Skip to main content

6 benefícios que um profissional engajado traz para uma empresa

Ambiente de trabalho leve, fluido, dinâmico e produtivo: Descubra o poder que um profissional engajado têm de mudar sua empresa para sempre
Profissional Engajado

É razoável afirmar que um profissional engajado possui toda a capacidade de ser ainda mais produtivo individualmente e trabalhar mais – o que ajuda a toda a empresa crescer junto.

Porém, você sabia que um colaborador que esteja comprometido com a visão da empresa não só é mais produtivo, como também transforma completamente o ambiente de trabalho e incentiva os outros colegas da equipe?

Essa é uma das diversas vantagens que um profissional engajado traz para a uma empresa – e a produtividade é a sua maior prova. Quer saber mais? Então descubra os benefícios agora!

A importância do engajamento no local de trabalho

Uma pesquisa realizada pela Gallup revelou que profissionais engajados causam um aumento de 22% na produtividade, 21% de lucratividade e 10% na retenção dos clientes.

Além dos benefícios de se ter um profissional engajado, há também uma redução nos custos e prejuízos da empresa: 37% na redução do absenteísmo, 25% a mais de retenção dos funcionários na empresa (menos rotatividade) e incríveis 48% de redução em acidentes de trabalho

Um profissional engajado gera valor para a empresa como um todo. Dessa forma, o colaborador passa a ter uma vontade de se comportar de forma altruísta, ou seja, ele passa a ser um bom jogador dentro do time, o que acaba por levar toda a equipe para a frente.

Amplifica Banner Blog Designer
Reprodução: Amplifica Digital.

Além de mais focado e comprometido na sua função específica, um profissional engajado possui uma compreensão geral da visão de longo prazo da empresa e, por estar motivado, têm a energia necessária para ir além das suas atribuições. Ou seja, uma excelente forma de atribuir e gerar valor para uma companhia é com o foco no engajamento dos seus colaboradores!

Os benefícios de obter um profissional engajado 

Que um profissional engajado faz toda a diferença, transforma o ambiente de trabalho e acaba por ser mais produtivo é inegável. Por isso, listamos uma série de vantagens e benefícios que um profissional engajado pode trazer para uma empresa:

  • Atitude positiva, senso de pertencimento e orgulho em relação a  empresa;
  • Maior credibilidade nos serviços e produtos que ele produz;
  • Melhor percepção de que a empresa valoriza e incentiva seu potencial;
  • Aumento da produtividade e lucratividade;
  • Redução dos prejuízos e gastos;
  • Construção de uma cultura forte e unida em torno do objetivo da empresa.

Esses são alguns dos diversos benefícios que uma empresa obtém na promoção de um profissional engajado e motivado. Portanto, incentivar uma cultura viva e empreendedora em seus colaboradores é essencial para crescer a empresa como um todo e é indispensável na promoção da marca da companhia.

Veja também: 5 dicas de como garantir o engajamento no trabalho 

Como moldar um profissional engajado 

Citamos acima as diversas vantagens de se ter um profissional engajado dentro da empresa. Porém, como atingir esse objetivo? A mesma pesquisa da Gallup também mostrou que apenas 13% dos trabalhadores do mundo se sentem engajados no seu ambiente de trabalho.

O Poder Do Profissional Engajado. Reprodução: Hostinger Tutoriais.
O Poder Do Profissional Engajado. Reprodução: Hostinger Tutoriais.

Muitas companhias tentam causar um espírito de motivação em seus funcionários por meio de ferramentas que, hoje em dia, já se provaram ultrapassadas e nem um pouco eficazes

Por isso, listamos abaixo algumas maneiras eficazes de se gerar uma cultura empreendedora e motivacional dentro do ambiente de trabalho, para criar um profissional engajado na equipe. Elas são:

Crie um plano de carreira 

Uma das melhores maneiras de engajar um colaborador é estabelecer um plano de carreira. Com isso, ele compreende que sua função na empresa não se resume ao cargo inicial que possui: a função atual na empresa é apenas o primeiro de muitos degraus.

Deste modo, o profissional engajado pensa junto com a empresa, ou seja, a longo prazo. O cumprimento da sua função passa a ser uma construção duradoura com o objetivo de crescer cada vez mais dentro da equipe.

Isso não apenas o torna mais motivado e feliz, mas o insere no plano de futuro da empresa, o incentiva a se profissionalizar e se capacitar cada vez mais, o que aumenta a produtividade da empresa e consequentemente gera mais valor para a equipe como um todo.

Invista no treinamento dos colaboradores 

Quando os colaboradores da equipe são treinados e capacitados, com cursos profissionalizantes e palestras promovidos pela empresa, por exemplo, eles sentem que a companhia se preocupa com a evolução técnica deles e passam a valorizar mais o seu próprio trabalho.

Dessa forma, você cria uma profissional engajado por fazê-los sentir importantes e fundamentais para a empresa. Isso os torna mais eficientes, o que aumenta a produtividade individual e o engajamento coletivo dos seus profissionais.

Reconheça e recompense boas ideias 

Não existe nada melhor que receber um presente. É bastante comum que em datas comemorativas as pessoas presenteiam umas às outras como forma de demonstrar carinho e afeto para uma pessoa que você valoriza.

Agora imagine ser gratificado pela sua própria empresa! E ainda melhor, ser presenteado não apenas por algo comum, como uma data de aniversário, mas sim, por um feito louvável e meritório dentro do ambiente de trabalho. Interessante, não?

Dessa forma, você cria um ambiente de autodesafio com os seus colaboradores, onde eles estarão ainda mais motivados a baterem suas metas e serem recompensados por isso.

Realize pesquisas de engajamento 

Através de pesquisas internas sobre engajamento dentro da empresa, é possível ter uma noção do quanto os colaboradores estão entusiasmados em realizar a sua função na equipe e consequentemente procurar formas de solucionar o problema.

Uma das melhores maneiras é através do endomarketing. Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é a promoção dos funcionários dentro da própria empresa. Ou seja, o marketing interno é um conjunto de práticas e ferramentas capazes de tornar os funcionários mais motivados, focados, unidos e produtivos.

Entenda 3 formas de usar o endomarketing na sua plataforma de comunicação

Otimize a sua comunicação interna

Por último mas tão importante quanto as demais está a otimização da sua comunicação interna. Para isso, a melhor maneira de se instituir uma comunicação direta, prática e eficiente entre a alta liderança e os colaboradores é através de uma plataforma digital de comunicação interna.

Mulher Estudando Design Grafico Em Casa 1024X717 1
Reprodução: Andrew Silva.

Com isso, a gestão terá a capacidade de transmitir as tarefas do dia, material de estudo, avisos, a disponibilização de cursos, contato direto com os colaboradores entre milhares de outras funcionalidades.

Através de uma boa plataforma de comunicação interna, uma empresa conseguirá atingir diretamente seus funcionários, terá mais controle sobre a produtividade, informações técnicas do rendimento e poderá ouvir sugestões e solucionar problemas de uma maneira muito mais simples e eficaz.

Como a plataforma de comunicação da MMCafé pode te ajudar no engajamento 

Para isso, a MMCafé conta com a melhor plataforma de comunicação interna para a sua empresa! Com mais de 20 anos de experiência, a MMCafé foi eleita por 2 anos consecutivos como a melhor empresa de intranet do Brasil!

Para criar um profissional engajado, a MMCafé conta com diversas funcionalidades que geram o espírito de equipe e motivação necessários para promover seus colaboradores a um outro patamar de eficiência e produtividade!

Aplicativo com comunicação direta ao colaborador 

A maneira mais ágil que uma empresa poderia ter para passar uma mensagem, aviso, informar sobre novidades ou qualquer outra necessidade para o colaborador é através de uma comunicação que, além de prática, seja acessível em qualquer lugar.

Através do aplicativo criado pela MMCafé para você, a comunicação com os funcionários alcançará um novo nível: Será possível manter o colaborador informado sobre qualquer assunto em qualquer ambiente em que ele estiver. 

Ou seja, além de bastante prático, é perfeito para os funcionários que trabalham de maneira externa. Através do aplicativo instalado no celular, a alta liderança terá contato direto com os funcionários, sem a necessidade de um computador fixo ou por comunicação física em uma sala de reunião, por exemplo.

Feedback de conteúdo, enquetes, banners e comentários

Através da plataforma 100% intuitiva e funcional da MMCafé, os colaboradores terão acesso a uma infinidade de funcionalidades, montadas e personalizadas exclusivamente para atender a sua demanda!

Com a aba de feedback de conteúdo e enquetes, a empresa terá acesso às informações necessárias para corrigir, extinguir ou melhorar determinadas ferramentas e práticas dentro da empresa.

Por meio dos banners, a alta liderança terá capacidade de comunicar de maneira geral avisos e informações relevantes para todos os colaboradores; através da funcionalidade dos comentários, os funcionários poderão interagir diretamente na publicação, seja na sugestão de dicas, na confirmação do recebimento do aviso e muito mais!

Gamificação: Uma forma inteligente de se competir

Através da gamificação, um dos diversos módulos disponíveis para os clientes da MMCafé, os colaboradores serão desafiados a competirem entre si, de maneira justa e saudável, onde as funções e atribuições de cada um é ranqueada e distribuída através de pontos, níveis e premiações.

Com o sistema de gamificação, a competição é incentivada, e os vencedores ganham prêmios exclusivos, que ressaltam sua capacidade produtiva e funcional dentro da equipe!

Potencialize a sua comunicação interna com a MMCafé! 

O que falta para você fazer parte da equipe da MMCafé e contratar a plataforma de comunicação interna com todas as funcionalidade que a sua empresa precisa hoje mesmo?

O que é engajamento?

O engajamento diz respeito a motivação e disposição do colaborador em relação as tarefas exercidas dentro do ambiente de trabalho.

Do que se trata o profissional engajado?

O profissional engajado é aquele que está comprometido com a missão e objetivos da empresa e se empenha de maneira acima da média em relação ao seu trabalho.

Por que investir em um profissional engajado?

Porque essa é a melhor maneira de torna-lo mais produtivo, melhorar o ambiente de trabalho e estimular a harmonia entre os colaboradores.

Como tornar um colaborador mais engajado?

Um bom caminho para isso é se utilizar de uma plataforma de comunicação interna – ou a chamada intranet.

Do que se trata uma intranet?

Uma intranet é uma ferramenta digital capaz de unificar a comunicação da empresa em torno de um único sistema – e a MMCafé possui a capacidade de fazer isso e muito mais.

Não perca mais tempo e venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso em todo o Brasil que já contrataram os serviços de intranet Coporativa da MMCafé – e transformaram a comunicação interna da sua companhia – agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.