Todo bom projeto precisa de uma excelente comunicação – afinal, se os membros envolvidos no projeto não estiverem dispostos a trabalharem juntos e com a mesma visão de futuro, as coisas simplesmente não funcionam.
Portanto, ter um bom endomarketing e comunicação interna é essencial para o bom funcionamento de qualquer grande iniciativa – e as empresas que não se adaptaram e não optaram por investir nessas duas coisas ficaram para trás.
Muito mais do que uma formalidade moderna das grandes empresas, quando endomarketing e comunicação interna são combinados em um único propósito, toda a empresa ganha – tanto os colaboradores, que se tornam mais engajados, quanto a gestão, que se torna ainda mais lucrativa e produtiva. Afinal de contas, o que é endomarketing e comunicação interna?
Endomarketing e comunicação interna: Como definir?
Antes de entendermos quais as vantagens em se aplicar o endomarketing e a comunicação interna na sua empresa, precisamos compreender o que é de fato cada uma delas. Afinal, estar consciente de como as coisas funcionam é o primeiro passo para poder utilizá-las da melhor maneira possível.
Começaremos essa abordagem com o endomarketing. Entretanto, para entendermos melhor o que ele é, precisamos mapear a sua origem e identificar o motivo da sua existência. Para isso, precisamos ir para a década de 70.
O começo do endomarketing
O ano era 1975. A empresa Johnson & Johnson, assim como todas as empresas do mundo, sentia uma grande dificuldade em unificar os colaboradores em torno de um objetivo. Ou seja, a falta de engajamento e motivação da equipe na hora de trabalhar juntos em prol de uma visão de futuro da companhia estava comprometida.
Saul Faingaus Bekin, que era gerente na época, quis dar um ponto final nisso. Contra tudo o que se fazia anteriormente em relação a este problema de falta de engajamento, ele propôs uma série de mudanças em relação ao modo como lidava com os seus colaboradores.
A ideia era simples, mas brilhante: se o marketing tradicional (isto é, o que era feito para agradar os clientes e gerar uma simpatia neles em relação a empresa) funcionava muito bem, por que não aplicar a mesma lógica, só que para dentro da empresa, para os colaboradores?
Foi com esse princípio que surgiu o endomarketing que significa, literalmente, “marketing para dentro”. Dessa forma, Bekin começou a pensar maneiras de aplicar o já conhecido esquema do marketing para todo o seu time, com técnicas, estratégias e estímulos capazes de gerarem interesse dos colaboradores em relação ao trabalho e ao meio em que eles estavam inseridos, com um sistema de gatilhos e recompensas. E hoje, a técnica já é bastante conhecida e reconhecida como eficaz e indispensável.
Veja: 3 formas de usar o endomarketing na sua empresa
A comunicação interna
É mais fácil falarmos primeiramente do endomarketing quando queremos também introduzir o sentido de comunicação interna. Isso acontece porque a comunicação interna pode ser compreendida como uma extensão ou um dos elementos que compõem o endomarketing.
A comunicação interna não se restringe apenas às trocas de mensagens entre os colaboradores, como o nome pode sugerir. Na verdade, a comunicação interna possui um sentido ainda maior: ela define a própria lógica de como é feita a transmissão de informações, de tarefas, missões, desafios e metas a serem cumpridas pela gestão aos colaboradores.
E por que ela é tão importante? Por um simples motivo: quando uma empresa não possui um bom sistema de comunicação interna, ela não consegue comunicar mensagens e informações relevantes, seja sobre a função dos colaboradores na empresa, as tarefas que eles precisam cumprir e tudo o que depende da comunicação. Dessa forma, ela é tão importante quanto qualquer outro elemento dentro do ambiente de trabalho.
Veja também: Guia definitivo para ter uma comunicação interna de qualidade
O papel da MMCafé para um endomarketing e comunicação interna de qualidade
Agora que você compreendeu a importância de se ter um endomarketing e comunicação interna de qualidade e como elas fazem toda a diferença entre os colaboradores, como aplicá-las de maneira eficaz e com resultado comprovado?
A dica perfeita para isso é simples: intranet. Uma intranet é uma plataforma de comunicação interna e, como o nome sugere, funciona como a internet, mas voltada para um público restrito, como uma instituição ou uma empresa. Portanto, é muito mais eficaz do que uma rede social, onde o objetivo é se conectar com as pessoas de maneira pública, irrestrita e geral: na intranet, tudo está unificado em um único lugar, concentrado e restrito.
A MMCafé, referência no mercado de intranet no Brasil a mais de 20 anos possui as ferramentas que a sua empresa precisa para aplicar o endomarketing e comunicação interna na sua empresa da forma mais assertiva possível. Isso porque a MMCafé trabalha com uma intranet original, construída e desenvolvida do zero, além de ser 100% personalizável, o que permite que ela se encaixe exatamente na demanda que a sua equipe precisa.
A MMCafé e o seu propósito
A MMCafé nasceu com um único e simples objetivo, que carrega até os dias de hoje: tornar a sua vida muito mais simples. Para isso, a plataforma de comunicação interna possui mais de 100 funcionalidades, módulos exclusivos e serviços prontos para atender a gestão da sua equipe e a todos os seus colaboradores.
Como uma rede social, a intranet da MMCafé possui todas as ferramentas usuais de comunicação, como chat, mural de notícias, alertas e notificações. Entretanto, por ser uma rede social corporativa, ela possui a capacidade de unificar a comunicação em um só lugar, o que permite um maior engajamento dos colaboradores com a própria empresa, otimiza o tempo de trabalho, facilita a organização e distribuição de informações e tarefas para toda a equipe, o que maximiza a produtividade da empresa.
Venha fazer parte da melhor intranet do Brasil
Por dois anos consecutivos, a MMCafé foi eleita como a melhor intranet do Brasil. Isso não acontece por acaso: nosso foco é na originalidade e eficiência. Não é atoa que possuímos mais de 200 cases de sucesso espalhados por todo o país.
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