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Ações de Endomarketing para Novembro Azul: 5 melhores opções para sua empresa

Instituto Federal Borborema

Realizar ações de endomarketing para Novembro Azul na empresa é uma forma de fortalecer a campanha através da conscientização a respeito dos cuidados com a saúde masculina, principalmente no que diz respeito à prevenção ao câncer de próstata.

Infelizmente, a doença está relacionada a uma série de tabus que atrapalham seu diagnóstico. Portanto, faz parte do papel social das empresas utilizar sua relevância para quebrar preconceitos e incentivar o diálogo sobre um tema tão necessário. Criar ações de endomarketing para Novembro Azul é uma das formas de ajudar.

Ações para novembro azul. Reprodução: Instituto Federal Farroupilha.
ações de endomarketing para Novembro Azul. Reprodução: Instituto Federal Farroupilha.

Além disso, essa é uma forma de demonstrar o cuidado da organização com seus colaboradores, ao passo que a empresa demonstra que se preocupa com a sua saúde. Consequentemente, isso gera um efeito positivo no dia a dia e fortalece a cultura interna.

Portanto, continue lendo para saber quais ações de endomarketing para Novembro Azul realizar para realmente engajar sua equipe. Além disso, também daremos dicas para que suas ações sejam de fato efetivas e façam a diferença no contexto o qual a empresa está inserida.

Porque criar ações de endomarketing para Novembro Azul?

Quando falamos sobre a Campanha Novembro Azul, estamos falando sobre doenças que afetam a saúde do homem, principalmente o câncer de próstata, também conhecido como “doença silênciosa”. Isso porque, em sua fase inicial, ele não apresenta sintomas.

CG Globo
ações de endomarketing para Novembro Azul. Reprodução: GQ Globo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina. Porém, se detectada precocemente, a chance de cura é alta, chegando a 90%.

Por outro lado, ele ainda é a segunda principal causa de morte por câncer de pessoas do sexo masculino no País. Isso porque, a maioria dos homens procura o atendimento quando já sente seus sintomas, ou seja, quando a doença está na fase mais avançada, diminuindo a chance de cura expressivamente.

Logo, criar ações de endomarketing para Novembro Azul visa informar, conscientizar e incentivar que homens acima dos 50 anos ou que apresentem algum dos fatores de risco façam o exame preventivo anualmente, aumentando assim as chances de cura.

Por que realizar ações de endomarketing para Novembro Azul?

Em primeiro lugar, manter a saúde dos colaboradores em dia, além de ser benéfico para eles, também é muito positivo para a companhia. Pois além de prevenir afastamentos, também gera valores que são inegociáveis no mercado, tais como:

  • Promoção do bem estar;
  • Investimento no patrimônio humano;
  • Aumento da sensação de valor dentro da companhia;
  • O sentimento é retribuído através de mais engajamento e produtividade;
  • A empresa vira referência para seus colaboradores;
  • Demonstra comprometimento social.

Portanto, as razões para investir em ações de endomarketing para Novembro Azul são inúmeras, desde a importância da campanha, a urgência da conscientização, o impacto na saúde e nas vidas que podem ser salvas.

5 Ações para Novembro Azul na empresa

Quando falamos sobre ações de endomarketing para Novembro Azul, é importante levar em conta o fortalecimento da cultura da empresa – e por isso é tão importante analisar este ponto

ações de endomarketing para Novembro Azul

Tenha em mente o que sua empresa pode fazer para colaborar com esse momento tão importante para a saúde dos homens. Agora, iremos expor 5 ações de endomarketing para Novembro Azul. Confira!

1. Utilize as cores para chamar atenção

Em primeiro lugar, utilize as cores da campanha para chamar atenção para a causa. Afinal, não é à toa que a campanha possui uma cor. Apesar de simples, essa ação sutilmente mostra que a empresa aderiu ao movimento.

Então, tanto no escritório quanto no Digital Workplace, utilize a cor para engajar os colaboradores à causa. Seja com balões, laços e personalizando a cor do template da sua Intranet – Sim! A Intranet MMCafé é totalmente customizável.

2. Divulgue Conteúdo informativo

Uma das formas de se criar ações de endomarketing para Novembro Azul é na divulgação de conteúdo. Portanto, informar-se sempre será o primeiro passo rumo às mudanças de atitude. Infelizmente, ainda há muito medo e preconceito que faz com que homens negligenciem a própria saúde.

ações de endomarketing para Novembro Azul

Portanto, compartilhe conteúdos de fácil leitura, com todos os pontos importantes e que todos devem saber sobre o Câncer de Próstata. Para isso, tome como apoio fontes confiáveis como o INCA e artigos médicos. Escolha um local onde possa centralizar e divulgar tais conteúdos, este ambiente poderá ser um sistema de comunicação interna ou mural interno na companhia.

3. Promova Palestras e Lives

Outra forma de criar ações de endomarketing para Novembro Azul são através de palestras e lives. Incentivar o diálogo aberto sobre o tema é promovendo uma palestra com um médico urologista. É muito importante que ele traga dados atualizados, fale sobre as formas de prevenção, desmitifique o exame urológico e tire as principais dúvidas.

Além disso, uma forma de propagar este conhecimento é realizando uma live dentro da Intranet Corporativa, assim as equipes em modelo de trabalho home office ou presencial poderão acompanhar cada detalhe. Por fim, a live também poderá ser salva para quem quiser rever seu conteúdo.

4. Use Gamificação

O uso de jogos nas empresas já se mostrou muito efetivo para engajar, motivar e facilitar aprendizados, inclusive em campanhas de conscientização. Afinal, a Gamificação é uma forma de levar informação de forma criativa e inovadora.

Então, é como utilizar toda a lógica dos jogos (que homens e mulheres já conhecem bem) para o aprendizado: o desafio, a recompensa e o engajamento. Sendo assim uma ótima forma de trazer um tema delicado à tona, de forma mais leve e objetiva.

Veja como a Gamificação pode auxiliar a sua empresa

5. Crie desafios na rede social corporativa

Por fim, nada mais efetivo do que dar o primeiro passo e ser um exemplo que incentiva e inspira os outros. Então, por que não criar um desafio na rede social corporativa, pedindo para que o time compartilhe fotos, depoimentos e informações sobre o tema?

ações de endomarketing para Novembro Azul

Além de ser uma forma de permitir que os colaboradores participem de forma ativa incentivando e conscientizando uns aos outros, também é uma ótima oportunidade de gerar o diálogo e mostrar o quanto é normal e necessário falar sobre a saúde masculina.

Siga essas dicas para ter mais sucesso em suas ações de endomarketing para Novembro Azul

Além do que já citamos, são muitas as ideias de ações de endomarketing para Novembro Azul que você pode implementar na organização – e todas elas possuem mérito e funcionalidade.

Porém, o que irá definir o quanto a sua ação será um sucesso e de fato fará a diferença, é a forma que o tema será abordado. Então, antes de mais nada, fique atento às seguintes dicas:

Analise o perfil dos colaboradores

Em primeiro lugar, cada empresa é única e tem seu próprio quadro de colaboradores. Portanto, cada organização exige uma comunicação interna personalizada e apropriada para suas necessidades.

Então, vale se perguntar: qual é o perfil dos colaboradores da companhia? Por exemplo: é um público mais jovem e mais aberto ao tema? Ou então, é um público mais maduro e reservado? Por fim, é um público com mais mulheres do que homens?

Faça uma pesquisa para entender melhor

Agora, será que você sabe o quanto seus colaboradores entendem sobre o tema? Quais serão as suas principais dúvidas? O quanto eles correm riscos por falta de informação? Portanto, iniciar uma pesquisa é uma das maneiras de criar se ações de endomarketing para Novembro Azul.

Então, de forma rápida e prática, você pode sanar essas dúvidas realizando uma pesquisa com o módulo Quiz. Além disso, ele irá gerar relatórios e instantaneamente você terá os dados necessários para realizar uma ação mais assertiva.

Direcione as ações com base nos dados

Por fim, uma última maneira de se criar ações de endomarketing para Novembro Azul parte de saber utilizar bem os dados. Após ter executado todas essas ações, você terá todos os dados necessários para realizar a sua ação da melhor forma possível. Logo, você verá que, a partir dessa simples reflexão, as suas ações poderão ser adaptadas de diversas formas.

ações de endomarketing para Novembro Azul
ações de endomarketing para Novembro Azul

Desde adequar a linguagem para um público mais jovem, focando na sua saúde e qualidade de vida, até um público mais sênior, abordando a longevidade e a importância de cuidar da saúde para viver mais tempo com sua família.

Aliás, até para o público predominantemente feminino, se for o caso, direcione a informação para que conscientizem os homens do seu convívio sobre a importância do tema. Afinal, essa é uma forma de demonstrar o quanto se importam com suas vidas, e criar ações de endomarketing para Novembro Azul fazem parte disso.

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Em tempos de transformações digitais, não há nada mais efetivo do que utilizar todos os recursos disponíveis que a tecnologia oferece para engajar sua equipe e promover ações mais efetivas, independente da Campanha.

Afinal, com a Intranet MMCafé você coleta os dados necessários para garantir mais assertividade e ainda promove ações criativas com economia de recursos, já que não é necessário distribuir impressos nem alugar espaços para palestras, etc.

Além disso, a Intranet MMCafé possui mais de funcionalidades – dentre elas, módulos, onde é possível integrar todo o time, seja presencial ou home office, de forma segura, intuitiva e inovadora, garantindo assim muito mais engajamento com as ações e sabendo que a plataforma é totalmente preparada para atender à LGPD.

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