Skip to main content

4 ideias de Endomarketing para o Dia dos Pais

Dia dos pais está chegando e não podemos deixar passar em branco! Conheça essas 4 ações de endomarketing e aplique na sua empresa.
Ilustracao Para Blogpost Dia Dos Pais 1024X431 1 99Aacfe6

No segundo domingo de agosto, desde 1953 aqui no Brasil é comemorado o Dia dos Pais. As pessoas aguardam ansiosamente por este dia para transmitir seu respeito, amor e gratidão a seus pais.

O Dia dos Pais é um conceito relativamente mais novo quando comparado ao Dia das Mães e o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 1910 em Washington, nos Estados Unidos.

No entanto, este evento teve um renascimento e um grande número de seguidores apenas a partir de 1938, quando o Conselho do Dia dos Pais foi fundado na cidade de Nova York.

Dia dos pais no Brasil

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

Dia dos pais e Home Office

Nem é preciso dizer que todo dia é um bom dia para mostrar nossa gratidão àqueles que nos trouxeram a este mundo, ou seja, nossos pais. Mas após a chegada do COVID-19, o distanciamento e as restrições sociais nos deram motivação adicional para reconhecer nossos familiares e tirar o melhor proveito das circunstâncias.

As datas especiais ganharam uma forma nova de serem comemoradas mediante ao momento que passamos na pandemia e que ainda estamos vivendo. Este período delicado fez com que várias empresas se adaptassem à sua forma de trabalhar para proteger seus colaboradores e buscar soluções para que o impacto a comunicação interna fosse mínimo.

Dia Dos Pais
4 Ideias De Endomarketing Para O Dia Dos Pais 6

O home office foi uma das soluções encontradas para isso. Mas não é só porque estamos em casa que não vamos deixar de celebrar as datas especiais. Na verdade, agora temos motivos em dobro, pois assim criamos aproximação com aqueles que amamos, principalmente depois de ter passado por dias que tivemos que ficar distantes de quem amamos.

Juntando esse cenário com a chegada do dia dos pais, no segundo domingo de agosto, vem a oportunidade das empresas realizarem algumas ações simples, mas bem interessantes para aproximação e conexão com seus colaboradores. Confira a seguir 4 ideias de Endomarketing para o Dia dos Pais em Home Office!

Veja também: Home office: 5 Etapas para aplicá-la na sua empresa

4 ideias de Endomarketing para o dia dos pais e Home Office

A convivência entre colaboradores e suas famílias está cada vez maior e compartilhar isso com suas equipes de trabalho cria melhor conexão entre as pessoas e todos em torno. A medida que o cenário profissional e pessoal se entrelaçam, reconhecer a importância das vidas fora do escritório se torna fundamental para construir um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo e acolhedor.

Compartilhar momentos familiares não apenas humaniza as relações entre colegas, mas também enriquece a compreensão mútua, fortalecendo os laços que vão além das tarefas profissionais.

Dia Dos Pais
4 Ideias De Endomarketing Para O Dia Dos Pais 7

Em uma das videoconferências da semana, proponha que os papais presentes apresentem seus filhos aos colegas. Essa iniciativa, simples em sua essência, tem o poder de criar uma atmosfera de proximidade e empatia, onde os colaboradores podem ver uns aos outros como seres completos, com responsabilidades e alegrias fora do ambiente de trabalho.

Além disso, essa ação pode estabelecer uma base sólida para futuras interações, promovendo conversas mais informais e espontâneas que contribuem para a construção de um time mais coeso e colaborativo. Veja a seguir ações simples que deixaram o dia dos pais e o home office diferenciado e muito mais especial.

1 – PAIS APRESENTANDO SEUS FILHOS EM VÍDEO

Uma iniciativa interessante para celebrar o Dia dos Pais no home office é permitir que os colaboradores apresentem seus filhos durante o expediente, seja por meio de videochamadas ou compartilhando fotos. Essa ação ajuda a fortalecer os laços entre as pessoas, mesmo à distância, e a construir um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo.

Conhecer um pouco melhor a realidade uns dos outros também pode contribuir para que os colaboradores se sintam mais próximos da organização e acolhidos nesse momento especial, mesmo trabalhando remotamente.

Além disso, essa abordagem permite que os pais compartilhem não apenas a dimensão profissional de suas vidas, mas também a dimensão pessoal e familiar. Isso cria uma oportunidade para que os colegas de trabalho compreendam melhor as responsabilidades e desafios que cada pai enfrenta diariamente, promovendo empatia e respeito mútuo.

2 – OFEREÇA UM MURAL PARA PUBLICAÇÃO DE FOTOS E HISTÓRIAS

Mais do que “carne e osso”, as pessoas são feitas de histórias. Encoraje seus colaboradores a compartilharem em uma espécie de mural com uma foto favorita de seus filhos, contando a história dessa imagem. Será uma boa oportunidade para uma nova troca entre as pessoas e isso será inesquecível do ponto de vista dos pais.

Com a intranet MMCafé, é possível publicar galerias de imagens com as fotos dos colaboradores, criar uma página destinada ao Dia dos Pais e permitir que seus colaboradores façam comentários sobre esse dia especial.

Além disso, essa abordagem não apenas fortalece os laços entre os colaboradores, mas também reconhece a riqueza da diversidade dentro da equipe. Cada história compartilhada revela não apenas a relação entre pais e filhos, mas também aspectos únicos das diferentes culturas, valores e experiências de vida presentes na empresa. Isso cria um espaço de respeito e valorização mútua, onde as diferenças são celebradas e as conexões se aprofundam.

3 – PRESENTES VIRTUAIS

Uma ideia criativa para comemorar o Dia dos Pais é disponibilizar um crédito em uma ou mais lojas online, para que os colaboradores possam presentear seus pais com um ebook de sua preferência, workshops (como barbearia, culinária rápida ou outros assuntos) ou mesmo cursos online. Essa é uma opção interessante e diferenciada, que pode agradar tanto aos colaboradores quanto aos seus pais.

Mesmo que seja um presente virtual, essa ação tem o poder de gerar um afeto importante e fazer toda a diferença para comemorar o Dia dos Pais. Além disso, oferecer a possibilidade de escolha do presente demonstra a preocupação da empresa em reconhecer e valorizar as diferenças individuais de cada colaborador. Com ações criativas e personalizadas, é possível criar um ambiente de trabalho mais engajado e motivado.

Além disso, a iniciativa de presentear com créditos em lojas online não apenas celebra os pais, mas também promove o aprendizado contínuo e o desenvolvimento pessoal. Oferecer a oportunidade de escolher entre uma variedade de ebooks, workshops ou cursos online permite que os colaboradores ampliem seus conhecimentos e habilidades de acordo com seus interesses e objetivos. Isso não só enriquece a experiência de presentear, mas também investe no crescimento individual de cada membro da equipe, reforçando a cultura de aprendizado e autodesenvolvimento da empresa. Portanto, essa abordagem vai além de um gesto de reconhecimento, transformando-se em uma oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional para todos os envolvidos.

4 – CULINÁRIA ENTRE PAI E FILHOS

Que tal enviar os ingredientes para que pais e filhos preparem um jantar ou almoço especial para a família? Depois, basta pedir que os pais enviem fotos dos pratos preparados e da família comemorando juntos, compartilhar a rede corporativa e fazer com que outras membros também interajam.

Cozinhar um prato junto com o pai é uma excelente maneira de gerar um momento agradável e tornar o dia dos pais ainda mais especial. Além de proporcionar um momento de diversão e aprendizado em família, essa ação pode gerar memórias afetivas e criar uma conexão ainda maior entre pais e filhos. Também, mais uma forma de acolher o colaborador e trazer um senso de importância.

Essa ideia de enviar os ingredientes para um jantar ou almoço especial adiciona um toque tangível e delicioso à celebração do Dia dos Pais. Ao proporcionar a experiência de cozinhar juntos, a empresa não apenas promove a interação familiar, mas também estabelece um elo direto entre o ambiente de trabalho e a vida cotidiana dos colaboradores. Esse gesto atencioso não apenas valoriza os pais, mas também reflete o compromisso da empresa em nutrir não apenas o aspecto profissional, mas também as dimensões pessoais e emocionais de seus membros. Além disso, ao compartilhar as fotos dos pratos preparados e das celebrações em família, a rede corporativa se transforma em um espaço para o compartilhamento de momentos especiais, reforçando o senso de comunidade e conectando os colaboradores em um nível mais humano e envolvente.

Venha para a MMCafé!

Espero que as dicas te ajudem e que você possa compartilhar bons momentos com seus colaboradores. Venha para a MMCafé e incorpore a intranet corporativa com mais de 100 funcionalidades, serviços e módulos!

Se junte aos mais de 200 cases de sucesso e solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita da intranet da MMCafé e transforme a comunicação da sua companhia hoje mesmo e veja a mudança acontecer!

Cta 3 Solicite Demonstracao Sem Custos Da Plataforma Mmcafe 1
4 Ideias De Endomarketing Para O Dia Dos Pais 8
RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.