A vacinação tem avançado e, segundo previsões do Governo Federal, toda a população brasileira acima dos 18 anos de idade estará imunizada até o mês de dezembro de 2021.
Nesse contexto, o modelo de trabalho voltou a entrar em pauta e empresas já planejam o fim do home office e a retomada para os escritórios físicos. Mas será que sua empresa está preparada para isso?
Nesse artigo, vamos discorrer sobre o fim do home office e sobre os seus dois modelos principais: híbrido e presencial. Além de te ajudar a escolher qual opção se encaixa melhor para a gestão da sua companhia – e os colaboradores.
A relação dos funcionários com o fim do Home Office
Se por um lado, no início de 2020, a pandemia obrigou uma mudança drástica na forma de trabalhar e muitos profissionais precisaram se adaptar, gerando uma série de desafios e estresse para empresas e colaboradores. Agora, com a possibilidade de retorno, a realidade é outra.
O home office se mostrou eficiente após o período de adaptação, e segundo uma pesquisa realizada pela empresa Korn Ferry, 55% dos profissionais entrevistados dizem que se estressam ao pensar no fim deste modelo de trabalho.
Diante disso, fica o questionamento de como atuar, que modelo adotar, entre outros. Continue lendo este artigo para compreender algumas medidas estratégicas que sua empresa poderá tomar para enfrentar este novo desafio do fim do Home Office
Sobre o fim do Home Office e seus dois modelos: Híbrido ou Presencial?
De fato, a pandemia acelerou mudanças que já vinham sendo implantadas gradativamente por empresas e profissionais. O modelo de trabalho Home Office foi o principal deles: algumas empresas, como o Twitter, se adaptaram tão bem que já definiram este modelo como padrão, enquanto outras ainda não estão tão certas sobre isso.
Isso porque, cada empresa possui uma realidade diferente e cabe a cada uma avaliar os prós e contras de cada modelo antes de tomar uma decisão definitiva. Então, separamos os principais pontos a se levar em consideração em cada modelo, confira!
Prós e contras do modelo Home Office
Não existe sistema perfeito. Cada maneira de organização se encaixa melhor em determinadas ocasiões- e para ser perfeito, ele precisa fazer sentido e funcionar especificamente para uma companhia.
Nessa parte do texto, vamos discorrer detalhadamente sobre os prós e contras do modelo de Home Office, para auxiliar nesse processo de escolha. Os pontos positivos são os seguintes:
Prós
Por conta da situação atípica, o home office foi implementado de forma não planejada, o que causou uma experiência muito distante do que “teoricamente” deveria ser. Assim, muitos profissionais não viveram os benefícios desta experiência, tais como:
- Liberdade de trabalhar de diversos lugares do mundo;
- Rotina de trabalho mais flexível: o colaborador decide qual horário trabalhar;
- Comodidade e qualidade vida;
- Redução de gastos com transporte;
- Ganho de tempo gasto no trânsito;
- Melhor alimentação e mais horas de sono.
Essas vantagens conquistaram muitos funcionários acostumados com o modelo presencial, mas também existem pontos difíceis que não podemos deixar de citar. As desvantagens são as seguintes:
Contras
Por outro lado, os desafios da adaptação ao novo cenário foram aumentados por conta da falta de preparo e potencializados pelo estresse de vivenciar uma pandemia. Por exemplo, muitos profissionais ainda encaram algumas dificuldades como:
- Manter o mesmo número de horas trabalhadas;
- Aumento de gastos com luz, água, internet e equipamentos;
- Menos tempo de lazer fora de casa e do escritório – causado pelas restrições de circulação para evitar o contágio;
- Dificuldade em manter a comunicação de forma virtual;
- Dificuldade de manter o equilíbrio e separação entre trabalho e vida pessoal.
Certamente, alguns pontos negativos e positivos devem variar de acordo com o perfil da empresa avaliando seu próprio processo produtivo e ambiente de trabalho – por isso, não existe modelo perfeito, como citamos anteriormente.
Trabalho Híbrido: Prós e contras
Agora que você já viu os prós e contras do modelo presencial, vamos falar um pouco acerca do modelo híbrido, incluindo seus prós e contras. Como uma alternativa e até mesmo um “teste” para o retorno às atividades presenciais, muitas empresas estão adotando o modelo híbrido. Porém, este modelo também pode ser definitivo. Dito isso, eis alguns benefícios de sua implementação:
- Flexibilidade para decidir quais dias da semana ir até o escritório;
- Marcar encontros pessoais para reuniões de projetos que demandem interação da equipe;
- Poder desfrutar dos pontos positivos dos dois modelos: presencial e à distância;
- Maior domínio sob sua agenda e produtividade.
Como pôde ser observado, os pontos positivos são realmente muito atraentes. Contudo, bem como todos os modelos de trabalho, também existem algumas características desfavoráveis associadas.
Contras
Este cenário tem também seus desafios, que vão muito além daqueles enfrentados por quem decide apenas um ou outro modelo. Alguns desses desafios a serem superados são os seguintes:
- Os escritório corporativo e residencial devem estar equipados e integrados;
- Dificuldade de engajamento à distância com a equipe do escritório;
- Desafio de gerenciar e participar das decisões à distância;
- Menos flexibilidade de moradia: o colaborador deve estar à disposição para ir até a empresa sempre que for necessário.
Apresentados os pontos negativos do modelo híbrido, falta apenas falar do modelo tradicional para que você decida que modelo é mais adequado à rotina da sua empresa.
Modelo Presencial
O trabalho presencial já é amplamente difundido, então o dia a dia e especificações desse modelo já é muito conhecido. É agora mais uma das possibilidades de realizar um bom trabalho, e depende que o funcionário se dirija a um espaço físico.
Vale lembrar que as novas possibilidades de trabalho têm seus pontos negativos, mas não deixam de ser atrativas, já que o modelo presencial também exige certa renúncia e gasto com locomoção.
Como escolher a opção mais assertiva para minha equipe?
Até aqui, você já deve ter percebido que não existe o modelo certo ou errado. De fato, existe a opção mais assertiva e ela pode variar de acordo com a realidade de sua empresa.
Dito isso, separamos alguns passos que podem te ajudar a tomar a decisão certa e cumprir com o objetivo da sua companhia – e seguir essas dicas pode fazer toda a diferença. São elas:
1. Escute seus funcionários
Em primeiro lugar, vale conversar de forma individual com cada membro da equipe para avaliar como ele está se sentindo diante do novo cenário. Afinal, tomar uma decisão arbitrária sem escutar a equipe pode causar descontentamento.
Dica: realize uma pesquisa organizacional e promova quiz ou formulários dentro da Intranet para incentivar que o colaborador fale abertamente o que pensa a respeito do assunto. Em seguida, emita relatórios e analise os dados para ajudar na tomada de decisão.
2. Prepare um treinamento
Agora, mais de um ano após o início da pandemia, não há mais espaço para dificuldades. Por isso, realize treinamentos e workshops para que cada funcionário tenha mais autonomia e a gestão de tempo, para um melhor desempenho das atividades.
Além disso, este momento exige cuidados e respeito aos protocolos de segurança. Logo, é de suma importância comunicar quais condutas devem ser seguidas para garantir a segurança de todos.
A Intranet MMCafé é uma das únicas no mercado que possui módulos de gamificação e também permite criar cursos e uma Base de Conhecimento dentro da plataforma. Ideal para treinar a equipe regularmente, até mesmo à distância.
3. Ofereça apoio emocional
Um estudo divulgado pelo portal de notícias Valor Econômico, trouxe à tona os números sobre a ansiedade na volta ao escritório. Entre os principais gatilhos citados estão o medo de ser exposto ao vírus, voltar a enfrentar os deslocamentos entre casa-trabalho e de usar máscara no escritório.
Sendo assim, a companhia deve oferecer segurança emocional. Afinal, é um momento delicado de incertezas e inseguranças quanto ao futuro, que afeta diretamente a saúde mental da população.
Dica: Com a funcionalidade “Formulários” é possível disponibilizar um canal transparente e seguro como um “Fale Conosco” entre colaborador e empresa, onde ele possa comunicar a empresa caso sinta algum sintoma ou perceba que alguém não está cumprindo com as regras sanitárias.
4. Otimize a gestão de tarefas
Independente do modelo de trabalho, os gestores devem acompanhar o andamento das tarefas, otimizar o tempo e realizar a gestão do trabalho minimizando erros, para que nenhum colaborador fique sobrecarregado.
Dica: Possuir uma Intranet Corporativa que integre documentos nos mais diversos formatos e possibilitar criar grupos segmentados por projetos e gerenciar processos, criando e organizando tarefas por colaborador e prioridade é o segredo do sucesso da gestão de equipes altamente eficientes.
5. Fortaleça a comunicação
Seja no modelo presencial, híbrido ou home office, um dos maiores aprendizados é a importância de proporcionar uma comunicação interna eficaz, que evite ruídos e a desinformação do colaborador, ao passo em que conecte toda a equipe e fortaleça a cultura organizacional.
Dica: Organize e formalize a comunicação interna em uma só ferramenta que seja um espaço para receber, enviar e armazenar informações, seja no escritório, no trabalho híbrido ou no home office.
Além disso, promova o engajamento do time através do chat, um local seguro, dinâmico e separado do whatsapp pessoal, profissionalizando a comunicação do time.
Independente do modelo de trabalho escolhido
A pandemia nos mostrou que existem outras formas possíveis de trabalhar, ainda que fora dos espaços convencionais do escritório. Para algumas, o home office trouxe mais economia e produtividade, enquanto outras ainda estão em processo de adaptação.
Por fim, cabe a cada empresa conhecer bem o colaborador e suas funções para avaliar qual modelo de trabalho será mais viável a partir de então. Acima de tudo, tenha em mente as vantagens e desvantagens de cada modelo, refletindo qual se sustentará a longo prazo.
Seja qual for o modelo escolhido, não se esqueça que uma comunicação interna estruturada é o que faz toda a diferença, impactando no fortalecimento da cultura empresarial, produtividade e engajamento do time.
Venha ser MMCafé!
Agora que você compreendeu um pouco sobre o fim do home office com o encerramento da pandemia, a missão segue adiante: como manter a comunicação interna de maneira fluida, rápida, assertiva e acessível mesmo após o fim do home office?
O que é o home office?
Do que se trata o fim do home office?
O fim do home office é uma má notícia?
Quais as vantagens do home office?
Como o fim do home office pode afetar uma empresa?
Se você deseja saber como estruturar a sua comunicação interna para enfrentar este novo momento do fim do home office, solicite uma demonstração e conheça na prática a melhor e mais completa ferramenta de comunicação ágil e eficaz para empresas da MMCafé!