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Falta de resultado com comunicação interna? Veja o que fazer para contornar isso

Você já tentou criar um processo de comunicação interna sem precisar comprometer o orçamento de sua empresa, mas não obteve resultados significativos?

Apesar de e-mails e grupos de WhatsApp serem ferramentas úteis, sem uma estratégia que integre a comunicação, fica difícil medir em números o quanto que essas ações impactam na produtividade de sua equipe. 

Mesmo após o trabalho remoto, ainda existem empresas que acreditam que comunicação interna é um gasto, mas, na verdade, é um investimento. 

Neste artigo vamos mostrar quais são os fatores que impedem os seus resultados em comunicação interna e quais ações você pode tomar para contornar essa situação.

Por que não estou tendo resultados? 

Como falamos no artigo: Como medir a produtividade de uma equipe de call center, métricas são o que norteiam a evolução de uma equipe. 

Portanto, se você deseja comprovar os resultados, precisa acompanhar métricas. Na comunicação interna, por exemplo, taxa de abertura de chamados e repostas de formulários são métricas para se acompanhar.

Na MMCafé, você pode escolher quais métricas deseja acompanhar. É possível fazer isso pelo Dashboard e você também pode extrair esses dados em relatórios!   

Porém, antes de começar a medir as ações, identifique quais são os sintomas de desengajamento para tomar as atitudes corretas. 

Quando funcionários não são motivados, haverá dificilmente resultados. Por isso, preste atenção aos sintomas de desmotivação:

 

Sintomas que a comunicação interna não está sendo efetiva 

  • Clima organizacional ruim;
  • Falta de engajamento dos funcionários;
  • Disseminação de informações falsas;
  • Funcionários novos ficam perdidos;
  • Crises e falhas na comunicação.

 

Se você identificou algum dos sinais, não se preocupe, a Plataforma MMCafé pode ajudar os gestores de comunicação e RH a motivarem as equipes desengajadas. 

Continue a leitura, pois no final do artigo, vamos falar quais são as ações corretas para cada sintoma citado.

 

Ferramentas de comunicação interna

Conforme uma pesquisa do Project Management Institute (PMI), 56% dos projetos de uma empresa fracassam devido a problemas na comunicação entre os colaboradores.

Porém, apesar disso, existem diversas ferramentas que ajudam a contornar todo esse problema e torna os processos de comunicação ágeis.

 

Intranet

Intranet é um portal corporativo que une funcionários em uma plataforma exclusiva que contém todas as informações úteis sobre a empresa. 

É possível publicar comunicados , anexar documentos, centralizar a base de conhecimento, fazer pesquisas de satisfação e disponibilizar treinamentos e cursos.

 

Rede social corporativa

A rede social corporativa é o meio dos seus colaboradores engajarem com quizzes, chats e receberem recompensas por meio da gamificação, o que torna a experiência do colaborador mais divertida. 

Essa ferramenta é um grande aliado de empresas que trabalham em regime híbrido e remoto. 

 

Notícias

Ter uma central de notícias deixa todos os colaboradores ”na mesma página” e isso não abre o espaço para especulações nem cria um ambiente de competitividade, afinal todos têm o direito e acesso às mesmas notícias. 

Agora que você já entendeu os motivos que levam uma empresa a não ter resultados com comunicação interna, e o que dá de fato, resultados – intranet, rede social corporativa, notícias – vamos falar quais são as ações necessárias para combater os sintomas citados no começo do artigo!

homem e mulher em um ambiente corporativo olhando para um tablet

Ações eficazes de comunicação interna

Ao colocar todas as comunicações na mesma plataforma e direcionar para os grupos específicos, você torna a experiência personalizada e por consequência tem funcionários mais engajados.

Como, por exemplo: Enviar um aviso de treinamento somente para os analistas de TI ou até mesmo utilizar a plataforma para parabenizar os aniversários. 

 

Como engajar funcionários? 

Com uma plataforma com informações disponíveis, um analista de suporte pode achar com facilidade como ajudar um cliente a resolver um problema com o auxílio da base de conhecimento, disponível na Intranet da MMCafé e pode também consultar fluxos de atendimento para seguir os procedimentos corretos.

Assim, os funcionários têm mais liberdade e confiança de encontrar as informações necessárias. 

 

Como minimizar a disseminação de informações falsas?

Com canais oficiais de comunicação, as suposições e especulações são reduzidas, pois sua empresa demonstra que se importa em deixar todos informados sobre tudo o que acontece em sua empresa.

 

Como integrar novos funcionários? 

Uma comunicação interna bem estruturada torna mais rápido o aprendizado de novos funcionários que poderão aprender tudo sobre sua empresa por meio do ambiente de intranet, consultando o manual do colaborador, base de conhecimento, glossário ou que a sua empresa tiver disponível. 

 

Como reduzir os efeitos de uma crise?

Ao criar um plano de gerenciamento de crises, você se previne de crises futuras e já tem documentado como lidar com supostas crises antes mesmo de acontecer. 

 

A MMCafé pode te ajudar a ter resultados com comunicação interna!

Neste artigo vimos o que gera falta de resultados em uma empresa e quais são as ferramentas que geram resultados. Uma delas, é a intranet corporativa, especialidade da MMCafé. 

Se você deseja ter uma ferramenta com tudo integrado em um único lugar, solicite uma demonstração para nosso time de especialistas.