Skip to main content

Jogos Olímpicos de Tóquio: 6 ações de Endomarketing

Após um ano de atrasos, os Jogos Olímpicos de Tóquio começaram nesta sexta (23/7) oficialmente após terem sido adiados em razão da pandemia da Covid-19.
8Cc84D68 Tokyo Olympics Kreedon 1200X900 1 800X450 1

Os jogos olímpicos fazem parte de um evento marcante na história da humanidade. Celebrar a força, a vitalidade e a habilidade humana é fantástico e todos os países do mundo se encontram para comemorar a capacidade da humanidade de superar os seus próprios limites. Desta vez, são os Jogos Olímpicos de Tóquio que protagonizaram o evento.

Jogos Olimpicos De Toquio
Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing

Embora a cerimônia de abertura tenha ocorrido nesta sexta (23 de julho), alguns eventos começaram alguns dias antes por conta do atrasado pela pandemia de COVID em todo o mundo. Alguns desses eventos são o beisebol, softbol e futebol, que tiveram suas partidas iniciadas em 21 de julho. Os jogos Olimpicos de Tóquio terão cinco novos esportes, como Beisebol, karatê, surfe, escalada e skate.

Para celebrar os Jogos Olímpicos de Tóquio e aproveitar este grande momento da humanidade, criamos este artigo para expor á você as 6 melhores ações de endomarketing para a sua empresa engajar os colaboradores neste tema e tornar a equipe ainda mais unida e produtiva.

IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING

As ações de endomarketing, que envolvem estratégias de comunicação e motivação dos colaboradores, são cruciais para empresas que buscam melhorar sua performance e vantagem competitiva. Essas iniciativas contribuem para aprimorar o clima organizacional, reduzir o turnover e aumentar a produtividade e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, resultando em maior eficiência e eficácia empresarial.

Jogos Olimpicos De Toquio
Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing

Quando os funcionários estão motivados e satisfeitos, eles se tornam embaixadores da marca, promovendo-a entre seus contatos profissionais e pessoais, o que pode gerar novos clientes e talentos para a empresa.

Além disso, o endomarketing pode ser utilizado como uma ferramenta de desenvolvimento dos colaboradores, oferecendo programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências, o que aumenta sua satisfação e, consequentemente, a retenção de talentos.

Essas ações, portanto, são fundamentais para a sustentabilidade empresarial, seja no âmbito interno ou externo, e devem ser consideradas como parte integrante da estratégia organizacional.

A TEMÁTICA DE COMPETIÇÕES EM EMPRESAS

A competição pode ser uma temática interessante para empresas que desejam promover ações de endomarketing. É possível criar programas de incentivo, premiações e reconhecimento para estimular a competitividade saudável entre os colaboradores, incentivando-os a superar metas e desafios.

No entanto, é importante ressaltar que a competição deve ser encarada como um estímulo para a melhoria contínua e não como um fator de estresse ou desmotivação. É importante estabelecer regras claras e justas, além de oferecer suporte e treinamento aos colaboradores para que eles possam competir de forma equilibrada e com segurança.

Jogos Olimpicos De Toquio
Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing

Outra possibilidade é realizar competições internas entre equipes ou departamentos, o que pode contribuir para o fortalecimento do trabalho em equipe e o alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado para não criar uma cultura excessivamente competitiva, que pode gerar conflitos e prejudicar o clima organizacional.

AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO

Unificar a comunicação interna de uma empresa passa por trazer os interesses coletivos dos colaboradores em um bom endomarketing. Como estamos no momento dos jogos olímpicos de Tóquio, separamos 6 boas ideias para aplicar em sua companhia. São elas:

  • Espaço olímpico: Crie um espaço temático e lúdico, que lembre os Jogos Olímpicos. Isso ajudará a aproximar os colaboradores, além de ser um espaço de descontração para ajudar a unir o time.
  • Decoração de ambientes: Promover a decoração do ambiente com curiosidades sobre o país sede das Olimpíadas, irá ampliar o conhecimento dos colaboradores em relação aos aspectos culturais.
  •  Gamificação: Use a intranet MMCafé e crie estratégia e interações lúdicas, e aumente a performance do seu time. A Gamificação é um método que utiliza mecânicas e dinâmicas de jogos, com o intuito de engajar seu público.
  • Proporcione palestra virtual: Promova a conscientização sobre a importância das atividades físicas. Convide um palestrante, pode ser um profissional de educação física. Promova o encontro presencial ou por aplicativos de vídeo chamadas ou webinários.
  • Planeje Atividades: Mesmo com boa parte dos colaboradores ainda em casa, planeje atividades e dinâmicas que façam com que as pessoas conheçam outros esportes. Essas atividades podem ser através de mini-aulas.
  • Quiz Interativo: O Quiz é uma ótima ferramenta para testar e/ou promover o conhecimento entre os colaboradores. Crie Quizes com perguntas relacionadas aos resultados dos jogos, ou outras temáticas relacionadas às olimpíadas e utilize o acerto de respostas para criar um ranking entre a sua equipe, recompensando os melhores colocados.

Com a aplicação dessas simples – mas extremamente eficientes e assertivas – ações de endomarketing, a gestão da sua empresa será capaz de unificar – ainda mais – os colaboradores e trazer o espírito esportivo e de superação como cultura para o ambiente de trabalho.

Veja mais: 3 formas de usar o endomarketing na sua plataforma de comunicação interna

ONDE E COMO REALIZAR AÇÕES DE ENDOMARKETING?

As ações de endomarketing devem ser realizadas de forma estratégica, considerando a cultura e realidade da empresa e seus colaboradores. É importante que a empresa possua um portal de comunicação interna para realizar essas ações, que pode ser uma plataforma digital com diversos recursos, como chat interno, fóruns, comunicados, enquetes, entre outros.

Jogos Olimpicos De Toquio
Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing

Por meio desse portal, é possível estabelecer um canal de comunicação direto com os colaboradores, compartilhando informações relevantes sobre a empresa e seus produtos e serviços, além de promover ações que incentivem o engajamento e a motivação dos funcionários, como programas de treinamento e desenvolvimento, campanhas de incentivo, palestras e eventos internos.

Também é possível utilizar outras ferramentas de comunicação, como e-mails, reuniões presenciais ou virtuais e dinâmicas de grupo, para promover o alinhamento dos colaboradores com os objetivos e valores da empresa, além de estabelecer um ambiente mais colaborativo e produtivo.

Traga os Jogos Olímpicos de Tóquio para sua empresa com a MMCafé!

Neste artigo, mostramos como os jogos olímpicos de Tóquio podem ser utilizados para promover um ambiente diferenciado e muito mais especial. Esperamos que as dicas te ajudem a compartilhar bons momentos com seus colaboradores mesmo ainda em tempos de home office.

Com a MMCafé, empresa presente no mercado brasileiro a mais de 20 anos, você terá todas as ferramentas que precisa para revolucionar a comunicação interna da sua companhia para sempre. Com mais de 100 funcionalidades, serviços variados e módulos práticos, a gestão da sua empresa será capaz de otimizar ainda mais o tempo de trabalho da sua equipe, melhorar os indicadores de performance e aumentar ainda mais a produtividade – e engajamento – de todo o seu time.

Jogos Olimpicos De Toquio
Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing

Venha fazer parte da nossa história e se descubra porque a MMCafé possui mais de 200 cases de sucesso em todo o Brasil – que transformaram todos os processos da empresa e otimizaram o tempo e produtividade dos colaboradores. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.