5 maneiras de impedir a desinformação do colaborador

Descubra as 5 maneiras de impedir a desinformação do colaborador dentro da sua empresa.
Reproducao Navo
agosto 10, 2020

Lidar com este problema pode ser difícil para os que ocupam cargos de liderança, até porque muitas vezes estão alheios a esse tipo de situação, de maneira que as informações demoram a chegar até ele, ou simplesmente não chegam.

É muito comum vivenciar no local de trabalho as tão conhecidas “fofocas” entre os colaboradores. Elas acabam por tornar o ambiente desagradável para alguns colegas, principalmente para os afetados pelas informações falsas e inimizade.

Neste artigo, serão apresentadas 5 formas de impedir a desinformação do colaborador no local de trabalho. Essas ações são importantíssimas para garantir o bem estar da equipe, e não afetar a produtividade no local de trabalho.

Papel dos líderes em impedir a desinformação do colaborador

Na verdade, quando uma fofoca se espalha, produz a sensação de desconfiança e mal-estar entre equipes e departamentos ,e tudo isso pode desencadear na diminuição de produtividade e satisfação geral dos funcionários envolvidos.

Impedir A Desinformação Na Empresa
Desinformação do colaborador. Reprodução: Freepik

Dessa forma, deve ser uma das funções do líder estar atento a qualquer tipo de eventos relacionados a fofoca, e impedir a desinformação do colaborador. É muito comum haver um pico em comentários quando ocorrem mudanças em processos ou estruturas da empresa. O gerenciamento de mudanças pode se tornar difícil, pois a maioria das pessoas não ficam felizes em deixar sua zona de conforto.

Tendo em vista que a mudança é inevitável para empresas que desejam melhorar e crescer, é papel do líder traçar uma estratégia de comunicação interna eficaz, para impedir a desinformação do colaborador no local de trabalho e preparar os colaboradores para o novo método.

Por que a desinformação pode ser fatal para uma empresa?

É imprescindível estar atento e impedir a desinformação do colaborador no local de trabalho, pois caso contrário, esse problema pode prejudicar sua empresa radicalmente, e até mesmo ser a causa do fim dela. Em situações assim, os colaboradores começam a criar suas próprias informações com base em achismos. Nesse sentido, é possível que se juntem propositalmente para não cumprir as metas estabelecidas na mudança, além de criticar o novo processo, de maneira geral.

5 Maneiras De Impedir A Desinformação Do Colaborador
Desinformação do colaborador. Reprodução: Freepik

Sem supervisão, naturalmente os rumores surgirão, e serão espalhados mais rápido do que se pode acompanhar. Os colaboradores começam a acreditar em boatos, ficam irritados e passam até mesmo a desconfiar dos próprios líderes.

As empresas que conseguem impedir a desinformação do colaborador com sucesso são aquelas que sabem como se comunicar efetivamente com seus colaboradores antes, durante e depois que de uma grande mudança ou fato relevante do momento. Manter todos bem informados sobre o que está ocorrendo é crucial para o engajamento, motivação e satisfação de todos os envolvidos.

5 dicas para impedir a desinformação do colaborador no local de trabalho

Evitar os ruídos e manter a comunicação interna da empresa a mais saudável – e eficiente – possível é a melhor maneira de manter a harmonia, o equilíbrio e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais saudável e totalmente produtivo.

Impedir a desinformação e disseminação de informações desencontradas é extremamente importante e faz toda a diferença quando o objetivo da equipe é torná-la mais focada nas tarefas diárias e em fazer o compromisso ser efetivo. As dicas para evitar a desinformação do colaborador no trabalho são:

Responda às perguntas de seus colaboradores

Ao implementar mudanças ou ao surgir um rumor, todo funcionário espera que suas perguntas sejam respondidas e a importância de responder a essas perguntas é bastante significativa. Faça com que os colaboradores participem das mudanças, explique claramente como essas mudanças afetarão seus cronogramas, rotinas e objetivos. Esteja pronto para perguntas como:

  • Por que a mudança é necessária?
  • Como essa estratégia difere da anterior?
  • Por que precisamos dessa mudança agora?

Com a Intranet Corporativa da MMCafé, você poderá abrir fóruns de discussão para responder às principais dúvidas e, desta forma, garantir que todos os usuários da plataforma tenham acesso à mesma informação e de maneira correta.

Aproveite suas ferramentas de comunicação interna

Use todos os canais de comunicação disponíveis, como e-mail, redes sociais corporativas ou até mesmo um sistema de intranet para otimizar sua estratégia geral de comunicação interna e esforços de gerenciamento de informação.

Integre seus sistemas CRM, ERP e outros com a Intranet da MMCafé e faça com que a informação chegue mais fácil a todos os colaboradores, mesmo aqueles que não trabalham em escritório, ou atuam na linha de frente. Quando todas as informações estão em um só lugar, a comunicação se torna muito mais rápida e eficiente.

A plataforma da MMCafé garante que a Leitura seja Comprovada por meio de informações de horário de acesso ao conteúdo, tempo que o usuário permaneceu na página e se ele leu a página inteira ou apenas parte da informação (rolagem do conteúdo). Além, de permitir o Disparo de formalizações para E-mail externo, Termo de Coleta e utilização de dados.

Capacite líderes e gerentes para liderar através da mudança

Desenvolva mensagens, guias de informação e pontos de discussão para ajudar os gestores a explicarem as razões da mudança, ou reforçarem uma determinada informação. Mudanças ou transformações importantes exigem que os colaboradores incorporem comportamentos novos e específicos para serem bem-sucedidos. Quando os líderes modelam as mudanças de comportamento, as transformações têm melhores chances de sucesso.

5 Maneiras De Impedir A Desinformação Do Colaborador.
Desinformação do colaborador. Reprodução: Freepik

Os líderes não precisam apenas estar equipados com informações e recursos, mas também com as ferramentas necessárias para fornecerem as informações corretas ao funcionário certo no momento certo, e assim impedir a desiformação.

Para isso, dê preferência para ferramentas que forneçam funcionalidades que possibilitem o E-learning com Quiz, por exemplo, para garantir a capacitação de todos e ter uma Base de Conhecimento atualizada com acesso rápido às informações.

Meça a eficácia de seus esforços de comunicação

Ao lançar uma campanha de comunicação para impedir a desinformação do colaborador, você deve rastrear e medir seus resultados. Esta é a única maneira de entender o que está funcionando e onde você precisa mudar, atualizar ou melhorar seus esforços de comunicação. Tenha respostas para perguntas como:

  • Que tipo de conteúdo os colaboradores mais consomem?;
  • Quem são os colaboradores mais engajados?;
  • Quem são seus influenciadores internos quando se trata de adotar a mudança e/ou atualizações;
  • Como os colaboradores respondem às suas comunicações?.

Soluções de comunicação interna como a Intranet da MMCafé contribuem para que as organizações reúnam dados quantitativos e percepções sobre o envolvimento dos funcionários com o conteúdo interno por meio de Dashboards e Relatórios Personalizados.

Direcione e personalize suas comunicações

Quando as mensagens de comunicação interna são personalizadas, os colaboradores ficam mais propensos a prestar atenção às mensagens da empresa. Nem todas as mensagens são apropriadas ou relevantes para todos os funcionários, por isso é importante entender que equipes diferentes desempenham funções diferentes e, portanto, exigem informações diferentes. Conte com a plataforma de Intranet da MMCafé para:

  • Envio de Notificações com certificação de leitura;
  • Criação de Grupos Dinâmicos para distribuição da informação segmentada, para colaboradores ou áreas específicas;
  • Personalização e destaque das informações por meio de banners virtuais, cartazes, portlets entre outros recursos.

Com as funcionalidades apropriadas em uma ferramenta de comunicação eficaz a sua empresa comunicará de maneira formal e assertiva, direcionando cada equipe ou colaborador devidamente conforme sua função.

Aumente seus esforços de gestão de comunicação com a Intranet MMCafé!

A Intranet da MMCafé é uma plataforma projetada para ajudar as empresas a melhorar suas comunicações internas e se conectarem melhor com seus colaboradores, evitar qualquer tipo de desinformação do colaborador, independentemente de onde eles estejam.

O que é a desinformação?

A desinformação ocorre quando os fatos e os dados não batem com a realidade correspondente.

Como evitar a desinformação?

A melhor maneira é checar todas as informações- principalmente as mais improváveis- e se inscrever em canais de comunicação confiáveis.

Do que se trata a desinformação do colaborador?

Ela acontece quando as mensagens e informações repassadas pela gestão até os colaboradores possui ruídos, falhas de interpretação e, consequentemente um prejuízo no convívio e na produtividade.

Como tratar a desinformação do colaborador?

O melhor caminho para evitar a desinformação do colaborador é através de uma plataforma de comunicação interna simples, assertiva, completa e acessível.

Como saber se uma plataforma de comunicação interna é boa para evitar a desinformação do colaborador?

Se ela for capaz de atender a todas as necessidades da gestão da empresa, for capaz de administrar e gerir o trabalho dos colaboradores, enviar e receber mensagens de maneira direta e garantir que tudo ficará a salvo, ela pode ser considerada eficiente para essa missão – e a intranet da MMCafé possui essas ferramentas.

Com a nossa Intranet é muito mais fácil se conectar e se envolver com seus colaboradores, mantê-los informados e incentivá-los a colaborar, especialmente quando sua organização estiver passando por mudanças. Para conferir como a MMCafé pode ajudá-lo a otimizar seus esforços de comunicação e transformação digital, agende uma demonstração hoje!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.