Jogos Olímpicos de Tóquio: 6 ações de Endomarketing
![Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing 1 8Cc84D68 Tokyo Olympics Kreedon 1200X900 1 800X450 1](https://blog.mmcafe.com.br/wp-admin/admin-ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp-content%2Fuploads%2F2022%2F05%2F8cc84d68-tokyo-olympics-kreedon-1200x900-1-800x450-1.jpeg%22%2C%22thumbnail%22%3A%221080%2C420%2C%22%7D&hash=3390ec72)
Os jogos olímpicos fazem parte de um evento marcante na história da humanidade. Celebrar a força, a vitalidade e a habilidade humana é fantástico e todos os países do mundo se encontram para comemorar a capacidade da humanidade de superar os seus próprios limites. Desta vez, são os Jogos Olímpicos de Tóquio que protagonizaram o evento.
![Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing 3 Jogos Olimpicos De Toquio](https://blog.mmcafe.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Post-13-CTA-2-Organize-e-formalize-ja-a-comunicacao-da-sua-empresa-1024x285.png)
Embora a cerimônia de abertura tenha ocorrido nesta sexta (23 de julho), alguns eventos começaram alguns dias antes por conta do atrasado pela pandemia de COVID em todo o mundo. Alguns desses eventos são o beisebol, softbol e futebol, que tiveram suas partidas iniciadas em 21 de julho. Os jogos Olimpicos de Tóquio terão cinco novos esportes, como Beisebol, karatê, surfe, escalada e skate.
Para celebrar os Jogos Olímpicos de Tóquio e aproveitar este grande momento da humanidade, criamos este artigo para expor á você as 6 melhores ações de endomarketing para a sua empresa engajar os colaboradores neste tema e tornar a equipe ainda mais unida e produtiva.
IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING
As ações de endomarketing, que envolvem estratégias de comunicação e motivação dos colaboradores, são cruciais para empresas que buscam melhorar sua performance e vantagem competitiva. Essas iniciativas contribuem para aprimorar o clima organizacional, reduzir o turnover e aumentar a produtividade e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, resultando em maior eficiência e eficácia empresarial.
![Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing 4 Jogos Olimpicos De Toquio](https://blog.mmcafe.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Post-13-CTA-3-Organize-e-formalize-ja-a-comunicacao-da-sua-empresa-1024x285.png)
Quando os funcionários estão motivados e satisfeitos, eles se tornam embaixadores da marca, promovendo-a entre seus contatos profissionais e pessoais, o que pode gerar novos clientes e talentos para a empresa.
Além disso, o endomarketing pode ser utilizado como uma ferramenta de desenvolvimento dos colaboradores, oferecendo programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências, o que aumenta sua satisfação e, consequentemente, a retenção de talentos.
Essas ações, portanto, são fundamentais para a sustentabilidade empresarial, seja no âmbito interno ou externo, e devem ser consideradas como parte integrante da estratégia organizacional.
A TEMÁTICA DE COMPETIÇÕES EM EMPRESAS
A competição pode ser uma temática interessante para empresas que desejam promover ações de endomarketing. É possível criar programas de incentivo, premiações e reconhecimento para estimular a competitividade saudável entre os colaboradores, incentivando-os a superar metas e desafios.
No entanto, é importante ressaltar que a competição deve ser encarada como um estímulo para a melhoria contínua e não como um fator de estresse ou desmotivação. É importante estabelecer regras claras e justas, além de oferecer suporte e treinamento aos colaboradores para que eles possam competir de forma equilibrada e com segurança.
![Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing 5 Jogos Olimpicos De Toquio](https://blog.mmcafe.com.br/wp-content/uploads/2022/03/POST-8-CTA-4-Saiba-o-que-e-quais-sao-os-beneficios-e-como-aplicar-gamificacao-na-empresa-1024x230.png)
Outra possibilidade é realizar competições internas entre equipes ou departamentos, o que pode contribuir para o fortalecimento do trabalho em equipe e o alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado para não criar uma cultura excessivamente competitiva, que pode gerar conflitos e prejudicar o clima organizacional.
AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO
Unificar a comunicação interna de uma empresa passa por trazer os interesses coletivos dos colaboradores em um bom endomarketing. Como estamos no momento dos jogos olímpicos de Tóquio, separamos 6 boas ideias para aplicar em sua companhia. São elas:
- Espaço olímpico: Crie um espaço temático e lúdico, que lembre os Jogos Olímpicos. Isso ajudará a aproximar os colaboradores, além de ser um espaço de descontração para ajudar a unir o time.
- Decoração de ambientes: Promover a decoração do ambiente com curiosidades sobre o país sede das Olimpíadas, irá ampliar o conhecimento dos colaboradores em relação aos aspectos culturais.
- Gamificação: Use a intranet MMCafé e crie estratégia e interações lúdicas, e aumente a performance do seu time. A Gamificação é um método que utiliza mecânicas e dinâmicas de jogos, com o intuito de engajar seu público.
- Proporcione palestra virtual: Promova a conscientização sobre a importância das atividades físicas. Convide um palestrante, pode ser um profissional de educação física. Promova o encontro presencial ou por aplicativos de vídeo chamadas ou webinários.
- Planeje Atividades: Mesmo com boa parte dos colaboradores ainda em casa, planeje atividades e dinâmicas que façam com que as pessoas conheçam outros esportes. Essas atividades podem ser através de mini-aulas.
- Quiz Interativo: O Quiz é uma ótima ferramenta para testar e/ou promover o conhecimento entre os colaboradores. Crie Quizes com perguntas relacionadas aos resultados dos jogos, ou outras temáticas relacionadas às olimpíadas e utilize o acerto de respostas para criar um ranking entre a sua equipe, recompensando os melhores colocados.
Com a aplicação dessas simples – mas extremamente eficientes e assertivas – ações de endomarketing, a gestão da sua empresa será capaz de unificar – ainda mais – os colaboradores e trazer o espírito esportivo e de superação como cultura para o ambiente de trabalho.
Veja mais: 3 formas de usar o endomarketing na sua plataforma de comunicação interna
ONDE E COMO REALIZAR AÇÕES DE ENDOMARKETING?
As ações de endomarketing devem ser realizadas de forma estratégica, considerando a cultura e realidade da empresa e seus colaboradores. É importante que a empresa possua um portal de comunicação interna para realizar essas ações, que pode ser uma plataforma digital com diversos recursos, como chat interno, fóruns, comunicados, enquetes, entre outros.
![Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing 6 Jogos Olimpicos De Toquio](https://blog.mmcafe.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Post-12-CTA-1-Clique-aqui-para-acessar-o-eBook-Gratuito-O-Guia-da-Comunicacao-Interna-1024x285.png)
Por meio desse portal, é possível estabelecer um canal de comunicação direto com os colaboradores, compartilhando informações relevantes sobre a empresa e seus produtos e serviços, além de promover ações que incentivem o engajamento e a motivação dos funcionários, como programas de treinamento e desenvolvimento, campanhas de incentivo, palestras e eventos internos.
Também é possível utilizar outras ferramentas de comunicação, como e-mails, reuniões presenciais ou virtuais e dinâmicas de grupo, para promover o alinhamento dos colaboradores com os objetivos e valores da empresa, além de estabelecer um ambiente mais colaborativo e produtivo.
Traga os Jogos Olímpicos de Tóquio para sua empresa com a MMCafé!
Neste artigo, mostramos como os jogos olímpicos de Tóquio podem ser utilizados para promover um ambiente diferenciado e muito mais especial. Esperamos que as dicas te ajudem a compartilhar bons momentos com seus colaboradores mesmo ainda em tempos de home office.
Com a MMCafé, empresa presente no mercado brasileiro a mais de 20 anos, você terá todas as ferramentas que precisa para revolucionar a comunicação interna da sua companhia para sempre. Com mais de 100 funcionalidades, serviços variados e módulos práticos, a gestão da sua empresa será capaz de otimizar ainda mais o tempo de trabalho da sua equipe, melhorar os indicadores de performance e aumentar ainda mais a produtividade – e engajamento – de todo o seu time.
![Jogos Olímpicos De Tóquio: 6 Ações De Endomarketing 7 Jogos Olimpicos De Toquio](https://blog.mmcafe.com.br/wp-content/uploads/2021/12/CTA-3-SOLICITE-DEMONSTRACAO-SEM-CUSTOS-DA-PLATAFORMA-MMCAFE-1-1024x285.png)
Venha fazer parte da nossa história e se descubra porque a MMCafé possui mais de 200 cases de sucesso em todo o Brasil – que transformaram todos os processos da empresa e otimizaram o tempo e produtividade dos colaboradores. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!