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Como construir um plano de comunicação interna eficaz? 

Plano de comunicação interna é um documento que contém informações relacionadas à comunicação de uma empresa. Neste documento pode conter informações como objetivos, ferramentas e público-alvo, por exemplo. 

Não só profissionais de RH, como CEOs e executivos têm percebido que a comunicação interna tornou-se sinônimo de engajamento dos colaboradores.

Uma pesquisa da ABERJE de 2022 (Associação brasileira de comunicação empresarial) mostra que 88% dos CEOs valorizam a comunicação interna e 58% se preocupam em melhorar a experiência do colaborador.

Se você está buscando um guia para construir um plano de comunicação interna, acabou de encontrar! Neste guia, vamos te mostrar como, com a ajuda da MMCafé, você pode criar um plano estratégico e eficaz para sua empresa.

Mas antes, vamos relembrar qual a importância da comunicação interna?

A Importância da Comunicação Interna para sua Empresa

Uma boa comunicação interna não é apenas compartilhar informações burocráticas, mas sim criar um ambiente onde todos se sintam conectados e alinhados com os objetivos da empresa. Ao investir em uma comunicação interna eficaz, você:

  • Aumenta a produtividade: Colaboradores bem informados trabalham de forma mais produtiva e motivada.
  • Melhora a tomada de decisões: Uma comunicação transparente permite que todos contribuam com suas ideias.
  • Fortalece a cultura organizacional: Uma comunicação interna bem estruturada ajuda a construir um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.
  • Reduz o turnover: Colaboradores engajados e bem informados tendem a permanecer mais tempo na empresa. Já levantamos essa temática no artigo Como engajar colaboradores com a MMCafé.

Construindo seu plano de comunicação interna

Agora que relembramos o conceito e a importância da comunicação interna, vamos mostrar o passo a passo para estruturar o plano de comunicação interna em sua empresa. 

1. Entenda a sua realidade: 

Comece avaliando a situação atual da comunicação na sua empresa. Mesmo que não exista um documento já construído, e você seja a primeira pessoa a criar um plano de comunicação interna, faça anotações sobre como as pessoas se comunicam na empresa. 

Mapeie as ferramentas utilizadas, anote os pontos fortes e fracos, o que funciona e o que não funciona. Se possível, explore se já foi utilizada alguma ferramenta e entenda o porquê foi descontinuado o uso. E o mais importante: o que seus colaboradores pensam sobre a comunicação interna? 

2. Defina seus objetivos: 

Quais são os seus objetivos com um plano de comunicação interna? Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Melhorar a colaboração entre os times? 

Seja qual for o objetivo, sempre defina metas SMART (as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais).

3. Conheça seu público: 

Entenda as necessidades e expectativas de cada equipe de colaboradores. Adapte sua mensagem para cada público. Para isso conte com a ferramenta de quiz da MMCafé para coletar as informações Faça perguntas como: Qual tipo de formato de conteúdo você prefere receber?

4. Escolha os canais de comunicação: 

A escolha dos canais vai depender dos seus objetivos e do seu público. Após coletar as informações no tópico anterior e entender as preferências dos colaboradores, escolha os canais de comunicação adequados.

A intranet da MMCafé é uma ótima ferramenta para centralizar informações e promover a colaboração. O e-mail continua sendo importante para comunicações mais formais e o Google Meet, por exemplo, continua sendo uma excelente ferramenta de videoconferências. Mas a intranet permite que todas as comunicações fiquem centralizadas em um lugar seguro, que só funcionários têm acesso. Além disso, com a intranet da MMCafé, você pode direcionar as comunicações para grupos de colaboradores. 

5. Crie um calendário editorial: 

No marketing existe o conceito de calendário editorial para distribuir ao longo do tempo o conteúdo planejado de forma estratégica. Da mesma forma, como profissional de RH ou de CI (Comunicação interna), organize as ações em um calendário para garantir que nada seja esquecido.

6. Meça os resultados: 

A comunicação interna não é fácil de ser mensurada sem ferramentas adequadas, mas ao definir indicadores de desempenho você consegue acompanhar os resultados para fazer ajustes no seu plano. A MMCafé tem um dashboard que apresenta dados relacionados ao engajamento de funcionários na plataforma, como acesso de documentos, as respostas em quizzes, envio de feedbacks e muito mais!

A MMCafé: sua aliada na comunicação interna

Com a MMCafé, você tem uma ferramenta poderosa para otimizar a comunicação interna da sua empresa. Nossa solução oferece:

  • Base de conhecimento: Centralize todas as informações da sua empresa em um único lugar de modo que novos funcionários tenham tudo o que precisam para compreender facilmente sobre o negócio de sua empresa. 
  • Fluxos de atendimento: Estruture processos de atendimento, resolução de problemas com mapas mentais que guiam as ações dos colaboradores.
  • Ferramentas de colaboração: Por meio do chat e notificações em tempo real, facilite a troca de ideias e a resolução de problemas.
  • Automatização de processos: Com a ajuda da Alice, inteligência artificial da MMCafé, simplifique tarefas repetitivas e economize tempo. 
  • Métricas e relatórios: Acompanhe o desempenho da sua comunicação interna através do dashboard onde você pode ver o desempenho de cada colaborador e suas interações na plataforma.
 

Como você acompanhou neste artigo, um plano de comunicação interna bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Com a ajuda da MMCafé, você pode criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, produtivo e engajado.

Lembre-se: a comunicação interna é um processo contínuo. É importante acompanhar os resultados e fazer ajustes no seu plano sempre que necessário.

Gostaria de saber mais sobre como a MMCafé pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita!