Skip to main content

Canais de comunicação interna: Conheça quais são os principais

Quais são os principais canais de comunicação interna disponíveis para serem aplicados na sua empresa hoje? Veja agora as melhores opções
Canais De Comunicacao Interna Conheca Quais Sao Os Principais
31/05/2023

A inserção de bons canais de comunicação interna em uma empresa é uma tarefa essencial para qualquer companhia que queira estabelecer um contato mais direto e funcional com os seus colaboradores.

No mundo corporativo, não basta apenas ter uma boa ideia: é preciso saber transmiti-la para a sua equipe da forma mais eficiente, rápida e simples possível – por isso um canal de comunicação é tão importante.

Com esse objetivo, dezenas de ferramentas foram desenvolvidas para estabelecer canais de comunicação interna dentro das empresas ao longo do tempo, cada uma voltada para atender a um certo nicho ou demanda exclusiva da empresa. Você sabe quais são esses canais de comunicação interna? Abaixo, falaremos mais sobre esses canais e qual a melhor opção para a sua empresa!

O guia definitivo para comunicação interna de sucesso

Os principais canais de comunicação interna

Uma empresa precisa manter seus colaboradores sempre informados e, para isso, o desenvolvimento de canais de comunicação interna é a solução para ter a equipe atualizada com os objetivos da empresa.

Para transmitir esse conteúdo, companhias de todo o mundo se utilizam das mais variadas formas de promover a informação no ambiente de trabalho. Algumas delas são as seguintes:

Mural

A instalação de um mural físico no local de trabalho é uma maneira extremamente simples e direta de comunicar aos colaboradores alguma mensagem, sugerir dicas e instalar lembretes.

Illustration Of Internet Communication Graphics 4074957 1 17
canais de comunicação interna.

O mural é um dos canais de comunicação interna que uma empresa com uma sede física pode criar. Porém, para grande parte de organizações modernas, que possuem a maioria ou toda a força de trabalho em home-office, a ideia pode ser um tanto quanto antiquada e nem um pouco funcional.

Newsletter digital

Um dos canais de comunicação interna utilizados por algumas empresas hoje em dia é a newsletter digital. Com ela, a companhia disponibiliza uma espécie de revista periódica, com informações atualizadas sobre os objetivos da empresa, ressalta os valores da companhia e fornece conteúdo e material para seus colaboradores.

Apesar de ser uma ideia relativamente funcional, a newsletter digital se restringe apenas às informações que gestão queira transmitir para sua equipe, sem a possibilidade de troca de interação, tanto entre os funcionários e a alta liderança quanto entre os próprios colaboradores.

Feature 11 1024X691 14
canais de comunicação interna.

Ainda há o empecilho de que a newsletter possui um atraso na comunicação, pois sua confecção costuma ser demorada e não permite uma comunicação real entre a informação que queira ser passada e o leitor que a consumirá.

E-mail

Certamente a ferramenta de troca de informações interna mais conhecida do mundo, o email é um dos canais de comunicação interna mais utilizados por empresas que queiram transmitir mensagens e documentos para um ou mais colaboradores.

Apesar de ser bastante versátil e simples, o email é bastante limitado nas suas funções e as informações são passadas de maneira engessada e nem um pouco intuitiva. Para um empresa que queira dinamismo e explorar a criatividade dos seus funcionários, o email já não é mais uma ferramenta adequada para os dias de hoje e opções muito mais modernas e completas já estão disponíveis no mercado.

Intranet

A intranet, ou plataforma de comunicação interna, é uma ferramenta digital que conecta a gestão de uma empresa e seus colaboradores em uma página online 100% interativa.

A intranet possui a função de ser “a internet da empresa”. Ela é um dos canais de comunicação interna capazes de interligar todos da empresa em um local centralizado, o que permite que a informação seja passada de maneira direta e segura.

Reproducao Avio
canais de comunicação interna. Reprodução: Avio.

Porém, existem intranets e intranets. Uma boa plataforma de comunicação interna é aquela que não somente seja capaz de conectar todos da equipe em um mesmo plano, mas que a sua página seja completa, intuitiva e simples de ser usada por todos.

Veja também: O que é uma intranet? Saiba mais sobre

A intranet campeã da MMCafé

Com a plataforma de comunicação interna da MMCafé, você terá acesso a um catálogo completo com as mais diversas funcionalidades, módulos e serviços possíveis para turbinar a sua empresa!

Reproducao Via Carreira B
canais de comunicação interna. Reprodução: Via Carreira.

Com a intranet interativa e dinâmica da MMCafé, a comunicação entre a gestão e os colaboradores se tornará muito mais simples, prática e completa! Além de permitir a transmissão de conteúdos informativos, galerias de fotos, vídeos, fornecimento de cursos profissionalizantes e muito mais, a MMCafé possui uma plataforma 100% personalizável! Dessa forma, conseguimos atender exatamente às demandas que a sua empresa precisa! Prático, não? 

Conheça mais sobre a intranet da MMCafé!

As funcionalidades exclusivas da MMCafé

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de intranet, nossa plataforma é um dos canais de comunicação interna que você precisa implementar na sua empresa! Com a nossa intranet, você terá acesso a uma série de funcionalidades, totalmente personalizáveis e interativas. Algumas dessas funcionalidades são:

  • Aplicativo: Pelo aplicativo que a MMCafé irá disponibilizar para você, manter seus funcionários atualizados será muito mais fácil e prático, principalmente àqueles que trabalham de maneira externa. Com o app, eles terão acesso a sua informação de qualquer lugar, sem a necessidade de um computador de mesa;
  • Mais acessados: Através desta funcionalidade, você poderá ver quais conteúdos foram mais acessados pelos seus colaboradores. Dessa forma, identificar quais são os materiais mais relevantes para eles! Ao focar nesse tipo de conteúdo, você aumentará o engajamento dos funcionários e irá torná-los mais eficientes e produtivos;
  • Dashboards: Tenha acesso aos dados, estatísticas e registros da plataforma. Deste modo, você terá mais controle sobre o funcionamento da sua intranet, poderá identificar os acertos e onde ela pode melhorar;

Essas são apenas algumas das mais de 100 funcionalidades extremamente práticas e funcionais que a MMCafé irá disponibilizar para você – e permitir a mudança na comunicação da sua empresa!

Serviços

A MMCafé conta com diversos serviços otimizados, prontos para atender exatamente a sua demanda e se encaixar perfeitamente na equipe da sua empresa! Alguns dos serviços fornecidos pela MMCafé são:

  • Conteúdo: A produção de material relevante e fundamental para a sua plataforma de comunicação interna está disponível. Dessa forma, você garantirá que seus funcionários estejam mais informados com materiais relevantes para a empresa;
  • Login Automático: Com ele, você poupa tempo para ter acesso a plataforma de maneira automática e simples;
  • Treinamento: A MMCafé fornecerá cursos básicos até avançados para promover a profissionalização dos seus colaboradores, o que irá torná-los mais eficientes e aptos para a o trabalho;
  • Suporte: A equipe da MMCafé estará disponível para atender às suas necessidades, esclarecer dúvidas e te ajudar a aprimorar ainda mais a sua plataforma de comunicação interna!

Gostou dos serviços que a MMCafé tem para te oferecer? Através da nossa intranet, que une diversos canais de comunicação interna em apenas uma plataforma simples e dinâmica, você terá o que é preciso para maximizar a produção dentro da sua empresa, torná-la mais rápida e muito mais funcional!

Solicite uma demonstração gratuita da nossa intranet!

Só a MMCafé, a empresa campeã por 2 anos consecutivos como a melhor em serviço de intranet no Brasil tem o que você precisa para otimizar o tempo na sua empresa, aumentar a eficiência dos seus colaboradores e maximizar a produtividade através do engajamento dos funcionários!

O que define a comunicação interna?

Trata-se de tudo o que envolve a troca de mensagens e informações entre a alta liderança e corpo de colaboradores de uma companhia.

Por que investir em uma boa comunicação interna?

Porque só ela é capaz de otimizar os processos internos da companhia e tornar os colaboradores mais produtivos e engajados.

Quais as vantagens de uma comunicação interna eficiente?

Capacidade de tornar os colaboradores mais motivados, satisfeitos, capacitados, unificar a troca de mensagens e maior produtividade de toda a equipe.

Qual a melhor forma de tornar a comunicação interna mais assertiva?

O melhor caminho para executar essa missão é através de um sistema digital de transmissão de informações – ou a chamada intranet.

Do que se trata uma plataforma de intranet?

A intranet é um sistema de comunicação interna – e digital – capaz de unificar toda a transmissão de informações e troca de mensagens entre a gestão e a companhia, otimizar o tempo e engajar os colaboradores com um espírito de equipe e de missão da empresa. A intranet da MMCafé possui as funcionalidades para criar isso.

Não perca tempo venha fazer parte de um dos mais de 200 cases de sucesso da MMCafé! Solicite uma demonstração 100% gratuita dos nossos serviços hoje mesmo e veja a mudança acontecer!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.