7 Ações de final de ano para empresas e centrais de atendimento

Confira ideias de ações de final de ano para empresas realizarem o endomarketing. Sugestões inovadoras para engajar colaboradores inclusive em sua central de atendimento.
Ações de final de ano
novembro 25, 2021

De fato, as comemorações de fim de ano são especiais pois trazem consigo um clima incomparável de festividade e renovação. Logo, as empresas devem aproveitar este momento para engajar colaboradores com ações de endomarketing de final de ano.

Afinal, esta época também representa a conclusão de um ciclo, seja ele bom ou ruim. Portanto, os colaboradores esperam que a empresa realize alguma ação, seja ela uma confraternização ou um momento de descontração.

Ações De Final De Ano Para Empresas
ações de final de ano para empresas.

Porém, para agradar, é muito importante sair da mesmice para não ser repetitivo ou até mesmo ultrapassado, com ações que não engajam. Além disso, com equipes trabalhando em diferentes modelos de trabalho, é preciso ser ainda mais criativo para alcançar todos.

Para te ajudar, selecionamos algumas ações de endomarketing de final de ano criativas e inovadoras. Então, continue lendo para conferir como a Intranet pode simplificar, facilitar e tornar as ações ainda mais interessantes e divertidas na sua empresa. Confira!

Benefícios de realizar ações de final de ano para empresas: endomarketing natal e ano novo

Antes de mais nada, como reforçamos aqui na MMCafé, as ações de endomarketing são importantes durante todo o ano. Por isso, trouxemos aqui no blog dicas de endomarketing para cada mês do ano.

Porém, o final de ano é o momento ideal de encerrar com chave de ouro todo este conjunto de ações. Portanto, o maior benefício é fortalecer o clima organizacional e a cultura da empresa. Além disso, também destacamos outros pontos positivos, tais como:

1. Integração de Equipes

Em suma, fortalecer laços entre os colaboradores é um dos desafios do endomarketing. Pois gerar um ambiente de proximidade sincera leva tempo de convivência e incentivo. Por outro lado, uma equipe que trabalha com leveza e harmonia entrega mais resultados.

Além disso, estimular a convivência entre os demais setores é ainda mais difícil. Logo, o final do ano pode ser o momento perfeito de promover um clima mais leve e agradável que propicie essa aproximação tão desejada.

2. Retribuir o colaborador

Em segundo lugar, não há nada mais recompensador do que se sentir valorizado e importante dentro do negócio. Por isso, nada de passar em branco! Afinal, simples gestos já são capazes de gerar este efeito.

Enfim, comemorar e agradecer por mais um ano, junto aos colaboradores, é uma forma de retribuir todo o esforço entregue durante este tempo. Em outras palavras, é uma forma de dizer: “chegamos juntos até aqui”.

3. Engajar para o próximo ano

Por fim, essas ações não precisam necessariamente ter o intuito apenas de despedida do ano que finaliza. Acima de tudo, é possível apontar direções para o próximo ano, engajando os colaboradores a seguirem em frente sem medo.

Portanto, encare os sentimentos de esperança e energia renovada como um potencializador das ações nesta data. Afinal, esse é o diferencial que torna as ações de final de ano tão indispensáveis.

7 Ideias de ações de de final de ano para empresas

As festas de final de ano são sempre bons momentos para unir a familia e amigos, relembrar as boas histórias e celebrar a comunhão e a vida em harmonia e tranquilidade.

Portanto, se as festas de fim de ano são tão importantes em nossa vida, aplicá-las em ações de final de ano para empresas é tão interessante quanto. Portanto, listamos abaixo algumas das melhores ações de final de ano para empresas. São elas:

1. Personalização

Em primeiro lugar entre as ações de final de ano para empresas, a personalização do ambiente é uma ótima forma de entrar no clima natalino. Seja no espaço presencial ou home office, use a criatividade e as cores para transmitir o clima festivo dentro da empresa.

Aliás, não se esqueça de também personalizar a Intranet! Além de alterar as cores, que tal criar um Dashboard Natalino todo decorado e com conteúdos especiais para a época?  

2. Mensagens Personalizadas

Em segundo lugar, crie diferentes cartões personalizados e incentive que os colegas troquem entre si, dedicando a mensagem a quem desejar. Aliás, você nem precisa gastar impressão: faça de forma sustentável!

Mas como? É muito simples: disponibilize os cartões dentro do Workplace e permita que os colaboradores troquem entre si de forma virtual, recebendo-os na sua caixa de entrada. Entre as ações de final de ano para empresas, essa é uma ótima opção.

Sua empresa já possui uma plataforma de Comunicação Interna? Confira 7 razões para implementar uma!

3. Rede Social corporativa

Uma forma de incentivar a aproximação dos pares é através do ambiente digital, na rede social corporativa. Logo, a dica é: a cada semana, escolha um tema e incentive que os colaboradores compartilhem suas experiências sobre ele, por exemplo:

  • Quais filmes natalinos você recomenda?
  • Qual receita especial não pode faltar no seu natal?
  • O que você indica fazer/visitar na virada?

Além dessas perguntas, entre as ações de final de ano para empresas, é importante também pedir ao colaborador para que ele indique uma leitura de qualidade para o recesso.

4. Gamificação

Uma ação de endomarketing de final de ano criativa e inovadora é utilizar a Gamificação para comemorar. Aliás, é muito mais interessante e motivador do que realizar um simples sorteio.

Cta_4_Saiba_O_Que_E_Quais_Sao_Os_Beneficios_E_Como_Aplicar_Gamificacao_Na_Empresa
ações de final de ano para empresas.

Por exemplo, você pode realizar desafios valendo premiações ou então, criar um Quiz especial de natal. Acima de tudo, use a criatividade, conectada ao universo da companhia.

5. Conteúdo

Aliado às ações já mencionadas ações de final de ano para empresas, que tal desenvolver um conteúdo especial de Natal e Ano Novo para a Intranet da Empresa? Logo, utilize este espaço para entregar à equipe conteúdos do seu interesse, incentivando um maior engajamento na Intranet. Por exemplo:

  • Curiosidades Natalinas;
  • Informações que sirvam como pistas para os Games;
  • Como se organizar para o próximo ano;
  • O que esperar para o próximo ano para o setor de “nicho da empresa.

Além de todas essas ideias de desenvolvimento de conteúdo para ações de final de ano para empresas, é importante também pensar em vídeos e mensagens elaborados pela família do colaborador.

Quer construir uma comunicação interna de sucesso? Leia também: O que colocar na Intranet da empresa

6. Retrospectiva

Todo ano tem seus desafios, por isso, é comum que as pessoas cheguem ao final dele esgotadas e com sentimento de que não realizaram nada. Por isso a retrospectiva é tão importante: ela lembra das coisas boas que aconteceram e os desafios superados!

Para isso, reúna os acontecimentos marcantes da empresa em um vídeo ou apresentação, com mensagens motivacionais e de agradecimento. Por fim, proponha o exercício de citar 3 coisas incríveis que aconteceram na sua vida neste ano.

7. Concurso

Por fim mas não menos importante, umas das ações de final de ano para empresas que podem ser executadas dentro da empresa envolve concursos. Portanto, promova-os para engajar os colaboradores. Por exemplo, um concurso de talentos musicais, fotografias feitas na empresa, histórias ou até mesmo frases natalinas.

Crie um local dentro da Intranet da empresa para postagem dos materiais, afinal, na Intranet MMCafé é possível armazenar todo tipo de documento, seja ele Pdf, vídeo, Word, etc. Além disso, dispare notificações para lembrar de participar e votar. Enfim, anuncie o ganhador durante a confraternização.

Conte com a MMCafé para elevar executar as ações de final de ano para empresas!

Enfim, o que determina o sucesso das ações de comunicação interna não são apenas as ideias mas sim, um planejamento estratégico aliado ao calendário de eventos e campanhas que acontecem durante todo o ano.

Acima de tudo, vale refletir sobre qual é o momento da empresa, o que é possível realizar e quais são os objetivos para promover um clima interno agradável e motivador. Afinal, esse clima influencia diretamente nos resultados e crescimento do negócio.

Enfim, sabemos que os desafios de promover uma comunicação interna eficiente vão muito além de ações. São também, diminuir a desinformação do colaborador, treinar equipes campeãs, formalizar processos, aumentar a produtividade, etc.

Cta_3_Exemplos_De_Intranet_Corporativa__8_Beneficios
ações de final de ano para empresas.

Pensando nisso, a MMCafé desenvolveu mais de 100 funcionalidades exclusivas para potencializar a sua plataforma. Além disso, oferecemos uma série de serviços como hospedagem, treinamento e suporte para garantir o sucesso do projeto!

O que são as festas de finais de ano?

As festas de finais de ano correspondem as comemorações realizadas no encerramento do mês de Dezembro (geralmente natal e ano novo).

Por que realizar ações de final de ano para empresas?

Porque essas ações são capazes de engajar os colaboradores em um ambiente de trabalho mais leve, harmônico e familiar – o que ajuda na integração e produtividade de toda a equipe.

Quais os benefícios de realizar ações de final de ano para empresas?

Maior satisfação do colaborador em relação a empresa, melhora nos indicadores de performance nas tarefas diárias, integração entre a equipe, ambiente de trabalho mais saudável e tranquilo.

Como efetivar as ações de final de ano para empresas da melhor forma?

A melhor maneira de realizar as típicas ações de final de ano para empresas é através de uma plataforma de comunicação interna – e a intranet é a melhor delas.

O que é uma plataforma de intranet?

É um sistema com a capacidade de unificar a transmissão de informações entre a gestão e os colaboradores da empresa – além de diversas outras ferramentas capazes de otimizar todos os processos internos da companhia. A intranet da MMCafé possui essas funcionalidades.

E se a sua empresa contar com uma central de atendimentos, a MMCafé contribui também para a melhoria dos indicadores dos resultados da equipe e gestão. Portanto, seja qual for o desafio do próximo ano, venha bater um papo com a MMCafé e descobrir como podemos ajudar a elevar o nível da sua comunicação interna durante todo o ano. Faça um teste gratuito e comprove!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.