Os indicadores de comunicação interna são meios para mensurar a eficiência de toda a comunicação entre colaboradores, identificando possíveis falhas e oportunidades de melhorias. Ou seja, através deles é possível ser mais assertivo no seu plano estratégico de CI.
Entretanto, apesar de investir na comunicação e, inclusive, em ações de endomarketing, é comum que as empresas não saibam como mensurar os resultados. Com isso, fica cada vez mais difícil medir a eficiência e definir os objetivos de seus esforços.
Então, que tal entender melhor quais são os principais indicadores de comunicação interna que podem auxiliar na hora de mensurar os resultados e eficácia das ações da sua empresa? Continue lendo este artigo!
3 Motivos para mensurar a eficiência da comunicação interna
Ter uma boa comunicação interna é muito importante, pois os colaboradores estão diretamente envolvidos em todos os processos da empresa. Por isso, a clareza na comunicação tem impacto significativo em todos os resultados. Assim como todos os setores, a comunicação interna precisa estar em constante evolução para contribuir com os avanços do mercado.
E como os indicadores de comunicação interna podem contribuir com isso?Para você entender melhor, enumeramos 3 motivos que comprovam a importância de mensurar a eficiência da comunicação interna e suas consequências dentro da organização. Confira!
1. Criar ações mais assertivas
Os indicadores contribuem para criar um diagnóstico com base nas principais necessidades e melhorias na comunicação da equipe. Com base neste diagnóstico, a equipe de CI pode tomar decisões mais assertivas. Nesse sentido, os indicadores de comunicação interna podem ajudar a responder as principais questões na hora de definir as próximas ações, tais como:
- Quais são os problemas enfrentados pelo time?
- Qual será a abordagem adotada para esta ação?
- Qual o principal objetivo e resultados esperados?
Por isso, é importante fazer um investimento em indicadores de comunicação interna e levá-los em conta – afinal, ter em mente esse ponto faz toda a diferença na gestão e com os colaboradores.
2. Clareza na hora de comunicar
Com ações mais assertivas, é possível se conectar com os colaboradores e transmitir as mensagens de forma muito mais clara e objetiva. Isso significa que os colaboradores compreendem a mensagem, o que aumenta consideravelmente a eficácia das ações.
Nesse sentido, quanto mais a empresa implementa novas ações, avalia os resultados e repensa suas estratégias, mais é possível identificar as falhas e encontrar as melhores soluções para corrigi-las. Enfim, colaboradores e empresas passam a falar “a mesma língua”.
Descubra: Quais são os principais canais de comunicação interna
3. Reuniões mais produtivas
Por fim, os indicadores de comunicação interna irão mostrar o que tem dado certo ou errado. Logo, as decisões serão estratégicas e não mais um conjunto de sentimentos e achismos.
Afinal, quando se tem indicadores que ajudam a avaliar os resultados, fica muito mais fácil estabelecer metas, objetivos e cada vez mais, implementar as melhorias necessárias. Logo, isso fortalece o time de CI para alcançar resultados cada vez melhores.
Dito isso, você percebe que a eficiência da comunicação interna começa na própria visão do time que irá implementar essas ações? Quando a equipe passa a comprovar os retornos a partir dos indicadores certos, toda a comunicação vai para outro patamar, muito mais centrado e produtivo.
Quais são os principais indicadores de Comunicação Interna?
Antes de mais nada, para introduzir os indicadores de comunicação interna na sua estratégia, é preciso compreender o contexto da empresa. Depois disso, estabelecer quais são os melhores canais de relacionamento para cada vez mais, obter informações ricas.
À princípio, traremos aqui os principais indicadores de comunicação interna que podem auxiliar sua equipe a identificar isso.
Produtividade dos colaboradores
A produtividade dos colaboradores indica que os processos estão claros, assim como a transmissão e assimilação de informações. Por isso, vale olhar para as entregas dos colaboradores: elas estão acima ou abaixo do esperado?
Caso estejam abaixo do previsto, ligue o alerta: uma comunicação ruim não apenas atrapalha a condução dos processos, que ficam complicados de serem assimilados, como também contribuem com a desmotivação e até falta de atenção e segurança do trabalho.
A produtividade é, sem dúvida, um dos principais indicadores de comunicação interna que toda empresa precisa levar em consideração.
Motivação e Engajamento
Por outro lado, quando os colaboradores estão motivados, eles se tornam mais engajados, e esse é um dos indicadores de comunicação interna mais relevantes. Como consequência, eles se tornam mais produtivos e inclusive, ativos em colaborar com outros setores e contribuir com ideias.
Além disso, a motivação está relacionada com a auto estima do colaborador em relação a percepção de seu trabalho: ele entende a importância da sua função dentro da empresa? A dimensão do impacto de suas ações?
Logo, os colaboradores engajados não apenas se sentem mais valorizados, como também se sentem ouvidos e expõem suas ideias. Esse indicador demonstra que a comunicação consegue fortalecer o relacionamento da empresa com seus funcionários.
Clima Organizacional
O clima organizacional está diretamente ligado à comunicação interna e, por isso, ele também é um importante indicador. Isso porque, os “burburinhos”, a falta de clareza e transparência são um dos principais fatores que afetam o clima da organização.
Por isso, através da Pesquisa de Clima Interno é possível mensurar se a comunicação interna tem sido eficaz. Ainda mais, toda boa comunicação tem dois lados: de fala e escuta. Nesse sentido, a pesquisa se torna um valioso canal de escuta.
Através dela, a empresa passa a compreender a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, liderança, execução de tarefas, etc. Assim, é possível rever as estratégias para melhorar a motivação da equipe, aumentar a produtividade e ainda mais, reduzir os turnovers.
Resultados financeiros
Seja por meio do atendimento ou comprando o produto, é através dos colaboradores que os clientes terão seu primeiro contato com a empresa. Afinal, eles não só podem apresentar o produto ao cliente, como também estão diretamente ligados a sua produção.
Dito isto, uma equipe produtiva e motivada entrega um trabalho melhor que impacta o resultado final. Mais do que isso, o atendimento precisa ter o conhecimento necessário para convencer o cliente.
Logo, tanto o volume de vendas, quanto a satisfação do cliente está diretamente relacionada à comunicação interna. Portanto, os resultados financeiros são importantes indicadores para avaliar a eficiência da comunicação.
Gestão e liderança
Os líderes e gestores são as principais referências dos colaboradores. Por isso, eles precisam transmitir os valores da organização, alinhar as expectativas da empresa e engajar a equipe.
Quando há uma boa comunicação interna, os líderes transmitem confiança e transparência, ao passo que tem abertura para ouvir os funcionários e contribuir com soluções para os problemas do setor.
Comunicação Digital
Através dos canais digitais, ficou ainda mais fácil garantir que a informação chegue de forma clara e objetiva a todos os setores da empresa. Porém, é muito importante avaliar se eles estão sendo eficientes.
Por exemplo, alguns indicadores nos canais digitais são: a taxa de abertura de e-mails, quantidade de cliques, tempo médio de permanência nos canais internos, respostas às CTAs, etc.
Ainda mais com a equipe em Home Office ou em trabalho híbrido, as ferramentas digitais auxiliam a comunicação interna. Entretanto, é preciso ter cuidado para não surtir o efeito contrário: tornando-as ferramentas de distração que atrapalhem a produtividade do time.
Para evitar isso, é muito importante organizar e formalizar a comunicação da sua empresa.
Intranet: Uma ferramenta indispensável que ajuda a mensurar resultados
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados, um dos maiores desafios das empresas após a pandemia é a implementação de infraestrutura tecnológica e aumentar o nível de digitalização dos processos.
Com isso, já é notável que entre as maiores intenções de investimentos ficam a Intranet e a Rede Social Corporativa. De fato, essas duas ferramentas são as melhores opções para estimular a convivência online e reforçar a cultura organizacional, ainda mais à distância.
Além disso, uma Intranet para empresas é desenvolvida para auxiliar os Indicadores de Comunicação Interna, ao passo que conta com diversos recursos para mensurar a eficácia da entrega da informação.
Conheça a Intranet MMCafe: a melhor opção para sua empresa
Portanto, na hora de decidir por qual Intranet é a melhor para a sua empresa, é importante avaliar todos os recursos que ela possui.
Por exemplo, a Intranet MMCafe centraliza toda a comunicação da sua empresa, desde o compartilhamento de informações e conhecimento através de publicações, pdfs, vídeos, etc. Como também conta com diversos módulos para aumentar o engajamento da equipe.
Nesse sentido, através do Quiz e da Gamificação, é possível medir o clima de forma muito mais dinâmica. Além disso, ao compartilhar comunicados, é possível permitir que os usuários comentem ou reajam às publicações: um indicador prático e imediato, que auxilia muito toda a comunicação.
Por fim, a Intranet MMCafe armazena todos os dados nuvem de forma segura e emite relatórios que quantificam a eficácia das publicações, tais como:
- Quantidade de visualizações de página;
- Tempo de permanência e taxa de leitura;
- Comentários e feedbacks;
- Resultados personalizados do Quiz.
Por fim, estes dados possibilitam reuniões mais produtivas, tomadas de decisões mais assertivas e ações mais consistentes, além de uma contínua evolução e amadurecimento da comunicação interna da empresa.Então, que tal dar um próximo passo e tornar sua comunicação interna mais estratégica e eficiente? Peça uma demonstração e veja na prática como funciona a Intranet mais moderna do mercado!