No universo digital que vivemos hoje em dia, a gamificação em vendas já é uma realidade bastante conhecida pelas grandes companhias espalhadas pelo mundo.
Toda empresa séria e comprometida com a sua evolução está sempre na busca por melhores ferramentas e métodos inteligentes para aumentar a produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais leve e funcional. E era com esse objetivo que foi criada a gamificação.
Como o próprio nome sugere, se trata, literalmente, de transformar o trabalho dos colaboradores em um videogame, com níveis e recompensas. Curioso para saber mais sobre o que é a gamificação em vendas e como ela pode ajudar a alavancar os lucros da sua empresa? Veja mais agora!
O que é a gamificação?
A gamificação é o ato de inserir a estrutura de funcionamento de um jogo para determinada área ou sistema. Em outras palavras, o objetivo da gamificação é copiar a lógica de um jogo, como sua estrutura de níveis, etapas, conquistas, premiações e status para qualquer outro ambiente fora do universo dos games.
Quando se fala em gamificação em vendas, a ideia é transformar o ambiente de trabalho em uma competição leve e divertida, da mesma forma que existe em um videogame, por exemplo.
Veja também: Um guia completo sobre gamificação
A estrutura de um jogo aplicado em uma gamificação
Existem inúmeros jogos, de variados tipos, gêneros, objetivos e estruturações. Há jogos de tabuleiro, os puramente mentais e outros digitais, que se dividem entre jogos offline ou online.
Porém, quando se trata da gamificação em vendas no contexto de trabalho, a lógica é copiar a estrutura de jogos mais modernos, com sistemas mais complexos e inteligentes e transportá-los para uma empresa.
Objetivo
Geralmente o foco principal de um jogo é disputar com o adversário a conquista de um determinado objetivo. Ou seja, a ideia é que haja um vencedor em detrimento dos outros participantes.
Porém, uma boa aplicação de gamificação, que estimule a competição saudável e produtiva deixa de lado a parte em que os outros colaboradores não são premiados, como também não deixa público as posições dos colaboradores no ranking de pontuação.
Em uma boa gamificação em vendas, o foco é criar uma estratégia de ação similar a estrutura de um jogo para atrair cada vez mais clientes, ao mesmo tempo em que uma cultura leve e divertida é incentivada dentro da empresa.
Níveis e premiações
Assim como em um jogo moderno, a lógica de níveis e premiações também é aplicada na gamificação em vendas. Ou seja, para cada meta batida, o colaborador sobe de nível, da mesma forma quando um estudante evolui do fundamental para o ensino médio em uma escola, por exemplo.
Dessa forma, seu status dentro da empresa é computado e sua posição no ranking é exibida para todos, mas com os nomes dos colaboradores em privado. Esse ranqueamento de nível é bastante simples e funciona muito bem no universo dos jogos, e por isso é extremamente explorado e utilizado na gamificação em vendas de diversas empresas ao redor do mundo.
Benefícios da gamificação em vendas
Como citamos acima, a gamificação é uma ideia moderna e bastante utilizada por empresas de todo o mundo que querem – e precisam – transformar o ambiente de trabalho em um local dinâmico e produtivo.
E a aplicação da gamificação em vendas não traz apenas uma mudança cosmética e futurista para a uma companhia: ela cria uma cultura de criatividade e explora novas possibilidades. Listamos alguns dos diversos benefícios que a gamificação em vendas pode trazer para a sua empresa. Alguns deles são:
- Desenvolve habilidades subjetivas dos colaboradores ao instigá-los a solucionar problemas e encontrar caminhos de maneira livre e criativa;
- Melhora na motivação dos funcionários por incentivá-los a cumprir as tarefas com o objetivo de elevar de nível e subir na pontuação do game;
- Otimização do sistema da empresa ao se integralizar com uma plataforma de comunicação interna digital (necessária para a aplicação efetiva da gamificação);
- Redução na rotatividade da equipe ao engajar os colaboradores em um sistema que faz parte da vida dos funcionários dos tempos de hoje;
- Melhora na comunicação interna ao incentivar os funcionários a cooperarem juntos para obtenção das premiações mediante esforço conjunto.
A gamificação em vendas é uma das maneiras mais inteligentes de se integrar os colaboradores, engajá-los em um objetivo em comum e aumentar a produtividade e energia no ambiente de trabalho.
Aprenda a como aplicar a gamificação em vendas na sua empresa
O sistema moderno de gamificação da MMCafé
Através da plataforma de comunicação interna da MMCafé, o cliente tem acesso a diversas funcionalidades, serviços e módulos , com a possibilidade do cliente customizar a intranet de acordo com a sua demanda exclusiva!
A MMCafé, eleita por 2 anos consecutivos como a melhor plataforma de intranet do Brasil, é campeã em solucionar problemas e maximizar o potencial das empresas através de uma comunicação interna inteligente e intuitiva!
Através do módulo de gamificação da MMCafé, totalmente personalizável e dinâmico, você terá acesso a uma série de opções para implementar a gamificação na intranet na sua empresa! Algumas dessas opções são:
- Criação de níveis com méritos progressivos: quanto maior o nível do colaborador, maior é o seu reconhecimento e prestígio dentro da empresa;
- Distribuição de emblemas exclusivos de acordo com cada nível e cumprimento de tarefas e objetivos pré-estabelecidos;
- Estabelecimento de pontuação acumulativa, onde um colaborador pode ver sua colocação (de maneira individual, ou seja, sem a exposição pública dos demais) no quadro geral das empresas: O ranqueamento gera um espírito de competição e de superação propícios para aumentar o engajamento no trabalho;
Essas são algumas das diversas vantagens que o sistema de gamificação da MMCafé pode trazer para a sua empresa se modernizar e criar um ambiente de trabalho muito mais dinâmico e funcional!
Veja mais 5 motivos de porquê você deve aplicar a gamificação na sua empresa
Contrate a intranet da MMCafé e insira a gamificação na sua empresa!
Desafios modernos exigem soluções modernas! E é pra isso que existe a MMCafé, uma empresa com mais de 20 anos no mercado e mais de 200 cases de sucesso espalhados por todo o Brasil!
O que é gamificação?
Por que existe a gamificação?
Quais as vantagens da gamificação?
Quais são as vantagens em aplicar a gamificação em vendas?
Qual a melhor maneira de aplicar a gamificação?
Não perca tempo e solicite agora mesmo uma demonstração 100% gratuita dos serviços da Intranet Coporativa da MMCafé e veja os resultados acontecerem na prática hoje mesmo!