O grande desafio das empresas do mundo é garantir o sucesso do cliente e a sua satisfação permanente, com o objetivo de mantê-lo sempre informado sobre novidades, produtos e serviços.

Familiarizar: Este é o foco principal do Sucesso do Cliente. Fazer com que o usuário dos serviços da companhia permaneça como um recorrente consumidor é a tarefa de um especialista na área.

Neste artigo, iremos falar mais sobre o que é o Sucesso do Cliente, os benefícios de se implementar a estratégia na sua empresa e como tornar seus colaboradores capacitados e integrados da melhor maneira possível!

O que é o Sucesso do Cliente?

Customer Success, ou Sucesso do Cliente, em tradução livre, é uma estratégia de vendas cujo objetivo principal é reter o cliente através de ferramentas e mecanismos que tornem o processo de suprir a demanda do consumidor da maneira simples e satisfatória possível.

Em outras palavras: O Sucesso do Cliente, como o próprio nome diz, busca não apenas suprir a demanda de um cliente, mas garantir que a experiência do consumidor com a empresa seja tão excelente a ponto de retê-lo como recorrente usuário dos produtos e serviços.

Essa estratégia não é apenas um nome bonito para técnicas de vendas ou coisas do tipo. Reter um cliente de maneira constante ao invés de investir na busca de um novo é 7 vezes mais barato para o orçamento da empresa.

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Reprodução: Bestarion.

Ou seja, o Sucesso do Cliente não apenas torna a empresa mais interessante para seus visitantes e clientes, como também maximiza os lucros da companhia e cria uma relação familiar entre a marca e seus consumidores, o que enriquece a autoridade da empresa e a torna mais confiável e segura.

Investir no Sucesso do Cliente é, literalmente, investir no orçamento da empresa. Uma companhia focada em satisfazer o cliente desde o primeiro contato até o pós venda é essencial para mantê-lo constantemente como consumidor e tornar a marca ainda mais forte no mercado. 

Veja mais sobre o que é Customer Success e como aplicá-lo na sua Central de Atendimento

As duas etapas do Sucesso do Cliente

Existem inúmeros mecanismos, ideais e ferramentas inteligentes que ajudam a compor o Sucesso do Cliente e torná-lo cada vez mais eficiente em seu objetivo enquanto empresa.

A sua estratégia de aplicação é bem estudada pelas empresas em todo o mundo e possui diversas técnicas bastante complexas. Entretanto, de maneira geral, o Sucesso do Cliente se divide em duas etapas:

Integração

Essa etapa consiste em tornar a experiência do cliente com o produto a melhor e mais satisfatória possível. É no primeiro contato com a empresa que o cliente busca resolver seu problema, e guiá-lo para este fim é o objetivo da Integração.

Portanto, essa etapa visa fazer o cliente se sentir ainda mais confortável no ambiente da empresa, tornar o processo de solução do problema ágil e eficaz – o que ajuda a otimizar os indicadores de performance.

Processo Pós Venda

Como o nome sugere, essa fase consiste na gestão do cliente após a venda ter acontecido. Ou seja: no Processo Pós Venda, a grande preocupação é garantir a percepção de que o produto ou serviço oferecido pela empresa é realmente satisfatório e que a companhia como um todo é tão confiável que o uso contínuo dos seus serviços é uma necessidade a ser suprimida.

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Reprodução: Medallia Strikedeck.

Dessa forma, a empresa garante que a boa imagem da marca é mantida durante todo o processo de pós-venda. Assim, o cliente não só é satisfeito na primeira etapa, como mantém sua visão positiva sobre a empresa e retorna a consumir seus produtos e serviços novamente.

Essa etapa é crucial para a retenção do consumidor. É por meio dela que a empresa cumpre com o objetivo do Sucesso do Cliente, ou seja, mantêm-no como um constante consumidor e diminui a rotatividade e a necessidade de buscar novos clientes.

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Comunique e integre

Não há nada mais importante no Sucesso do Cliente do que a comunicação. É só através de um contato eficiente entre a alta liderança e colaboradores que a sua equipe terá o que precisa para trazer as soluções aos seus clientes e guiá-los no caminho da satisfação

Desenvolver a comunicação interna entre a gestão e os colaboradores é o caminho para o Sucesso do Cliente. Portanto, a MMCafé irá disponibilizar para você as ferramentas ideias para capacitar o seu time na arte da comunicação interna direto na base, para torná-los aptos a atender o cliente cada vez melhor! Algumas dessas ferramentas são:

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Veja também: 6 Dicas para incrementar a sua intranet e torná-la um sucesso

Módulos

Torne sua equipe mais integrada e eficiente! Com os módulos, você terá acesso a uma série de ferramentas desenvolvidas com o que há de mais moderno em serviço de intranet! Alguns dos módulos fornecidos pela MMCafé são:

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O que é Customer Success?

Para entender o que é customer success, é importante entender que, diferente de uma central de atendimento – focada em dar o suporte técnico ao cliente – o customer success avalia a satisfação do cliente – e busca métodos e avalia indicadores para tornar a experiência com o público mais interessante.

Quais os benefícios de saber o que é Customer Success?

Quando a gestão sabe o que é customer success e aplica seus métodos, os clientes se tornam mais engajados em torno da empresa e ficam mais satisfeitos com os serviços da companhia.

O que é uma base de conhecimento?

Uma base de conhecimento é um sistema capaz de armazenar dados, materiais e documentos capazes de tornar os colaboradores mais capacitados e aptos.

Qual a melhor maneira de aplicar o Customer Success?

Agora que você já sabe o que é customer success, a melhor forma de utiliza-lo é através de uma plataforma de comunicação interna – a chamada intranet.

O que é uma intranet?

Uma intranet é um sistema digital de troca de informações entre gestão e colaboradores capaz de unificar a comunicação e permitir a administração das tarefas da equipe – e a intranet da MMCafé possui várias ferramentas capazes de garantir isso.

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