Sem uma comunicação interna inteligente – e capaz de unificar a transmissão de mensagens entre a gestão e os colaboradores – é impossível estabelecer metas e potencializar os objetivos e missões da empresa – por isso é importante investir em uma rede social interna.
Muito mais do que uma mera formalidade corporativa, uma rede social interna possui a capacidade de maximizar a produtividade e engajamento dos seus colaboradores – uma vez que sua estrutura e incentivos já existem na realidade e a familiaridade com o sistema é capaz de trazer a equipe para a plataforma – o que aumenta a disseminação da cultura.
Neste artigo, iremos entender um pouco sobre o que as vantagens de uma rede social interna – bem como compreender qual é o seu objetivo e como ela pode ser usada da melhor maneira possível. Entretanto, antes de irmos direto para os seus benefícios, precisamos compreender um ponto muito importante: o que é uma rede social interna?
Sobre a rede social interna
Quando falamos no sentido corporativo, ter um método eficaz de comunicação interna é extremamente essencial – e muitas vezes indispensável – para colocar os projetos da empresa em pauta e trazê-los do mundo das ideias para o mundo real é é justamente por isso que investir na comunicação entre os colaboradores é uma tarefa tão importante e traz tantos resultados na prática.
Por isso, ter um sistema que torne a disseminação das informações empresariais entre todo o corpo de colaboradores é fundamental para o bom desenvolvimento da missão da companhia – o que fará toda a diferença no resultado final – e foi com esse intuito que a rede social interna foi desenvolvida.
Como o próprio nome sugere, uma rede social interna é uma plataforma digital de troca de ideias entre usuários com permissão prévia para poder acessá-la – portanto, uma plataforma privada, diferente da internet, que possui um caráter público e visível para todos os usuários da rede mundial de computadores.
Portanto, o objetivo de uma rede social interna é trazer todo o time de colaboradores para um único sistema – que permite concentrar a energia e canalizá-la para as missões e projetos da companhia.
Veja também: Rede social corporativa: 6 vantagens de ter uma intranet para a sua empresa
Vantagens de uma rede social interna
Agora que você conheceu um pouco melhor sobre o que é uma rede social interna – e qual é o seu objetivo – iremos expor mais sobre as suas vantagens – que podem fazer toda a diferença para a comunicação interna da sua empresa. São elas:
- Unificação da comunicação: por ser um sistema único e completo, ele possui a capacidade de manter o colaborador sempre em uso da plataforma para resolver todos os desafios da sua atividade empresarial – o que permite uma maior capacitação e conhecimento dos planos e área de atuação da empresa;
- Melhor administração da gestão: uma boa rede social interna permite a gestão ter ferramentas que ajudam no controle e administração das atividades dos usuários (colaboradores) na plataforma;
- Elevação do engajamento: por ter um layout e incentivos semelhantes ao de uma rede social tradicional – e amplamente utilizada – a rede social interna consegue gerar familiaridade no usuário para o sistema, o que o torna mais engajado e disposto a usá-la;
- Melhoria nos indicadores de desempenho: devido ao seu sistema ser otimizado e com as ferramentas que reduzem o tempo de trabalho e torna a atividade mais completa, há uma elevação nos indicadores de desempenho de forma geral;
- Otimização do tempo de trabalho: ajuda na redução do tempo de trabalho para executar uma mesma tarefa, uma vez que uma boa rede social interna tem integrado funcionalidades que facilitam o trabalho do colaborador.
Essas foram apenas algumas das diversas vantagens que uma rede social para empresas pode oferecer para a sua gestão e todo o corpo de colaboradores. Mas é preciso saber como tornar essa ferramenta um recurso adotado integralmente pelas equipes. Vamos entender.
Como incentivar a adoção da rede social interna pelos colaboradores?
Incentivar a adoção da rede social interna pelos colaboradores pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ajudar. Em primeiro lugar, é essencial comunicar claramente a finalidade e os benefícios da rede social interna, para que os colaboradores entendam como ela pode ajudá-los em suas atividades diárias.
Além disso, criar grupos de interesse específicos para equipes, projetos e temas pode estimular a participação e conexão entre colaboradores. É importante treinar os usuários para que possam tirar o máximo proveito da plataforma, fornecendo orientação sobre recursos e funcionalidades úteis.
Reconhecer e celebrar as conquistas e sucessos na utilização da rede social interna pode ser uma ótima forma de motivar e incentivar a sua adoção pelos colaboradores. Entretanto, a pergunta fica no ar: qual a melhor plataforma para executar essa missão?
A resposta é simples: a melhor intranet para esse serviço é aquela capaz de suprir as necessidades da sua companhia – e a rede social da MMCafé possui diversas ferramentas e funcionalidades para te auxiliar.
Descubra também: 3 ferramentas para melhorar a comunicação na empresa
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Perguntas frequentes
Esperamos que você tenha entendendo sobre os benefícios alcançados com a implementação de um rede social interna eficaz. Veja também as respostas para as dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema abordado: