A gestão estratégica do capital humano das empresas, ou seja, seus colaboradores, tem gerado grande impacto nas corporações atualmente. Dessa maneira, fica a cargo dos gestores e do RH a parte de cuidar para que as equipes tragam resultados além do esperado e crie a otimização do trabalho com questionários.
Em primeiro lugar, o RH atua diretamente para criar um forte elo entre os colaboradores e a empresa e, a cada dia mais, esse setor e suas atribuições têm ganhado mais importância. Logo, o profissional de RH precisa de ferramentas que o ajudem na otimização do trabalho com questionários e melhore ainda mais os indicadores de desempenho dos colaboradores.
Afinal, desenvolver, motivar e capacitar pessoas para contribuírem com as metas da organização é um esforço contínuo e gerar a otimização do trabalho com questionários é uma excelente maneira de atingir esse objetivo. Aliás, como já falamos aqui, os colaboradores contribuem diretamente no crescimento da empresa.
Por que fazer a otimização do trabalho com questionários?
Considerando os pontos mencionados anteriormente, surgem então algumas questões, como, por exemplo: como treinar equipes com tempo curto e, ao mesmo tempo, tantos desafios? Aliás, como reforçar conhecimentos sem ser repetitivo, cansar o funcionário ou tomar muito de seu tempo? A tecnologia pode ser uma grande solução.
Então, continue lendo este artigo, pois vamos explicar como a otimização do trabalho com questionários podem ajudar nessa missão. Além disso, também vamos demonstrar por meio de ideias aplicadas em clientes da MMCafé como este módulo pode ser utilizado de inúmeras formas para gerar cases de sucesso.
Por que as empresas optam por gerar a otimização do trabalho com questionários da MMCafé?
Inicialmente, o Questionário parece uma ferramenta simples e de fato, ele foi desenvolvido com o objetivo de ser bastante intuitivo. Ainda assim, esta simples implementação na rotina da empresa agrega diversos benefícios que impactam a gestão e otimizam o dia a dia.
Fazer o uso de questionários é uma maneira simples – e extremamente eficiente – de quantificar o grau de satisfação dos colaboradores, identificar erros e coletar sugestões e ideias ara aprimorar ainda mais os processos internos. Confira algumas das vantagens da otimização do trabalho com questionários:
Sustentabilidade
Uma das vantagens obtidas na otimização do trabalho com questionários é a sustentabilidade. A princípio, a sustentabilidade está diretamente ligada ao consumo consciente, redução de gastos e contribuição com o meio ambiente. Acima de tudo, ela também é um posicionamento da empresa capaz de gerar valor para o negócio.
Por isso, muitas empresas buscam se tornar sustentáveis e afirmam acordos e propósitos voltados para isso. Porém este não é uma mudança que acontece da noite para o dia, dessa forma, muitos processos devem ser repensados.
Por exemplo, deixar de utilizar papel e caneta e utilizar uma ferramenta de comunicação digital é uma atitude simples, mas que demonstra uma postura coerente de empresas que abraçam a causa. Consequentemente, a atitude coerente com o discurso passa mais confiança aos colaboradores.
Mobilidade
Devido a pandemia, muitos times estão trabalhando em modelos diferentes, como home office, híbrido e presencial. Nesse sentido, pode ter ficado mais complicado para as empresas conseguirem aplicar seus treinamentos para todos, simultaneamente.
Em primeiro lugar, possuir uma Intranet para empresas é uma solução definitiva para os novos modelos de trabalho, pois permite um ambiente colaborativo mesmo à distância e ajuda a diminuir os problemas de comunicação – mais uma das maneiras como a otimização do trabalho com questionários é possível.
Além disso, com o módulo Questionário é possível realizar diversos treinamentos sem precisar reunir todas as pessoas em uma sala. Ou seja, o colaborador pode responder até mesmo pelo celular ou tablet, de onde estiver. Além disso, é possível enviar uma notificação para lembrá-lo de participar.
Geração de Dados e Relatórios
Com setores mais estratégicos, gerar dados para análise é fundamental, pois permite entender os resultados das medidas adotadas. Por outro lado, em um treinamento convencional, é muito difícil quantificar e analisar as respostas de forma rápida.
Já com a implementação do módulo de Questionário os dados são gerados em tempo real e armazenados em planilhas de controle. Aliás, a própria ferramenta analisa e cria relatórios inteligentes para mensurar os resultados e assim obter uma gestão mais ágil e eficaz.
Sem dúvida, este é um dos grandes diferenciais de trabalhar com Questionários: ter o controle correto de quem respondeu, o número de tentativas, além da média de erros e acertos. Enfim, tudo poderá ser analisado para que se tome medidas mais assertivas.
Maior adesão
Por ser uma ferramenta simples e intuitiva, o questionário é interessante para todos os tipos de público. Além disso, é possível trabalhar de diversas formas, como por exemplo, com questões de múltipla escolha ou dissertativas, permitir ou proibir a refação, etc.
Por ser bastante dinâmica, ela pode ser utilizada para várias utilidades, como mostraremos a seguir. Acima de tudo, é uma forma de engajar o colaborador a utilizar a Intranet, melhorar os seus KPI’s da Intranet e gerar a otimização do trabalho com questionários.
Em outras palavras, os questionários são tão acessíveis que podem ser utilizados com quem teve pouca ou até mesmo nenhuma experiência de uso da Intranet. Dessa forma, o usuário se sente à vontade e tranquilo para continuar utilizando, já que tem facilidade.
Moderno, dinâmico e inovador
Por fim, equipes campeãs trabalham para empresas que estão à frente, inovando e modernizando sua atuação. Logo, utilizar plataformas inovadoras que trabalham com tecnologias ajudam na otimização do trabalho com questionários e até mesmo a Gamificação, é uma forma de transmitir este valor.
Além disso, uma empresa inovadora inspira seus funcionários a compartilharem ideias, serem mais produtivos e propor formas ainda melhores de agilizar processos, elevar a satisfação do cliente e enfim, contribuir com o crescimento da companhia.
Veja também: Descubra as melhores ferramentas de comunicação interna para a sua empresa
Sugestões de utilização para gerar a otimização do trabalho com questionários
Enfim, são muitos os benefícios oferecidos pelos Questionários dentro da plataforma de Intranet. Mas como utilizar a ferramenta para conquistar resultados tão satisfatórios e obter o engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho?
Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos de empresas que utilizam o módulo e que transformaram – para sempre – todos os processos internos de sua empresa e conseguiram conquistar a motivação e espírito de superação na sua equipe. Confira!
Realização de treinamento completo de LGPD
Quando há alteração ou novas legislações em vigor, o tempo para se adaptar é muito curto, como foi o caso da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Segundo uma pesquisa recente realizada pela consultoria ICTS Protiviti, 74% das empresas brasileiras ainda não estão preparadas, mesmo a lei já estando em vigor.
Através do módulo Questionário, muitas empresas estão aplicando o treinamento em todas as frentes do negócio e reforçando os conhecimentos para testar o quanto os colaboradores e a empresa como um todo, estão preparados para trabalhar conforme a Lei.
Neste contexto, o módulo garante o acesso aos resultados para avaliar o nível de conhecimento da equipe e se necessário, agir rapidamente, evitando multas que variam de 2% do faturamento bruto a até R$50 milhões (por infração).
Capacitação de Vendedores
Equipes de Call Center e vendedores no geral precisam resolver problemas, tirar dúvidas e encontrar soluções de forma ágil. Para isso, as equipes precisam ser capacitadas e muitas vezes, leva tempo até conhecerem todos os produtos e soluções da empresa.
Apesar disso, nem sempre a empresa tem esse tempo, afinal, os consumidores não podem esperar. Como solução, os questionários são muito práticos para capacitar os vendedores de forma muito mais rápida e dinâmica, corrigindo inclusive questões onde o colaborador demonstra não ter domínio.
Afinal, não é preciso parar toda a rotina para realizar um curso extenso. Algumas empresas de Call Center criam questionários curtos, divididos por tópicos e bastam alguns minutos por dia treinando para memorizar e refletir todo o conteúdo, de forma natural.
Além disso, caso o gestor perceba através dos relatórios que o colaborador não está atingindo uma boa pontuação, ele pode encaminhá-lo para a Base de Conhecimento, um módulo de cursos dentro da Intranet MMCafé.
Realização de Pesquisa de Clima Organizacional
Muito se fala sobre engajar e aumentar a produtividade dos colaboradores no dia a dia do negócio. Porém, quando a empresa não sabe os reais motivos que levaram à queda na produtividade ou estão impedindo o próximo passo, qualquer esforço pode ser em vão.
Por isso, realizar a Pesquisa de Clima Organizacional regularmente é tão importante. Pois ela dará os indicadores certos para o diagnóstico dos pontos que precisam ser melhorados para otimizar o dia a dia das equipes.
Com o Questionário, fica muito mais fácil realizar a pesquisa e consultar seus resultados, garantindo uma rotina mais ágil e estratégica para as equipes de RH. Além disso, todos os dados ficam armazenados em segurança, podendo ser acessados sempre que for preciso.
Conheça o Módulo Questionário da Intranet MMCafé e veja todos os benefícios na prática!
Agora você já percebeu o quanto esta simples ferramenta pode impactar no dia a dia da sua empresa, seja no treinamento dos colaboradores, como também para testar o conhecimento ou até mesmo realizar pesquisas de satisfação.
Mas não para por aí: após realizar o estudo de caso de cada cliente, desenvolvemos soluções personalizadas de acordo com cada necessidade. Assim, conseguimos ampliar ainda mais as ideias, insights e oportunidades que a ferramenta pode contribuir.
Portanto, se você precisa otimizar sua gestão, agilizar sua rotina e elevar o nível da sua comunicação interna, fale agora com nossa equipe e solicite uma DEMO para introduzir o módulo na Intranet MMCafé, a mais completa do mercado.
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