Nenhum grande projeto é construído – são inúmeros os fatores que possibilitam a realização de uma missão de sucesso. Ter boas ideias não é o suficiente: é preciso saber integrar a comunicação entre todos da equipe – e isso passa por ter uma boa ferramenta capaz unificá-la de uma forma inteligente, assertiva e, claro, produtiva.
Desenvolver ações de comunicação interna faz parte desses fatores de sucesso. Muito mais do que mera formalidade corporativa – quando todos os membros da equipe trabalham juntos e somam seus esforços, toda a empresa ganha – e isso se reverte na prática, com resultados reais e palpáveis.
Ter os meios para estabelecer uma rede com ações de comunicação interna é fundamental – e isso fará toda a diferença no resultado final. Portanto, se uma companhia tem como objetivo desenvolver um ambiente de trabalho funcional, criativo e vivo, é necessário convergir todos os esforços para a realização dessa missão.
Neste artigo, iremos entender um pouco mais sobre o que são essas ações de comunicação interna – que tanto fazem a diferença para os projetos e atividades da empresa – como também veremos 5 boas práticas, capazes de potencializar toda a troca de informações entre a gestão e os colaboradores. Portanto: que é comunicação interna?
Sobre a comunicação interna
Para alcançar o sucesso em uma missão, é fundamental que todos os membros da equipe estejam engajados e trabalhando em conjunto. Nenhuma grande obra é feita por acaso, e a matemática do sucesso envolve diversos fatores, desde o desenvolvimento de boas ideias até o empenho da equipe como um todo.
A hierarquia dentro de uma empresa é importante, mas é essencial que cada colaborador entenda seu papel no processo para compor o todo. Nesse sentido, a comunicação interna desempenha um papel fundamental, pois é responsável por alinhar a equipe e garantir que todos estejam cientes de suas responsabilidades e objetivos comuns.
Uma comunicação interna eficaz também permite que os colaboradores se sintam mais valorizados e engajados com a empresa, o que pode levar a uma maior produtividade e satisfação no trabalho. Além disso, uma comunicação transparente e clara pode ajudar a evitar mal-entendidos e conflitos internos, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.
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A definição de comunicação interna
Quando falamos no sentido corporativo, a comunicação interna é sobre tudo o que envolve as trocas de informações e mensagens entre os membros que compõem a equipe. Documentos relevantes para a companhia, informar os colaboradores sobre novas tarefas e atualizações na empresa, encaminhar mensagens e pedidos: todas essas são as formas em que a comunicação interna se revela em uma organização.
Portanto, ao se tratar da comunicação interna de uma equipe, a integração da troca de informações é o ponto chave – e é ela que faz a diferença na hora de cumprir com os objetivos propostos pela gestão de uma empresa. Mas, para executar essa tarefa da maneira correta, é necessário desenvolver ações de comunicação interna inteligentes – e isso passa por investir em seus colaboradores.
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Ações de comunicação interna para integrar a equipe
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é a comunicação interna – e o potencial que ela carrega de tornar os projetos e missões da equipe em uma realidade, iremos ver ideias de ações de comunicação interna para desenvolver dentro do ambiente corporativo. São elas:
- Trazer a gamificação para o ambiente de trabalho: ao transformar o ambiente de trabalho e aplicar a mesma lógica e estrutura dos games – a chamada gamificação – todo o ambiente corporativo ganha com mais engajamento, competitividade saudável e natural, produtividade e agilidade em resolver problemas e cumprir com as metas – uma das mais interessantes e efetivas ações de de comunicação interna;
- Organizar palestras e workshops:uma das maneiras mais simples e práticas de integrar a comunicação interna de uma equipe é trazer um especialista na área, que seja capaz de instigar o espírito de superação e trabalho mútuo. Um bom palestrante possui a capacidade de motivar um público – e não seria diferente para os colaboradores;
- Sistema que armazena materiais relevantes da empresa: uma das ações de comunicação interna mais interessantes é ter disponível uma plataforma que reúna dados, documentos e materiais de suma importância para o funcionamento da companhia. Cursos, materiais profissionalizante e todo o tipo de informação que esclareça ainda mais o objetivo e a área em que a empresa atua tornará a comunicação interna eficiente e produtiva;
- Otimizar os indicadores de desempenho: uma das formas que as empresas utilizam para tornar o trabalho dos colaboradores mais produtivo é através dos indicadores de desempenho, que medem os graus de qualidade das atividades corporativas. Ao se utilizar destes indicadores na área de comunicação interna, uma empresa terá o ponto de partida para iniciar modificações e aprimoramentos capazes de tornar a troca de informações ainda mais assertiva;
- Adotar uma plataforma de comunicação interna: uma das melhores ações de comunicação interna – e que tornará todos os processos ainda mais otimizados – e adotar um sistema que unifica a transmissão de mensagens e informações entre a gestão e os colaboradores – também conhecida popularmente como intranet.
São várias as ações de comunicação interna que uma empresa pode aplicar – e que farão toda a diferença no resultado final da missão. Entretanto, como organizar todas elas de uma forma simples e direta? A solução para isso está na última dica: adotar um sistema de comunicação interna – e a MMCafé pode te ajudar nessa tarefa.
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São mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços que compõem a intranet corporativa da MMCafé. Com ela em mãos, a gestão da sua empresa terá disponível uma plataforma digital com ferramentas capazes de unificar toda a comunicação interna em um só lugar.
Além disso, a plataforma de comunicação da MMCafé irá possibilitar a gestão da sua empresa armazenar dados e materiais relevantes, ter um chat interno para conversas, enviar tarefas pelo mural, alertar e notificar os colaboradores, aplicar a gamificação e diversas outras possibilidades.
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