respondido e atendido, como aumenta a capacidade da empresa em resolver os problemas dos futuros consumidores dos seus produtos ou serviços através do aperfeiçoamento do sistema de atendimento.
Chamados internos
Entretanto, a proposta em se fazer a abertura de chamados internos é diferente. Como o próprio nome sugere, os chamados internos têm como objetivo atender às solicitações dos próprios colaboradores, ou seja, criar um canal de comunicação para receber as demandas dos próprios funcionários da empresa.
Através da abertura dos chamados internos realizado na área de Recursos Humanos da companhia, a empresa consegue gerir melhor os empecilhos dos seus funcionários e atendê-los de maneira especializada e agilizada, o que ajuda ainda mais na otimização do tempo dentro da companhia.
Os benefícios da abertura de chamados
A abertura de chamados têm como objetivo tornar os processos internos da empresa muito mais eficientes, organizados e dinâmicos – e por isso ele é tão importante para a sua empresa.
Dessa forma, é possível alcançar um equilíbrio e direcionamento dentro da companhia, e os benefícios desse aperfeiçoamento são diretos e acontecem automaticamente. Alguns desses benefícios são:
- Garantir a qualidade do suporte no atendimento: Quanto maior a qualificação da empresa em gerir dificuldades, maior é a geração de valor da mesma e consequentemente maior é a sua percepção de autoridade, confiança e respeito;
- Manter o nível de satisfação alto: Isso garante que tanto os clientes quanto os colaboradores permanecerão fiéis no comprometimento da empresa, o que ajuda na diminuição da rotatividade e retenção dos mesmos;
- Aumento da produtividade: Com os processos internos da empresa organizados e automatizados, a abertura de chamados garante uma maior otimização no tempo gasto, o que ajuda a empresa a canalizar a energia excedente em outros projetos, o que torna seus processos mais ágeis e produtivos;
- Maior facilidade na resolução de problemas: Ao adotar um sistema padrão de resolução de conflitos e dificuldades, a empresa se torna profissional em atender o cliente ou na sua autogerencia, o que ajuda a melhorar ainda mais os mecanismos da companhia e torná-la cada vez mais dinâmica.
A abertura de chamados é, portanto, um mecanismo importantíssimo a qualquer empresa que queira se profissionalizar, maximizar os lucros, otimizar o tempo e tornar seus colaboradores ainda mais produtivos.
Descubra +7 benefícios de se implementar a abertura de chamados
Como o Chamados Internos da MMCafé irá auxiliar a sua equipe
Através da abertura de chamados internos feitos com o módulo exclusivo da MMCafé, você terá disponível uma ferramenta totalmente funcional e 100% personalizável capaz de conectar diretamente o colaborador com a empresa!
A MMCafé é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado de intranet e só ela tem o que você precisa para tornar os processos de resolução de problemas e dificuldades dentro da sua empresa muito mais rápidos e eficazes!
O módulo dos Chamados Internos da MMCafé também pode ser dividido em filas, cada uma delas focada em atender e resolver os problemas dos seus colaboradores de forma exclusiva e sanar as suas dificuldades de maneira direcionada e específica!
Chamados de Recursos Humanos
Através da área de Recursos Humanos do Chamados Internos da MMCafé, o colaborador que esteja diante de um problema dentro da empresa ou que queira solucionar alguma dificuldade pode solicitar um atendimento completo com o setor especializado! Nesta chamada, existem três atribuições distintas:
- O autor da chamada: Nesta etapa está o colaborador que solicitou o atendimento. Ele pode visualizar os chamados que já efetuou, ver quais foram lidos, fazer um comentário nas solicitações, etc;
- Analistas: Aqui está situado os responsáveis em analisar a chamada recebida. Eles têm controle sobre atendimentos específicos de acordo com o cargo que ele foi atribuído previamente para tratar. O analista também pode responder ou encaminhar o chamado para um setor responsável;
- Gestores: Eles possuem autonomia sobre todas as chamadas. Os gestores podem alterar o status, fechar os chamados e distribuir a competência de atendê-los aos outros membros responsáveis da equipe.
Com a abertura de chamados internos na área de Recursos Humanos, você garante mais eficiência na hora de resolver problemas, otimiza o tempo gasto e consequentemente aumenta a produtividade do seu time!
Dentro da abertura de chamados no Recursos Humanos, você poderá customizar várias categorias de tipos específicos de solicitações para direcionar cada problema para um setor especializado dentro da empresa! Dentro desta etapa, por exemplo, você pode incluir várias abas, como:
Solicitação de benefícios
Através da abertura de chamados para solicitação de benefícios, os colaboradores têm acesso a uma plataforma onde podem recorrer aos benefícios distribuídos pela empresa!
Portanto, é nesta área onde os funcionários podem solicitar vales refeição, alimentação, transporte, saúde ou demais outras vantagens que a companhia possui para disponibilizar ao seu time!
Solicitação de reembolso
Pela abertura de chamados de reembolsos, sua empresa pode garantir o pagamento de mensalidades de universidades ou de práticas esportivas que a companhia cobre aos seus funcionários!
Com maior agilidade, a sua intranet terá tudo o que precisa para agilizar os processos dentro da própria empresa e direcioná-los aos setores responsáveis de maneira 100% customizável e automatizada!
Descubra estes e outros benefícios que uma intranet pode oferecer para a sua empresa
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