Muito além do que mera formalidade burocrática, uma central de atendimento em qualquer empresa será sempre indispensável para o bom funcionamento das atividades empresariais e garantir que os colaboradores terão todo o suporte necessário para suprir suas necessidades, dúvidas e todas as questões que forem necessárias para isso.
Para isso, existem diversas ferramentas e metodologias de trabalho que permitem a reformulação total da dinâmica de um RH para torná-lo cada vez mais eficiente, assertivo e profissional – e isso passa, diretamente, por se adaptar às mudanças e utilizar todas as tecnologias e novas ideias disponíveis sempre que as atualizações precisarem serem feitas.
Com a comunicação no RH, isso não é diferente. Além de tornar a central de atendimento mais moderna, com equipamentos de última geração e diversos programas e plataformas que permitam a sua melhor organização e profissionalismo, investir principalmente na sua comunicação interna é fundamental e indispensável para garantir o seu sucesso no geral.
Neste artigo, iremos compreender um pouco mais sobre as melhores dicas para poder tornar a comunicação no RH ainda mais otimizada e assertiva, além de entendermos qual a melhor maneira para trazer esse projeto para a realidade e obter resultados práticos. Mas, antes de vermos dicas de comunicação no RH, é bom saber: o que é comunicação no RH?
O que é a comunicação no RH?
Como citamos anteriormente, uma central de atendimento de uma companhia é extremamente importante para garantir a harmonia e a plena satisfação dos colaboradores dentro de um ambiente de trabalho.
Quando não há investimento em um RH, a equipe não conseguirá suprir suas necessidades, dúvidas e tampouco resolver conflitos de forma pacífica – o que torna o clima dentro da empresa bastante pesado e ineficiente, o que reduz os indicadores de desempenho e, consequentemente, a produtividade e engajamento.
Por este motivo é tão necessário garantir que o RH seja uma das maiores prioridades de uma companhia – uma vez que este setor é responsável por manter a ordem e equilíbrio entre todos os colaboradores de uma empresa – e desenvolver a comunicação no RH faz parte disso.
A atualização é o caminho
Não basta apenas modernizar equipamentos e metodologias – é preciso investir na comunicação interna e torná-la simples, leve e assertiva. Quando falamos da comunicação no RH, o objetivo principal a ser desenvolvido é encontrar a melhor maneira possível de garantir que a troca de mensagens e informações entre o Call Center e os demais colaboradores seja realizada de forma satisfatória – para ambos os lados.
Para isso, é necessário também investir em ferramentas capazes de cumprirem com este papel – e isso passa, diretamente, em saber quais são as tecnologias disponíveis hoje no mercado capazes de tornar esse objetivo uma realidade – e é justamente sobre elas que falaremos mais adiante.
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5 dicas para para tornar a comunicação no RH mais eficiente
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é a definição de comunicação no RH e como ela é importante para o pleno desenvolvimento de uma clima de trabalho harmonioso e funcional, podemos avançar para a próxima etapa deste artigo e vermos algumas dicas de como torná-la mais assertiva. São elas:
- Trace o perfil dos colaboradores: uma das maneiras mais eficientes para elevar o grau de satisfação da comunicação no RH é realizar uma pesquisa interna para descobrir o perfil de cada um dos colaboradores. Apesar de parecer simples, compreender como a equipe pensa e quais são as suas motivações é um ótimo caminho para encontrar a melhor maneira possível de realizar uma melhor troca de informações – o que irá garantir mais eficiência e resultado;
- Realize feedbacks constantes: um instrumento bastante utilizado por empresas de todo o mundo, a realização de feedbacks e questionários é uma forma muito interessante para descobrir quais são os erros e falhas na comunicação no RH – e o primeiro passo para a mudança é identificar o problema para que ele possa ser melhorado;
- Elabore reuniões entre RH e colaboradores: o melhor caminho para qualquer relação saudável será sempre o de manter os dois lados sempre conectados de forma harmoniosa. Para isso, executar reuniões frequentes entre o RH e a equipe em geral será capaz de gerar um clima amistoso no ambiente corporativo, o que estimula a comunicação e a torna cada vez mais inteligente;
- Atualize os métodos de comunicação: às vezes, boa parte do problema da comunicação no RH pode simplesmente estar em seu modelo arcaico e pouco funcional para os dias de hoje. Portanto, atualizar os métodos de como as informações são trocadas entre o RH e os demais colaboradores sempre será bem vindo e garantirá mais assertividade e profissionalismo;
- Adote uma plataforma de comunicação interna: por fim, o melhor caminho para trazer eficiência para a comunicação no RH é por meio de uma plataforma digital que seja capaz de unificar todas as áreas da empresa em um único sistema – o que torna toda a atividade empresarial mais simples, intuitiva, completa e otimizada.
Uma vez que expomos à você as melhores dicas de como tornar a comunicação no RH mais funcional e completa, uma pergunta deve ter ficado no ar: qual o melhor caminho para sintetizar todas essas ideias e fazê-las funcionar em conjunto e maximizar os resultados? Existe alguma ferramenta disponível no mercado capaz de executar essa tarefa?
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A MMCafé e sua missão de tornar a sua comunicação no RH otimizada
A resposta para a pergunta acima existe: sim, é possível unificar todas as nossas dicas por meio de uma plataforma digital de comunicação interna – também conhecida popularmente como Intranet Corporativa. E nós, da MMCafé, possuímos o sistema ideal para essa missão.
Com uma Intranet Corporativa rica e 100% personalizável, a plataforma de comunicação interna da MMCafé possui uma centena de funcionalidades, módulos e serviços que atendem todas as áreas de uma empresa.
Desde a troca de mensagens e informações mais simples e práticas entre a gestão e colaboradores até a operação de atividades mais complexas entre a equipe e o setor de Call Center, a MMCafé possui ferramentas específicas para aumentar a eficiência na comunicação no RH por meio do Fluxo de Atendimento, que automatiza o atendimento interno ao conduzir o colaborador para o setor exato capaz de resolver a sua necessidade.
São mais de 200 cases de sucesso que já incorporaram a nossa plataforma no ambiente de trabalho de suas empresas e mudaram, para a sempre, a forma como a comunicação interna é realizada no dia a dia de suas atividades corporativas.
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