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3 formas de usar o endomarketing na sua plataforma de comunicação interna

3 formas de usar o endomarketing na sua plataforma de comunicacao interna

Muito além da comunicação interna, o endomarketing é um conjunto de estratégias e reorganização da cultura de uma empresa direcionado para o interior, ou seja, para os colaboradores que compõem a companhia.

Temos o endomarketing como uma das maneiras mais eficientes de reduzir a rotatividade de colaboradores na empresa e atrair profissionais altamente qualificados, interessados e preparados para a empresa.

A estratégia de criar a imagem de um lugar bom para trabalhar faz com que as pessoas percebam como seu cargo atual é o emprego dos sonhos. Conheça o endomarketing e como ele pode trazer diversos benefícios para sua empresa!

O que é endomarketing?

Endomarketing é um método de marketing institucional pensado para ações com os colaboradores. O endomarketing busca melhorar a imagem da empresa junto dos seus funcionários, o que resulta em uma equipe motivada, podendo reduzir a rotatividade.

Muitas empresas dedicam do seu tempo e recurso para atrair e manter clientes, porém acabam negligenciando completamente o seu próprio colaborador. Mas com o conhecimento da estratégia de endomarketing, os gestores percebem que separar tempo e recursos para criar um marketing interno vale muito a pena. 

Ao implementar uma nova estratégia de sucesso para o seu marketing interno, você verá uma elevação na percepção da sua equipe sobre a empresa e eles começarão a enxergar a empresa de uma maneira mais humana.

Richard Branson disse uma vez: “Se você cuidar de seus colaboradores, eles cuidarão dos clientes”, e esse é mais um motivo pelo qual você deve começar a cuidar de sua equipe de uma maneira mais prática.

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Os benefícios do Endomarketing

Um dos benefícios primordiais do endomarketing é construir uma coordenação entre os diversos setores, o que permite um maior desenvolvimento e a correta implementação de planos e estratégias de marketing interno. 

Pode ser uma surpresa, mas iniciativas boas podem fracassar antes mesmo de virem à tona, por falta de apoio entre gestor e colaborador. Mas, se bem aplicado, esse método pode gerar muitos benefícios, alguns deles são: 

  • Diminuição no fracasso ou abandono de iniciativas de projetos, pois o trabalho em coordenação envolve cada parte da empresa;
  • Colaboradores de outras áreas podem acrescentar no trabalho de outros, ou mesmo identificar problemas e falhas, o que evita o fracasso do projeto;
  • Maior motivação para o colaborador, que ao mesmo tempo pode se sentir mais identificado com a marca da empresa;
  • Não haverá falhas por falta de entendimento. Isso permite avaliar o job em conjunto, pelo fato de cada projeto ter sido executado com a total coordenação dos departamentos da empresa;
  • A rotatividade de funcionários diminui drasticamente devido a satisfação dos colaboradores com a empresa;
  • Além de tudo isso, ainda há a melhoria da saúde mental dos colaboradores.

Quando uma empresa compreende que seu melhor ativo são os seus colaboradores e que precisa trabalhar sua reputação perante eles, isso também transmite uma mensagem para seus clientes em potencial.

Além da satisfação pessoal dos colaboradores ao se sentirem parte da empresa, seu negócio pode ver novos números otimistas se multiplicando. Confira as vantagens de aplicar endomarketing

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As vantagens de aplicar endomarketing na sua empresa 

Uma estratégia de endomarketing com sucesso pode beneficiar a empresa em diversos âmbitos, já que o foco central é qualidade de vida e produtividade do colaborador. Investindo bem na estratégia de endomarketing na sua organização, você consegue benefícios cruciais para a otimização do seu serviço, tais quais: 

  • Aumentar a fidelidade dos colaboradores; 
  • Otimizar a motivação interna; 
  • Reduzir a rotatividade de funcionários; 
  • Ter uma melhora no clima organizacional; 
  • Aumento na produtividade;
  • Ter uma melhoria na qualidade de vida no trabalho.

Com um endomarketing voltado para a comunicação interna, sua organização irá obter ótimos resultados, mantendo seus colaboradores felizes e motivados. Mas afinal, como aplicar endomarketing na minha plataforma de comunicação de uma forma simples e funcional? 

Confira também 10 ideias de ações de engajamento no trabalho e como aplicar cada uma delas

Formas de aplicar endomarketing na sua plataforma de comunicação interna 

Ter uma plataforma de comunicação interna fácil de usar, completa e atualizada é a base para aplicar um endomarketing de sucesso e funcional. Para isso, você pode contar com a plataforma da MMCafé

Além da nossa solução oferecer mais de 100 funcionalidades, também possuímos módulos que auxiliam na implementação de uma estratégia de endomarketing inteligente. Veja como alguns deles podem ser utilizados na sua estratégia de endomarketing dentro da sua plataforma de comunicação interna

  1. Gamificação 

Com este módulo você utiliza dinâmicas de jogos para engajar seus colaboradores e melhorar seus KPIs. Além de estimular a produtividade, também colabora para o dinamismo de forma lúdica no dia-a-dia do colaborador.

  1. Cursos

Capacite o conhecimento de seus colaboradores com a modalidade de ensino à distância. Crie cursos e treinamentos e acompanhe o desempenho de cada colaborador dentro da plataforma. 

  1. Chamados internos

O módulo de chamados internos facilita a comunicação da sua instituição, principalmente nas solicitações de colaboradores! Uma das utilidades deste módulo é criar uma ou mais listas simultâneas, onde se pode organizar a solicitação (chamado) de cada colaborador, garantindo assim que tal solicitação não seja ignorada ou esquecida. 

Essas são algumas das funcionalidades e módulos que MMCafé disponibiliza para você! Aprenda mais sobre as funcionalidades que a MMCafé oferece para a sua plataforma de comunicação interna e a deixe com a identidade visual ideal para sua empresa. 

A plataforma de comunicação interna da MMCafé 

A plataforma de comunicação interna da MMCafé é a mais completa do mercado, contando mais de 100 funcionalidades intuitivas e extremamente úteis para potencializar a comunicação, produtividade e engajamento da sua empresa! 

Ter uma plataforma de comunicação interna inteligente contribui para o sucesso do seu negócio, pois mantém o colaborador atualizado de maneira ágil e eficaz. 

Tenha uma plataforma de comunicação interna simples de configurar e navegar, onde gestores e colaboradores poderão contar com um ambiente virtual seguro e conectado para prestar o melhor serviço a empresa! 

O que é o endomarketing?

O endomarketing é um conjunto de estratégias e técnicas para gerar o engajamento e satisfação do próprio colaborador da empresa.

Como a ideia surgiu?

A ideia de fazer um marketing interno surgiu nos anos 70, quando as empresas perceberam que poderiam aplicar a mesma lógica que utilizam para engajar os clientes com os próprios colaboradores

Por que fazer o endomarketing?

Porque ela é a melhor maneira de criar um espírito de trabalho em equipe e estimular a cultura e missão da empresa na equipe.

Qual a melhor maneira de aplicar o marketing interno?

O melhor caminho para isso é utilizar um sistema de comunicação interna digital – a chamada e conhecida intranet.

Do que se trata uma intranet?

A intranet é uma plataforma de comunicação que unifica a transmissão e troca de mensagens da companhia em um único sistema. A intranet da MMCafé possui diversas funcionalidades e a capacidade de cumprir com essa missão.

Se interessou pela plataforma de comunicação interna da MMCafé? Então solicite uma demonstração gratuita com a empresa mais inovadora do mercado, que conta com diversas cases de sucesso e já está há mais de 20 anos no mercado!