Outubro rosa 2022 | 10 ações de endomarketing para conscientização!

Descubra tudo o que precisa sobre a campanha do Outubro Rosa e veja como conscientizar sua equipe
setembro 27, 2021

O Outubro Rosa é uma campanha nacional com um objetivo muito claro: conscientizar a população – e ajudá-la a identificar – sobre o câncer de mama, suas consequências, possíveis causas e como iniciar um possível tratamento e suporte necessário.

O câncer ainda é a segunda maior causa de mortes, e o de mama atualmente é o tipo que mais aflige as mulheres em todo o mundo. Segundo pesquisas, uma em cada oito mulheres podem desenvolver essa doença ao longo da vida.

Outubro Rosa | Mulher Segurando Fitilho Rosa
Outubro Rosa | Endomarketing para empresas

Ao considerar essas questões, surgiu o movimento Outubro Rosa, que visa alertar e trazer luz cada vez mais mulheres a respeito dos cuidados que podem (e devem!) ter, já que quanto mais precoce for o diagnóstico a respeito dessa doença, maiores são as chances de cura.

Fatores de risco para o câncer de mama

Ter em mente sobre o Outubro Rosa e tudo o que ele significa vai fazer toda a diferença na hora de identificar os problemas que ele pode trazer e aprender a lidar da melhor maneira possível. Alguns dos fatores de risco para o câncer de mama são os seguintes:

  •  Hábitos de vida não saudáveis: ingestão de bebidas alcoólicas, sedentarismo, ter sobrepeso, fumar, etc;
  • Menstruação precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após 55 anos);
  • Uso de contraceptivos com altas doses hormonais, por período prolongado;
  • Nuliparidade (não ter filhos);
  • Primeira gravidez após os 30 anos de idade;
  • Predisposição genética.

Portanto, deve-se analisar cada detalhe dos sintomas e ter toda a precaução do mundo, afinal, quando o assunto é saúde, é sempre importante levá-la em primeiro lugar. Sobre o exame do câncer, a campanha do Outubro Rosa alerta que toda mulher deve realizar o auto exame das mamas, com a possibilidade de ser realizado no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano.

Bbc Cancer Mama
Outubro Rosa | Endomarketing para empresas

Além do auto exame ser extremamente importante, é também necessário realizar um exame clínico anual das mamas para mulheres de 40 a 49 anos, por profissional da saúde especializado. Em caso de achados anormais, mamografia deverá ser prescrita. Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar mamografia a cada dois anos (quando não há sintomas).

Veja também: Como fazer um bom endomarketing para as campanhas de Agosto

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Ações de endomarketing para o outubro rosa

Se está na dúvida sobre como a sua empresa pode contribuir para a diminuição dessas tristes estimativas, essas ações de endomarketing podem ajudar muito! Veja:

– Ilumine a entrada da empresa com a cor rosa ou adicione um banner temático no local de maior destaque, por onde a maior parte dos colaboradores circulam;

– Ofereça uma consulta de check up ginecológico, em parceria com o plano de saúde ou outras operadoras, com a possibilidade de fazer exames como ultrassonografia ou Papanicolau;

– Promova o Pink Day – data em que todos os colaboradores vestem a cor rosa. É possível fazer essa ação mesmo em Home Office, incentivando que os funcionários utilizem vestimentas dessa cor em uma data pré combinada;

– Tematize a sua Intranet: customize banners e templates na cor rosa, vestindo a plataforma de comunicação interna da sua empresa com a campanha Outubro Rosa;

– Brindes personalizados: presenteie as colaboradoras com itens que remetam ao autocuidado, tematizados com frases relacionadas ao Outubro Rosa e pequenos lembretes para que a mulher cuide de sua saúde;

– Balões surpresa: encha de ar bexigas rosas e insira dentro de cada uma delas frases de autocuidado, para que as colaboradoras sintam o ambiente decorado e também possam participar de uma dinâmica estourando as bexigas, sendo contempladas com as frases e, por que não, alguns brindes;

– Café da manhã temático: que tal providenciar um momento de união com um café da manhã todo decorado com a cor rosa e frases com orientação para as mulheres em relação ao autocuidado com a saúde?!

– Histórias Inspiradoras: Divulgue na intranet, histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama e promova a compreensão de que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura;

– Outubro Rosa Social: Uma forma ainda mais impactante e gratificante de evidenciar a importância da campanha é através de ações sociais, promovendo doações à instituições que existem para ajudar esta causa;

– Inspire o Voluntariado: Através da Intranet ou Murais, você pode divulgar instituições e grupos de voluntários que trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas, informando como ajudar e participar.

Ou então, divulgar como ajudar as ONGs e instituições que contribuem com o movimento e de que forma realizar as doações. Estas foram algumas dicas de ações de endomarketing que podem ser feitas para sua empresa conscientizar ainda mais os colaboradores a respeito do Outubro Rosa.

Agora a pergunta é: tem uma forma mais simples de fazer isso? E a resposta é sim! Escolhendo a MMCafé, você consegue aplicar diversas ações de endomarketing para toda a sua equipe em poucos cliques, saiba como abaixo:

Conscientize sua equipe sobre o Outubro Rosa com a MMCafé!

A MMCafé está a mais de 20 anos no mercado e seu compromisso em transformar a comunicação interna da sua empresa e otimizar todos os processos continua o mesmo desde a fundação. Nosso objetivo é conquistado a cada dia e a missão da MMCafé permanece de pé, com mais de 200 cases de sucesso em todo o Brasil.

Pink Ribbon Cancer Sign White

Para auxiliar a sua empresa a realizar a campanha do Outubro Rosa, a MMCafé conta com mais de 100 funcionalidades, módulos de todos os formatos e serviços variados para atender exatamente a demanda que a sua equipe precisa. Além disso, a plataforma é 100% personalizável, o que permite que todas as necessidades da sua equipe sejam suprimidas.

  1. Qual a função do Outubro Rosa?

    A campanha visa conscientizar sobre o câncer de mama, trazer luz sobre o tema e ajudar a população a se prevenir e se atentar aos sintomas o mais cedo possível.

  2. Como conscientizar minha equipe?

    Existem diversas atividades e ações para engajar sua equipe nessa missão, mas a melhor ferramenta para isso é uma intranet.

  3. O que é uma intranet?

    Uma intranet é um sistema de troca de informações, dados e mensagens executados de maneira privada, ou seja, apenas usuários com permissão prévia podem utilizar a plataforma (muito usado em empresas em todo o mundo).

  4. Como é a intranet da MMCafé?

    A plataforma de comunicação da MMCafé é premiada e já foi eleita por 2 anos como a melhor do Brasil; com centenas de ferramentas, ela possui tudo o que uma empresa precisa para unificar a comunicação, transmitir tarefas, certificar o trabalho dos colaboradores e ter o melhor controle possível sobre sua equipe.

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