PREVENÇÃO, essa é a primeira medida a ser tomada, por meio da educação sobre o assunto. A campanha Setembro Amarelo chegou para quebrar tabus, pois durante muito tempo as pessoas tinham medo de falar sobre o assunto.
Com o sucesso da campanha, esta barreira foi derrubada possibilitando acesso a recursos de prevenção. Não há como buscar ajuda, ou ajudar, se a pessoa não souber o que a outra está passando no momento em que está predisposta ao suicídio.
Por isso, criamos este artigo para expormos mais sobre a campanha do Setembro Amarelo e auxiliar a gestão da sua equipe a como lidar com este tema tão importante e que salvam vidas.
Como a sua empresa por aderir ao Setembro Amarelo
As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas, tanto na prevenção como na conscientização. Conscientizar os colaboradores é uma ação que irá aumentar os cuidados com a prevenção, além de fazer com que os funcionários se sintam percebidos e valorizados.
Muitas empresas não se responsabilizam por uma campanha de setembro amarelo por pensarem que não cabe a uma atitude corporativa, mas o suicídio por ambiente de trabalho tóxico é a quinta maior motivação para o suicídio em todo o mundo.
Se grande parte de seus colaboradores estão em casa – ou em modalidade de trabalho híbrido – não é uma desculpa para ignorar o setembro amarelo. Na verdade, é mais um motivo para que seus colaboradores se sintam integrados e valorizados.
Um dos exemplos de uma campanha de endomarketing para o Setembro Amarelo em Home Office é que eles podem levar a decoração para a mesa de trabalho do home office e compartilhar as fotos das decorações em sua intranet. Para ver mais opções, basta continuar a leitura:
Ouça seus colaboradores
Ouvir os colaboradores é uma atitude importante para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo. É através da escuta ativa que os gestores podem identificar possíveis problemas e conflitos, bem como entender as necessidades e expectativas dos funcionários em relação à empresa.
A escuta ativa pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental, como o suicídio, que podem ser decorrentes de um ambiente de trabalho estressante e desfavorável. Quando os colaboradores se sentem ouvidos e valorizados, a tendência é que haja uma redução na incidência de problemas como o burnout, a ansiedade e a depressão.
É importante criar um ambiente de trabalho em que os colaboradores se sintam seguros para expressar suas opiniões e que suas sugestões sejam consideradas na tomada de decisões. Uma boa prática é realizar pesquisas de clima organizacional e promover reuniões de feedback para entender o que pode ser melhorado na empresa.
Crie formas de lidar com essa situação
Boa parte da campanha do Setembro Amarelo está na sua conscientização – e isso passa por trazer luz a este tema e garantir que toda a situação será lidada da melhor maneira possível.
Quando uma pessoa está com depressão, é comum que seu comportamento seja mais discreto e que ele evite o contato com os demais colaboradores da equipe. Por isso, é importante estar atento aos detalhes e ter uma forma de lidar com esses sintomas e garantir que a campanha do Setembro Amarelo ocorra como planejado.
Leia também: Saúde mental no local de trabalho | 7 dicas para apoiar o colaborador
Realize palestras sobre o tema
conscientização e engajamento dos colaboradores em relação a temas sensíveis como o Setembro Amarelo. Um palestrante experiente pode trazer um ponto de vista mais aprofundado e realista sobre o tema, além de esclarecer dúvidas e desfazer possíveis mitos e estigmas relacionados ao assunto.
Além disso, a presença de um palestrante renomado pode aumentar a credibilidade da campanha e gerar maior interesse e participação dos colaboradores. Afinal, a mensagem transmitida por um especialista no assunto tem um peso maior do que uma simples apresentação de slides ou textos informativos.
Investir na contratação de um palestrante especializado em saúde mental pode ser uma forma eficaz de promover a conscientização e prevenção do suicídio dentro da empresa, além de estimular a participação ativa dos colaboradores na causa.
Utilize sua intranet para abordar o tema
Na intranet, publique artigos que tragam a conscientização sobre o tema do Setembro Amarelo: banners, dê destaque às cores amarelas. Clientes da MMCafé podem customizar as cores da sua intranet e deixá-la atrativa para o tema.
Apresentamos aqui algumas ações que você pode implantar em sua empresa, busque o máximo de informações que você puder e procure ajudar quem está ao seu lado e garanta que a campanha do Setembro Amarelo seja efetivada e que tudo ocorra bem.
Importância das ações de endomarketing
O endomarketing é uma ferramenta essencial para o fortalecimento da cultura organizacional e para o engajamento dos colaboradores em relação aos objetivos e valores da empresa. Suas ações visam a promoção da satisfação e motivação dos funcionários, contribuindo para a melhoria do clima organizacional e do desempenho da equipe.
Entre as ações de endomarketing, destacam-se a comunicação interna, a valorização dos funcionários, o treinamento e desenvolvimento de competências, a criação de programas de reconhecimento e incentivos, além de programas de qualidade de vida no trabalho.
A implementação efetiva de ações de endomarketing traz benefícios como a redução do turnover, aumento da produtividade, maior fidelização dos clientes e aumento da competitividade da empresa. Além disso, contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa perante seus stakeholders.
Por isso, o endomarketing é uma ferramenta estratégica para o sucesso das empresas, promovendo o bem-estar dos colaboradores e a melhoria do desempenho organizacional.
Venha para a MMCafé
A intranet corporativa da MMCafé possuem diversos módulos, serviços e funcionalidades, com mais de 200 cases de sucesso – que já adotaram a nossa plataforma de comunicação interna e mudaram – para sempre – toda a troca de informações e mensagens dentro da empresa.
Não perca mais tempo e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita da nossa plataforma e garanta que a intranet da MMCafé possa mudar – por completo – toda a comunicação interna da sua companhia para sempre!