Saber sobre as melhores ações de endomarketing irá fazer toda a diferença na hora de engajar seus colaboradores e torna-los mais produtivos e empenhados nos desafios e tarefas da companhia – o que só transforma o ambiente de trabalho em um local mais interessante e com o espírito de superação que toda gestão quer gerar na sua equipe.
Como você já deve ter notado, cada mês é associado a uma ou mais cores, que são associadas a importantes temas que merecem a atenção da população, servindo como um alerta geral e foco de conscientização por determinado período de tempo. Com agosto não é diferente, sendo associadas ao mês três cores super vivas que representam respectivamente:
Portanto, no artigo de hoje, você irá conhecer as principais informações sobre agosto laranja, dourado e lilás, seguidas de sugestões de 6 ações de endomarketing – e ainda mostraremos, de forma simples e prática, como a sua empresa pode aderir a tais campanhas de conscientização.
No dia 30 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (EM) desde 2006. A campanha visa promover eventos de conscientização para que cada vez mais pessoas saibam o que é a EM, como diagnosticá-la, tratá-la e viver bem com essa doença que atinge cerca de 35 mil pacientes apenas no Brasil.
As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas, tanto na prevenção como na conscientização. Continue na leitura e confira as melhores ações de endomarketing para agosto laranja, dourado e lilás.
Descubra: Como aliar ações de endomarketing com ferramentas de comunicação interna
Para realizar uma boa campanha para o agosto laranja, dourado e lilás, é importante ter em mente as melhores ideias para ações de endomarketing, que sejam eficazes e assertivas – afinal, elas possuem uma capacidade de engajar a equipe e conscientiza-los em relação aos temas da campanha.
Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito da importância do diagnóstico e tratamento da Esclerose Múltipla, compartilhe orientações sobre o aleitamento materno e mostre para suas colaboradoras que a sua empresa está com elas na luta contra a violência contra a mulher. A seguir, listamos ações de endomarketing para as campanhas apresentadas.
Incentive que seus colaboradores usem uma peça de roupa, façam uma maquiagem especial, decorem o setor ou, se estiverem em home office, decorem o seu workspace com a cor da campanha adotada e tirem uma selfie, enviando-a para publicação na intranet e nas redes sociais com uma hashtag criada pela área de Comunicação da empresa.
Dessa forma, a gestão da sua empresa conseguirá gerar o estímulo necessário para unificar a comunicação da empresa mediante uma tarefa simples através de uma ação coletiva, divertida, leve e totalmente espontânea.
Se a sua empresa já está recebendo seus colaboradores, você pode decorar os espaços com bexigas e insira dentro de cada uma delas frases de incentivo a prevenção no caso das campanhas agosto laranja e dourado ou frases de apoio e acolhimento para agosto lilás.
Deste modo simples e direto – uma das características das ações de endomarketing – os colaboradores perceberão o ambiente decorado e se sentirão motivados a participar de uma dinâmica estourando bexigas. Contemple os colaboradores com brindes.
Fonte: Hospital de olhos de Santa Catarina | Agosto Laranja | Agosto Dourado
Uma das ações de endomarketing mais simples – mas ao mesmo tempo assertiva e com resultado prático – é convidar um especialista no assunto; alguém que tenha experiência na área das campanhas e com boa capacidade de educar e ensinar mais aos colaboradores.
É ao aprender algo novo que o engajamento surge – e é exatamente por esse motivo que a capacitação dos colaboradores é ponto principal de todas as ações de endomarketing positivas. Portanto, um bom palestrante e com capacidade de conscientizar a equipe é uma excelente pedida.
Veja também: Setembro Amarelo e o que a sua empresa pode fazer para ações de endomarketing
Com mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro de intranet, a plataforma corporativa da MMCafé foi desenvolvida do zero – de maneira totalmente original e pensada – justamente para atender com a sua missão, que faz parte da empresa até os dias de hoje: tornar a vida da sua empresa muito mais simples.
Para isso, o sistema de intranet campeão da MMCafé conta mais uma centena de funcionalidades, serviços de todos os tipos – e para todas as demandas – e vários módulos especiais, capazes de estimular o engajamento nos colaboradores, unificar a comunicação interna, otimizar o tempo de trabalho e produtividade da equipe, gerir e administrar as tarefas cotidianas da equipe, elevar os indicadores de performance e trazer simplicidade e fluidez nos processos internos da companhia.
A palavra é derivada de dois termos: marketing – que significa estratégias e técnicas de engajamento de público – e endo – que significa dentro, interno. Endomarketing é, portanto, uma campanha que vis estimular o engajamento do público interno da empresa, ou seja, seus próprios colaboradores.
São todas aquelas capazes de gerar um estímulo entre os colaboradores e motiva-los em campanhas, tarefas e no cotidiano no ambiente de trabalho.
Porque elas são a melhor maneira – e a mais criativa – de criar um espírito de superação entre os colaboradores da empresa e torna-los ainda mais produtivos.
Um bom endomarketing é feito através de duas coisas: boas ideias aliadas às boas ferramentas disponíveis hoje no mercado.
Todas aquelas capazes de transmitir as boas ideias de forma assertiva e direta. Um bom sistema que aglutina as melhores ferramentas para executar essa missão é uma intranet – e a plataforma da MMCafé possui essas ferramentas.
São mais de 200 cases de sucesso em todo o Brasil que a MMCafé tem orgulho de ter participado e transformado – para sempre – o modo como a comunicação interna nessas empresas era feito. Venha fazer parte da MMCafé e solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita da plataforma e veja a mudança acontecer na sua equipe!