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Julho Amarelo: 5 ideias de ações para usar  na empresa

Confira 3 bons motivos para aderir a campanha do Julho Amarelo na empresa + 5 dicas de ações simples e eficazes para colocar em prática!
Julho Amarelo. Reprodução: Pax Bahia.

Com o maior acesso ao conhecimento e a facilidade de adquirir informação, as pessoas passaram a refletir mais sobre como manter uma vida saudável, quais são as formas de prevenção de doenças e a importância da boa qualidade de vida.

Junto a isso, as campanhas de conscientização devem ser reforçadas para informar e incentivar as pessoas a não deixarem de realizar seus exames de rotina. Afinal, algumas doenças se desenvolvem sem apresentar sintomas, como é o caso da Hepatite, que é o assunto em foco do Julho Amarelo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a hepatite seja responsável por 1,4 milhão de mortes por ano no mundo. Entretanto, já imaginou quantas mortes podem ser evitadas apenas com as medidas de prevenção e diagnóstico precoce?

Então, se você quer entender melhor o que é o Julho Amarelo, a importância da sua empresa aderir a esta campanha e ainda mais, dicas de ações de endomarketing simples e eficazes para colocar em prática, continue lendo este artigo!

Julho Amarelo: O que é?

Antes de mais nada, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada tanto por vírus, como também por uso de alguns medicamentos, álcool, drogas e doenças autoimunes. Porém, a campanha Julho Amarelo tem como foco conscientizar a respeito das hepatites virais, isto é, as que são causadas por vírus.

Julho Amarelo
Julho Amarelo

Dito isto, a campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil no ano de 2019, com intuito de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle de hepatites virais no país. O mês escolhido faz referência ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho.

Quais são os tipos de Hepatite?

Sobretudo, os vírus causadores das hepatites virais são classificados pelas letras do alfabeto de A a E. A Hepatite A causa uma infecção leve que se cura sozinha e está diretamente ligada a condições de saneamento e higiene.

Já a Hepatite B é transmitida por via sexual e contato sanguíneo e está diretamente ligada à Hepatite D, já que a infecção só ocorre em pacientes infectados pelo vírus do tipo B. Felizmente, já existem vacinas que protegem contra os vírus do tipo A, B e D.

Por outro lado, a Hepatite C e E ainda não possuem vacina. A Hepatite C tem como principal foco de transmissão o contato sanguíneo, e a Hepatite E é transmitida por via digestiva (fecal-oral).

Quais são os sintomas e as formas de prevenção?

As hepatites virais atacam principalmente o fígado, mas vale reforçar que nem sempre a doença apresenta sintomas, o que torna difícil detectá-la em seu estado inicial.

Julho Amarelo
Julho Amarelo

Entretanto, se não forem diagnosticadas rapidamente, as complicações podem se tornar agudas ou crônicas, gerando quadros de saúde preocupantes. A melhor forma de se proteger é seguindo as medidas de prevenção, tais como:

  • Vacinar-se contra as Hepatites A e B (a vacinação para o Tipo B também protege para o Tipo D);
  • Ter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes de realizar as refeições.
  • Usar preservativos;
  • Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem e salões de beleza;
  • Não compartilhar, em hipótese alguma, agulhas e seringas;
  • Realizar os exames de rotina anualmente;
  • Consultar o médico e realizar o teste para se certificar de que não é um portador da doença.

Portanto, é de suma importância a realização do teste, além de procurar um médico ao apresentar sintomas como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Julho Amarelo: 3 motivos para sua empresa aderir a esta campanha

Agora você já entendeu sobre a importância e as implicações que rodeiam o assunto da campanha do Julho Amarelo. Porém, você pode estar se questionando: “por que minha empresa deve aderir a um movimento de saúde pública?”.

Para responder, vamos resumir em 3 principais motivos, que fazem total diferença no dia a dia do seu negócio – e que ajudará a tornar o engajamento dos colaboradores uma realidade. Confira!

Relevância Social

Em primeiro lugar, as empresas geram um alto impacto na qualidade de vida e bem-estar social de seus funcionários e também da comunidade em seu entorno.

Portanto, ao fortalecer campanhas de saúde tal qual o Julho Amarelo, a empresa ganha relevância, passa a ser bem vista pela comunidade e clientes, e suas ações podem ganhar ainda mais evidência.

Aumento da percepção de valor dos colaboradores

Em segundo lugar, promover ações de incentivo à saúde demonstra que a empresa está preocupada com a saúde e bem estar de seus colaboradores – que permite que eles cresçam dentro da empresa.

Logo, isso aumenta a percepção de valor, o que pode trazer inúmeros benefícios, como a redução de turnover e aumento da produtividade – e isso faz toda a diferença na sua companhia

Agregar valor à comunicação interna

Por fim, manter um canal ativo e vinculando informações relevantes faz com que os colaboradores compreendam a importância da comunicação interna para todo o time da empresa.

Como consequência, você aumenta a retenção e estreita ainda mais a conexão dos colaboradores com a empresa – e isso faz toda a diferença na hora de otimizar a produtividade.

5 ideias de ações para o Julho Amarelo na empresa

Executar campanhas de endomarketing entre os colaboradores é a maneira mais eficiente de tornar todos os processos muito mais otimizados – e aumentar a satisfação da equipe.

Julho Amarelo
Julho Amarelo

Para você que decidiu aderir a esse movimento, saiba que temos algumas dicas que irão ajudar você a espalhar essa ideia no seu lugar de trabalho. As dicas são as seguintes:

1 – Chame a atenção através da decoração

Antes de mais nada, comece chamando a atenção para o assunto através das cores da campanha do Julho Amarelo: não é à toa que elas utilizam esta estratégia. Isso facilita a identificação e gera interesse do público.

Logo, abuse do uso da cor amarela na decoração presencial e também nos canais de comunicação interna. Por exemplo, na Intranet MMCafé é possível adicionar um banner informativo e editar a cor da ferramenta.

2 – Utilize diferentes formatos

Em segundo lugar, uma das principais formas de prevenção ainda é a informação, já que muitas pessoas sequer têm conhecimento da existência da doença. Logo, que tal vincular as informações em diferentes formatos tais como vídeos, imagens, áudios, arquivos ou PDFs?

Para definir o melhor formato, seja criativo e leve em consideração o estilo do seu público interno. Por exemplo, uma mensagem do CEO pode gerar mais interesse, ou então, entregar um material rico tirando as principais dúvidas.

Centralize todo o conteúdo em um único e oficial canal, como a Plataforma MMCafé, e torne a comunicação da sua empresa em um modelo extremamente ágil e profissional.

3 – Use recursos de interação para reforçar a mensagem

Em terceiro lugar, uma ótima forma de garantir que todos tenham compreendido a mensagem é através de recursos interativos, tais como jogos e desafios. Afinal, aprender “brincando” é uma forma natural, simples e dinâmica de adquirir e reforçar um conhecimento.

Por exemplo, a Intranet MMCafé possui módulos de Quiz e Gamificação, onde é possível transmitir informações e testar conhecimentos de forma interativa. Ao final, a ferramenta gera relatórios para medir o desempenho da equipe e a efetividade da ação.

4 – Proporcione um ambiente seguro de trabalho

No ambiente presencial, é de suma importância que a empresa dê o exemplo para os seus funcionários, proporcionando um ambiente seguro que incentive o cumprimento das medidas de prevenção.

Por exemplo, disponibilizando sabão para higienização, mantendo os ambientes limpos e seguindo protocolos de segurança estabelecidos para cada departamento.

Apesar de simples, quando uma empresa não cumpre este requisito, a chance de sucesso das suas ações pode cair drasticamente. Afinal, a equipe pode ficar desmotivada, colocando em xeque a relevância da campanha do Julho Amarelo.

5 – Distribua peças informativas

Por fim, adicione peças informativas em locais de fácil visualização no dia a dia e no canal virtual. Além disso, não se esqueça de divulgar todas as ações referentes à campanha do Julho Amarelo para que todos fiquem sabendo e possam participar.

Banner Junho Amarelo 2 V2
Julho Amarelo

Para isso, crie uma notificação para lembrar a campanha e o andamento das ações. Também compartilhe as informações, fotos e repercussão na rede social corporativa, gerando interação e mais engajamento.

Descubra como criar a campanha do Julho Amarelo através de uma solução de comunicação interna inteligente

Turbine suas ações com um canal de comunicação interna simples e eficiente!

Por fim, não deixe de aderir a campanha Julho Amarelo, além de contribuir com a divulgação da informação e ajudar a salvar mais vidas, esta é uma excelente oportunidade de se conectar com sua equipe e demonstrar que a empresa se preocupa com a saúde dos colaboradores.

Acima de tudo, seja no home office, trabalho híbrido ou presencial, ter um canal de comunicação interna pode te ajudar a organizar, formalizar e aumentar a eficiência das suas ações, de forma muito mais simples do que você imagina.

Por exemplo, dentre os benefícios de uma Intranet para empresas, a Intranet MMCafé é a mais completa, segura e além de tudo, muito fácil de utilizar. Com ela é possível realizar ações e ainda gerar relatórios para medir os resultados das campanhas como a do Julho Amarelo, por exemplo.

Portanto, venha se tornar mais um de nossos cases de sucesso. Solicite já uma DEMO e veja como é fácil implementar a solução que irá turbinar a comunicação interna da sua empresa.

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