Não ter como um dos principais alicerces da sua empresa uma boa comunicação interna é um erro crasso, uma vez que ela é a responsável por mediar o contato com aqueles que fazem a empresa funcionar, os colaboradores.
Sem os colaboradores atualizados e engajados com os objetivos da empresa dificilmente será possível atingir os resultados que a companhia deseja. Um colaborador motivado é um colaborador mais produtivo.
Ao decorrer desse artigo, você verá o que é de fato a comunicação interna, sua importância e como implementá-la! Ficou curioso e acha que precisa melhorá-la na sua empresa? Então siga a leitura!
O que é a comunicação interna?
A comunicação interna refere-se a um grupo de processos ou ferramentas que são responsáveis pelo fluxo eficaz de informações e pela colaboração entre os participantes de uma organização.
Ela envolve a comunicação entre a alta administração, a administração e os funcionários.
Uma comunicação aberta e transparente é uma ótima forma de garantir que seus colaboradores entendam a missão da empresa e que todos estejam alinhados com os valores da companhia.
Veja também: 7 razões para implementar uma comunicação interna na sua empresa
Por que a comunicação interna é importante?
Trata-se, de maneira geral, de uma tática para conseguir manter as equipes da empresa engajadas e cientes das políticas , ideais e objetivos da companhia, uma vez que por meio da comunicação interna é que se é passado metas, valores, feedbacks, entre outros.
É essencial que uma empresa tenha uma comunicação interna invejável, afinal, quando se tem esse canal de conversa bem estruturado, inúmeros setores acabam por ser aprimorados, o que possibilita que os resultados da companhia sejam atingidos com mais facilidade e qualidade.
Para que se entenda os benefícios e vantagens que a boa comunicação entre os colaboradores e a alta liderança pode trazer, é de suma importância que algum desses fatores sejam listados:
Clima organizacional invejável
É simplesmente impossível explorar o potencial máximo do colaborador em uma empresa onde tudo parece muito monótono, robótico e antiquado. Sempre é mais interessante operar em um local onde os colaboradores interagem entre si, onde todos estão evidentemente satisfeitos por cumprirem suas funções.
A comunicação interna pode facilmente auxiliar na melhoria do clima interno da empresa, uma vez que ela estimula os colaboradores a criarem relações com os demais companheiros de equipe e sempre emitir uma aura cooperativa.
Isso acontece porque a comunicação entre funcionários e a gerência diminui as distâncias metafísicas entre os departamentos, o que possibilita dessa forma que os colaboradores das mais diversas áreas possam interagir entre si. Isso resulta, de forma indireta, numa maior sintonia entre os times.
Quando uma empresa está em posse de colaboradores conectados, o entrosamento é fortalecido assim como a produtividade, já que operar num ambiente mais leve, descontraído e respeitoso é muito mais prazeroso. Tudo isso só é possível graças à comunicação inteligente e intuitiva.
Aumento na produtividade da companhia
Uma vez que os colaboradores estejam engajados com as políticas, ideais e objetivos da empresa, os mesmos passam a querer contribuir mais com a companhia, não por uma questão de sobrevivência financeira, mas sim por paixão pelo que fazem e por respeito com os demais colaboradores.
Através da comunicação interna, os membros da empresa passam a entender melhor como eles afetam a “grande máquina corporativa” e como eles funcionam, enquanto engrenagens dessa máquina.
Dessa forma, os colaboradores passam a entender a importância do que fazem e o quanto que os times remanescentes precisam produzir para que a obtenção dos objetivos da companhia sejam possíveis.
Aprenda como aumentar ainda mais a produtividade no trabalho
Taxa de rotatividade diminuída
Dificilmente um colaborador que esteja motivado, ciente dos objetivos da empresa e que esteja feliz com o ambiente de trabalho venha a pedir demissão.
Quando se compreende que uma comunicação interna bem implementada apenas contribui para a melhoria da experiência e relação do colaborador com a empresa, o tempo de permanência do mesmo tende a ser consequentemente maior.
Se a companhia constantemente trata o colaborador com valor, dignidade, decência e respeito, ele não terá motivos para sair da empresa por um longo período de tempo, e a melhor solução para possibilitar isso é uma boa comunicação entre colaboradores e a alta liderança.
Como implementar uma comunicação interna de sucesso
Para se ter uma comunicação dentro da equipe que seja bem sucedida é importante que a empresa e os gestores tenham a noção exata em onde está o erro quando o assunto é relação com os colaboradores, para que assim possam ter ideia do que exatamente querem desse aspecto de suas empresas.
Existem as mais variadas ferramentas que auxiliam no aprimoramento da comunicação interna. Uma das mais utilizadas no mercado é a chamada intranet.
A rede intranet são softwares de comunicação interna que funcionam como uma plataforma de comunicação entre os membros da empresa, onde apenas colaboradores ou pessoas autorizadas possuem acesso.
A MMCafé é dona de uma das plataformas de comunicação interna mais bem sucedidas do mercado brasileiro, uma vez que essa foi premiada a melhor do Brasil por dois anos consecutivos e possui vários cases de sucesso. Se deseja desenvolver uma comunicação interna, a MMCafé pode ser a solução!
Como a plataforma de comunicação interna da MMCafé pode te ajudar
A MMCafé oferece uma plataforma completa e entrega todo suporte e aprendizado necessário para que o cliente aprenda a utilizar a ferramenta e consiga usá-la com maior eficácia para a obtenção dos objetivos da empresa.
São mais de 100 funcionalidades e centenas de microfunções para seus colaboradores e parceiros de negócios atingirem resultados surpreendentes de comunicação, engajamento e conhecimento.
Fácil de configurar, de usar, personalizável para identidade da sua marca e ainda contém os módulos opcionais a seguir:
Notificações
Por meio de notificações a comunicação interna passa a ficar mais funcional, uma vez que esse módulo permite o envio de mensagens aos usuários para alertá-los sobre datas importantes, avisos, entre outros.
Além de conseguir criar tais alertas e avisos, também é possível ter acesso a relatórios que informam quais colaboradores visualizaram ou não o seu conteúdo, e quando o fizeram.
Através dele, os supervisores e os times de gestão também irão receber os alertas deste módulo, o que é de suma importância para aprimorar a comunicação interna bilateral na sua companhia.
Questionários (Quiz)
Sempre com o pensamento na evolução dos colaboradores, esse módulo da plataforma da MMCafé busca ajudar o colaborador a conhecer melhor a empresa onde trabalha, os processos ou o produto, de uma forma descontraída e divertida.
O módulo “Questionários” pode tomar as mais diversas formas, desde funcionar como uma espécie de pesquisa de satisfação e opinião a até mesmo uma “prova” para testar o conhecimento do colaborador sobre a empresa, quais são suas normas e procedimentos e ainda os mantém atualizados quase que simultaneamente.
As perguntas não precisam ser apenas respondidas com respostas de múltipla escolha, também podem ter respostas dissertativas. Além disso, o módulo também entrega uma página com o feedback do quiz realizado.
Glossário
Desenvolvido para auxiliar a pronúncia, a compreensão de significados, palavras e siglas pouco conhecidas, mas que estão presentes diariamente no mundo corporativo ou Call Center.
Ele funciona da seguinte maneira: ao passar com o mouse por cima dos termos cadastrados, a definição irá aparecer. Os colaboradores podem acessar para tirar dúvidas e até mesmo adicionar ou corrigir os termos dentro do Glossário.
Muito útil para atualização de todos sobre termos técnicos comumente utilizados no trabalho ou durante o atendimento ao cliente.
Gamificação
Imagine que você pode compartilhar conhecimento, testar seu aprendizado e incentivar o uso da plataforma de comunicação, tudo por meio de um game?
É isso que o módulo de gamificação propõe: um jogo que visa mobilizar os colaboradores a conhecerem mais da empresa, por meio de recompensas virtuais adquiridas no game.
Dentro das mecânicas do jogo, os comportamentos que são interessantes a serem estimulados são os seguintes: busca por capacitação, maior produtividade e melhores resultados.
Estes módulos compõem uma pequena fração dentre as mais de 100 funcionalidades e microfuncionalidades que a ferramenta de comunicação da MMCafé disponibiliza para otimizar a sua gestão e gerar uma comunicação interna de sucesso!
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